24 de fevereiro de 2010

SAQUEADORES DO REINO





PERSONAGENS: ATOR 1 (Apresentador que conduzirá a peça)

ATOR 2 (Apresentador que auxiliará o ator 1)

PR. CIRO MINEIRO (Pastor enganador que só quer dinheiro)

PR. SANTO (Homem fiel que é sempre enganado)

MATO MENTO (Cantor enganador)

FOGUINHO - (Ajudante do cantor e conivente)

PR. LORIEL - (Pr. Enganador e conselheiro matrimonial)

PR. AROLDO - (Pastor que usa a igreja para se reeleger)

SENHOR (Poderá ser em off ou como um anjo)

ABERTURA

(MÚSICA E FOCO NO ATOR 1)


ATOR 1 - (Apresentando) A verdadeira face do Cristão deve ser revelada no dia a dia, pois vivemos num mundo de hipocrisias onde o melhor é quem é mais famoso e mais rico, por isso esse espetáculo vem mostrar o que vem acontecendo no meio dos evangélicos e principalmente na igreja do Senhor.

CENA 1 - (Música alta e vai lentamente abaixando - Um certo pastor Ciro Mineiro pregando para o público em uma igreja)

PR. CIRO MINEIRO - E digo a vocês que se não converterem os bolsos, abrindo as mãos para a obra de Deus, irão, infelizmente, para o inferno. Mas ainda há tempo e não perca essa oportunidade que Jesus te dá, venha, venha para Ele; pode vir meu jovem, saia de seu lugar minha senhora, isso, muitas almas para o Senhor, venham, não tenham medo... (Música - B.O)

CENA 2 - (O pastor Santo conversa depois do culto com o pastor da igreja que contratou o Pr. Ciro)

PR. CIRO MINEIRO - Não meu irmão, eu cobro o que é justo.

PR. SANTO - O senhor disse uma oferta e não esse preço!

CIRO MINEIRO - O senhor deve ter conversado com outro pastor e não eu, como vou viver de oferta? tá louco? Não viu quantas pessoas aceitaram hoje? O seu rebanho cresceu graças a minha pregação.

SANTO - Misericórdia! Eu só posso te dá essa quantia e o Senhor cobrirá o resto.

CIRO - Que resto irmão?! Eu saio de Belo Horizonte para vir até São Paulo e não recebo o que mereço. Se Deus está te usando para me abençoar , por que isso não acontece? Eu não tenho fita e nem CD para vender como esses cantores que enriquecem a custa da igreja e vocês não fazem nada. Hoje até quem não canta grava disco, até locutores com vozes melodiosas, cantores políticos de nascimento e entram nas igrejas travestidos de irmãos e na verdade são lobos devoradores.

SANTO - E o senhor quer segui-los? O senhor conhece a Palavra e sabe do fim deles.

CIRO - Não se trata disso! Quando eu não cobrava, a igreja vinha com uma oferta irrisória que não dava nem para comprar pão, por isso mudei a estratégia e hoje eu cobro ... e bem.

SANTO - Pastor Ciro, muitos receberão o seu galardão aqui na terra.

CIRO - Eu sei disso . Me dê o que o senhor tem , preciso ir . deposite o resto na minha conta na semana que vem, afinal trato é trato. (Sai)

SANTO - E eu mais uma vez me enganei, achando que era um homem de Deus, já que ele se intitula como tal. O verdadeiro homem de Deus não precisa dizer que é, todos percebem. (B.O)

ATOR 2 - (Apresentando) Estamos presenciando a cada dia a falta de amor e o mercantilismo tomando conta da fé genuína, igrejas enriquecendo com pregações de prosperidade e sem a presença do Espírito Santo de Deus e mesmo assim se intitulam verdadeiros crentes. Disse o Senhor "por acaso encontrarei fé na terra"? (Música)

CENA 3 - (Um cantor se apresentando numa igreja)

