31 de março de 2010

DISCIPULADO - INTEGRAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO



"ORA, quem despreza o dia das coisas pequenas? (Zc 4.10)" "O mais pequeno virá a ser mil, e o mínimo uma nação forte; eu o Senhor, apressarei isso a meu tempo" (Is 60.22)".
-INTRODUÇÃO
Integração é o melhor meio de fazer atuante na Igreja o princípio da
multiplicação. No momento em que um recém-convertido, "educado" (amadurecido) espiritualmente, ganha sua primeira alma para Cristo, o princípio da multiplicação entre em ação.
Ganhar uma alma, edificar-lhe a vida em Cristo, acompanhá-la com
doutrinamento até que ela mesma possa ganhar uma outra alma, ensiná-la e treiná-la para também frutificar, isto é multiplicação, É isso que devemos ter em mente ao trabalhar no reino de Deus, esta é a visão de que carecemos, aquela que contempla
futuras gerações atingidas através daqueles que ganhamos para o Salvador.
1. MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL NO NOVO TESTAMENTO
No Novo Testamento vemos exemplos de terceira e quarta gerações de crentes.
1.1- ANDRÉ
— Nos evangelhos. André estava sempre trazendo pessoas para Jesus. Ele
levou o seu irmão, Simão (Jo 1.40-42).
— Este Simão se tornou Pedro, o gigante da fé. André encontrou o menino
cujo lanche Jesus multiplicou para alimentar cinco mil pessoas (Jo 6.8,9). E quando os gregos disseram: "Senhor, queríamos ver a Jesus" (Jo 12.21), André sabia onde os levar.
— Contudo, foi ao alcançar o seu irmão Pedro, que o Ministério de André
estendeu até os nossos dias. No pentecostes, Pedro evangelizou milhares de judeus, que confiaram  em Cristo (At 2). Os que converteram em Jerusalém mais tarde saíramde lá por causa da perseguição (At 8.1-4) e viajaram para a Antioquia (At 1b.19), onde outros judeus se converteram através da evangelização pessoal deles.
— Quanto Pedro cresceu em graça, depois da ressurreição, Deus lhe deu
poder para abrir a porta para a conversão dos gentios, quando Cornélio e sua família creram (At. 10).
— Isto é multiplicação: Desde André, a Pedro, aos milhares convertidos em
Jerusalém e a primeira Igreja missionária em Antioquia.
André realizou a sua pregação através de evangelização pessoal: ele levou
pessoas a Jesus uma por uma.
— Ao levar o seu irmão Pedro a Cristo, André participou das recompensas de tudo o que Simão Pedro mais tarde realizou para o reino de Deus.
1.2 - JOÃO
— O apóstolo João treinou homens: as suas três epístolas, dirigidas a líderes eclesiásticos, revelam a sua contínua responsabilidade como pai espiritual.
— A história da Igreja registra que João ganhou e treinou uma testemunha
dinâmica, chamada Policarpo, que, por seu turno, alcançou Irineu. Esses homens deram vidas durante as perseguições do segundo século. Contudo, através da multiplicação
o seu ministério continuou a viver.
1.3- BARNABÉ
— Em At 4, encontramos um cristão chamado José, homem suficientemente próximo dos apóstolos para receber um novo nome: "Barnabé", o encorajador. Quehomem! Ele ouvira o testemunho de um jovem convertido, chamado Saulo de Tarso,
e creu que era genuíno.
— Barnabé sempre olhava  para os problemas passados das pessoas, a fim de visualizar o potencial que enxergava nelas pelas obras da graça de Deus.
— Quando Saulo viajou para Jerusalém, todos tinham medo dele. Barnabé,
todavia, confirmou Saulo diante dos irmãos. Mais tarde eles,se empenharam juntos, durante um ano, num ministério pessoal em Antioquia (At 11.22-26).
— Paulo já havia sido ensinado particularmente pelo Espírito Santo durante
três anos, no deserto. Mas Deus usou Barnabé para encorajar, refinar e fortalecer esse rabi de muitos talentos, de quem outros não ousariam se aproximar.
— Barnabé decidiu-se a discipular o seu sobrinho João Marcos. Quando
Marcos abandonou a primeira viagem missionária, Paulo recusou-se a dar-lhe uma segunda oportunidade. Na Divisão de opinião com Barnabé, a respeito de Marcos, Paulo escolheu Silas e Timóteo, e entrou na história.
— Barnabé permaneceu com Marcos. Porém, em 2 Tm 4.11, quando Paulo
pede a Timóteo para mandar os seus livros e a sua capa, ele