MATO MENTO - Oh, glória!! Que Deus abençoe à todos; Agora eu quero ver! Quero fazer um apelo em prol da obra e nós sabemos que muitos de vocês não podem ir em busca das almas perdidas e por isso o Senhor tem levantado homens para essa tarefa e quero dizer aos "irmãos" que tenho no meu coração uma vontade louca de buscar mais e mais os que perecem nesse mundo tão violento e sem amor. Quero avisar que estamos comprando um caminhão com palco igual aos grupos de rock internacionais e esse caminhão custa muito caro, mas se eles podem, nós podemos também e venho fazer um apelo que contribuam para essa realização, nosso Deus é o dono do ouro e da prata, por isso peguem nas suas mãos uma boa oferta, abra o coração e dê o melhor, 100, 200, 50, venha até aqui e traga a sua contribuição, eu sei que todos vão ofertar, o pastor me disse que aqui o povo contribui, traga até aqui e coloque nessa mala e depois aperte a minha mão. Venha, pode vir, se não tiver dinheiro traga relógio, pulseira, anel, brinco de ouro e essas coisas serão vendidas... (Música vai aumentando até B.O)

CENA 4 - (O mesmo cantor conversa com o músico Foguinho)

MATO MENTO - Eu não disse pra você que esse povo acredita em tudo, basta falar com segurança, sem titubear e eles engolem até sapo. Olha quantos relógios os trouxas me deram! Pega um pra você. Cantar pro mundo é besteira, já tem um monte de amigos meus entrando nessa, eu sempre disse a saída é cantar pros crentes e eu vi uma menina linda e preciso falar com ela.

FOGUINHO - Elas adoram você, querem tirar foto, filmar, gritam e só não arrancam a roupa porque estão na igreja.

MATO MENTO - São como todos os tietes do mundo, só disfarçam, não vivem como a bíblia manda, isso tudo é idolatria e é por isso que são enganados.

FOGUINHO - Você não tem medo de ser desmascarado?

MATO MENTO - Isso não existe. Se acontecer, eu me arrependo e pronto, esse povo perdoa e esquece com facilidade.

FOGUINHO - Não é o que eu ouço, dizem que se tem um povo que não perdoa, é esse.

MATO MENTO - Esse povo tem memória fraca, eu mudo o nome e tá resolvido.

FOGUINHO- Minha mãe diz sempre que não há nada encoberto que não seja revelado e que está escrito na bíblia.

MATO MENTO - As pessoas interpretam a bíblia do jeito que querem e a igreja de hoje é um verdadeiro comércio, tem até televisão própria , agora vá lá e diga aquela menina que desejo conhece-la.

(Música - B.O)

CENA 5 - (Num congresso o pastor Loriel conversa no telefone celular)

PASTOR LORIEL - Oi, querida! Agora não posso, pois estou num congresso e minha esposa está presente, depois eu te ligo. Apronte tudo aí no escritório que estarei chegando na Segunda a Campinas, até lá meu amor, estou com saudades, tchau ! ( desliga, observa um pastor se aproximando) Lá vem o cara de pau, usa a igreja para se reeleger. Pastor Aroldo, como vai a política?

AROLDO - Bem, graças a uma boa divulgação.

LORIEL- E a Marina continua cantando?

AROLDO - Sim, claro!

LORIEL - Que bela voz e cheia de unção.

AROLDO - Eu invisto muito nela.

LORIEL - Ela é um ótimo cabo eleitoral. (risos)

AROLDO - Não gosto de misturar.

LORIEL - Claro que não! Ela tá cobrando quanto pra ir nas igrejas?

AROLDO - Isso é só com ela, mas o importante é que ela tem prazer e por isso precisa cobrar, além do programa que ela presta favores para o povo evangélico.

LORIEL - Ela está coberta de razão, não sabemos o dia de amanhã, tem é de aproveitar enquanto pode, é uma menina de valor . E o pastor vai pregar hoje?

AROLDO- Vou falar um pouco sobre a política em nosso meio.

LORIEL - Novamente? Que bom!

AROLDO - Precisamos esclarecer alguns pontos importantes. E você continua vendo anjo? E a capa de Elias como vai ? E o terceiro céu como é?

LORIEL - Pastor Aroldo, foi um prazer reve-lo e me convide para ir em sua igreja e contarei a minha experiência e a revelação que Deus me deu.

AROLDO - Terá sua oportunidade, até breve. (Loriel sai) Que mercenário e sem palavra ... (B.O - foco no Pr. Loriel que se prepara para pregar)

LORIEL - Boa noite à todos, eu vos saúdo na paz do Senhor ! Hoje vamos abordar um assunto muito sério que é sobre a fidelidade na vida conjugal e sobre a família. (Música - B.O)

ATOR 2 - O Senhor Jesus sempre criticou a hipocrisia no meio de seu povo, porque falavam de Deus, mas seus corações estavam longe. Hoje não é diferente, dizemos que amamos, mas nossas ações nos denunciam, fazemos sempre o contrário da palavra e vontade de Deus. Até quando diz o Senhor cochilaremos entre dois pensamentos?

CENA 6 - (O cantor Mato mento cantando em outra igreja)

MATO MENTO - Oh, glória!! Que Deus abençoe à todos; Agora eu quero ver! Quero fazer um apelo em prol da obra e nós sabemos que muitos de vocês não podem ir em busca das almas perdidas e por isso o Senhor tem levantado homens para essa tarefa e quero dizer aos "irmãos" que tenho no meu coração uma vontade louca de buscar mais e mais os que perecem nesse mundo tão violento e sem amor. Quero avisar que estamos comprando um caminhão com palco igual aos grupos de rock internacionais e esse caminhão custa muito caro, mas se eles podem, nós podemos também e venho fazer um apelo que contribuam para essa realização, nosso Deus é o dono do ouro e da prata, por isso peguem nas suas mãos uma boa oferta, abra o coração e dê o melhor, 100, 200, 50, venha até aqui e traga a sua contribuição, eu sei que todos vão ofertar, o pastor me disse que aqui o povo contribui, traga até aqui e coloque nessa mala que está aqui com o foguinho e depois aperte a minha mão. Venha, pode vir, se não tiver dinheiro traga relógio, pulseira, anel, brinco de ouro e essas coisas serão vendidas... (Música vai aumentando até B.O)

CENA 7 - (Os dois músicos conversam)

MATO MENTO - Oh, glória!! Que beleza.

FOGUINHO - Vamos enriquecer rápido.

MATO MENTO - Vamos ver quem fatura mais.

FOGUINHO - É você, claro!

MATO MENTO - Por que eu? Tem a Marina e seu grupo. A Aline ...

FOGUINHO - Mas vocês ganham muito mais que eu, por isso não posso competir.

MATO MENTO - A Aline ganha mais que eu, é até amiga daquele apresentadora.

FOGUINHO - Essa é a rainha da enganação, chamou essa apresentadora de "minha rainha", essa a minha mãe riscou de seu repertório.

MATO MENTO - Isso não é nada, quando ela se apresenta nas igrejas quase arrancam sua roupa tamanha tietagem só porque esteve com essa apresentadora.

FOGUINHO - É idolatria da braba!

MATO MENTO - Ela tem até fã clube, não é falta do que fazer ? Esse povo deveria orar pelos missionários que estão padecendo lá fora! Quer povo mais idólatra que esse! A Marina disse no programa dessa apresentadora que o padre Marcelo prega o mesmo Deus, se os evangélicos são contra imagem de escultura, como pode?

FOGUINHO - Essa quer agradar a todos!

MATO MENTO - E eu que concorri com homens mais capacitados do que eu para deputado federal e ganhei disparado (rindo) Se eu abrir o meu fã clube, eles vão ter que ralar, vou colocá-los para trabalhar, só assim mostro que faço alguma coisa.

FOGUINHO - Mas você é um autêntico cara de pau! Critica a Aline e a Marina e faz o mesmo? Esse povo é mesmo cego! E você não se preocupa com isso?

MATO MENTO - Existe um ditado que diz: Time que está ganhando não se mexe, se mexer perde ... olha só para aquele bispo dono de televisão que arranca até a roupa do corpo das pessoas, e ele tá lá bonito, bem de vida, comendo do melhor, e nada acontece com ele e sua gangue e o pior é que se alguém vai pedir ajuda financeira pode até apanhar ... se Deus estivesse preocupado com isso já não teria feito alguma coisa? E aquela bispa junto com seu marido "apóstolo" que só gostam de aparecer, até na capa dos cds só aparece ela, como se fosse uma grande cantora e ainda estão cheios de processos nas costas, além da Simony que posou numa revista de sexo, e a Monique que só vende perversão na TV e ainda tem cara de pau de falar em Deus ... o mundo é dos espertos, meu irmão. A verdade é que somos todos iguais e Deus é para todos, não importa os métodos. Oh, glória! (Música - B.O)

ATOR 1 (Orando ao Senhor) Senhor, o teu povo está sendo enganado por pessoas desse tipo, que entram em nosso meio e arranca dos seus servos tudo o que podem. Nós sabemos que a verdadeira justiça vem do alto, por isso te pedimos justiça para que seus servos não sejam enganados por esses farsantes, tenha misericórdia de seu povo. (agora fala para a platéia) Quando você vem ao culto, vem para ouvir o Senhor ou homem? Vem por causa do Senhor Jesus, ou por causa de alguém? Vem buscar o Senhor das bênçãos, ou as bênçãos do Senhor? Vem pedir e agradecer ou só pedir? Vem por necessidade ou por amar a Deus? Deus conhece o seu coração e seus pensamentos, e as vezes é por isso que não conseguimos a tão esperada vitória, porque se enganamos, seremos enganados, mas se somos sinceros seremos vitoriosos.

CENA 8 - (Volta o Pr. Ciro pregando)

PR. CIRO - E digo a vocês que se não se converterem, irão, infelizmente, para o inferno.
Mas ainda há tempo e não perca essa oportunidade única que Jesus te dá, estarei indo para a minha cidade em B. Horizonte, então venha, venha para Ele, pode vir meu jovem, saia de seu lugar minha senhora o Senhor está chamando, venham e não tenham medo ... (Música vai aumentando até B.O)

CENA 9 - (O Pr. Loriel no celular)

PR. LORIEL - Daqui a pouco estarei pregando, logo após o meu amigo Ciro mineiro, tenha paciência, você sabe que eu sou um especialista em união e casamento e prego por esse Brasil à fora e no exterior, por isso não se preocupe, ninguém vai descobrir nada, calma, olha eu não posso falar muito, sou muito conhecido e todos me olham, mas sem intimidação, ninguém acreditaria em você, eu tenho honra e pare de bobagem, preciso desligar, assim que eu chegar em Campinas falamos sobre isso, até lá no escritório, tchau amor, um beijo. (desliga) Mulheres!!! (Música e B.O - foco em outra parte do palco, ele volta a pregar) O que Deus uniu, não separe o homem, pois Deus abomina aquele que mancha o leito conjugal num ato de adultério, sabemos que somos fracos, mas precisamos buscar mais ao Senhor ... (música e B.O)

ATOR 2 - (Orando) Até quando Senhor? Por que permite tanta hipocrisia? Não deixe que continuem enganando seu povo com falsas pregações e mentiras.

SENHOR (EM OFF) - O meu povo se perde por falta de conhecimento e de buscar mais a minha presença para que tenham discernimento nos dias de hoje, as coisas irão piorar no mundo como está escrito, e muitos buscam homens compromissados com eles mesmos e andam em lugares que não me agradam. Só os puros de coração verão à Deus, só os que se santificam estarão comigo no reino de meu Pai.

ATOR 2 - Nos ajude Senhor, a fazermos a tua vontade.

SENHOR - Ore e busque mais a minha presença, eu te mostrarei a recompensa deles.

(música de suspense - B.O)

CENA 10 - (A música de suspense continua , aparece o ator 2 sendo levado pelo Senhor para que veja o amanhã tenebroso do cantor Mato e do pastor Ciro que aparecem em um lugar de trevas)

CANTOR - (foco, música ao fundo) Me perdoe Senhor! Me tire daqui! Estou sofrendo nesse lugar ... me perdoe!

ATOR 2 - Por que você não se arrependeu enquanto podia, nunca deu glórias à Deus, era famoso e se aproveitou disso para mentir para o povo, por que?

SENHOR - Ele não pode te ouvir, mas vai responder.

CANTOR - Eu sempre fui ganancioso e soberbo ... um traidor ... mas tenha piedade de mim Senhor, estou sofrendo muito aqui e sinto a falta de minha família . (Música aumenta, B.O nele e foco no pastor Cláudio)

PR. LORIEL - (musica ao fundo) Por que eu Senhor? Sempre fiz a tua vontade e agora mereço isso? Todos nós somos falhos e não sou perfeito, mas eu não quero ficar aqui, me tire já, eu não agüento e sempre falei de ti por onde andei.

ATOR 2 - Esse além de tudo não reconhece o seu erro, é muito triste.

PR. LORIEL - Eu estudei, sou formado em psicologia e teologia e não mereço isso. (Música aumenta, B.O nele e foco no pastor Ciro)

PR. CIRO - Senhor, em teu nome curei, expulsei demônios, e por que estou aqui? O homem é fraco e a fraqueza dominava o meu coração e por isso não tinha mais fé, larguei a minha esposa e hoje me encontro nesse abismo.

ATOR 2 - O que será dele Senhor?

SENHOR - O mesmo que os outros, pagarão um preço muito alto esses e todos os outros mentirosos que estão no meio do meu povo.

PR. CIRO - Por favor, favor me ajude, peça à Deus, você pode.

ATOR 2 - Mas ele está falando comigo!
PR. CIRO - Sim, estou! Me ajude rapaz.

ATOR 2 - Mas o Senhor não disse ...

SENHOR - Disse, mas o que você faria se eles te pedissem ajuda?

ATOR 2 - Não sei Senhor, é muito difícil julgar, eu não gostaria de estar em seu lugar.

SENHOR - Por isso sou misericordioso e as vezes a justiça parece que tarda, mas ela vem na hora certa, não se preocupem, eu tenho o controle total de todas as coisas.

PR. CIRO - Me ajude, por favor!

ATOR 2 - Sou homem como você e não tenho poder para mudar o que Deus determinou. (Foco no cantor desesperado)

CANTOR - Ajude-nos por favor!!

PR. CIRO - Você pode intervir, faça por misericórdia! (Foco no ator 1 indo até o proscênio)

ATOR 1 - Senhor, sou humano e fraco como qualquer um deles, e todo o poder está em suas mãos, mas como evangélico que sou, te peço, que livre esses homens se for assim a tua vontade, dando-lhes uma outra chance.

SENHOR - (Música) O amor é o principal mandamento e quando digo para amar é por que sei que sentirão muito pelos perdidos, não critiquem, orem, porque Eu sou o Senhor! Sou eu quem determina a hora e a ação, sou Eu quem faço, nada passa despercebido, tudo eu sei e darei a cada um conforme o que fizerem. (Música aumenta, B.O)

CENA 11 - (Foco no ator 1 e no ator 2 em lados apostos, eles se olham e se encontram para um abraço)

ATOR 1 - (Após o abraço) É meu irmão, que possamos viver uma vida de comunhão com o Senhor, sem hipocrisia, desunião, e sempre com amor.

ATOR 2 - Deixe o Senhor te usar, sei que muitos dos nossos estão desempregados, mas Deus não desampara e sempre usa mais a quem está disponível.

ATOR 1 - Talento Ele nos deu, agora vamos glorificá-lo e com certeza Ele exaltará a cada um de nós no seu tempo, apenas confiemos no Senhor.

ATOR 2 - Hoje eu vi que o mais importante Ele já nos deu. (Música aumenta aos poucos, eles continuam conversando até B.O)

Texto Inspirado por Deus e escrito por Nan Breves em 16 a 21 de Julho de 2000 em São Paulo - Brasil - (Título original "A Face Revelada")

Somente seja fiel ao Senhor e Ele te exaltará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us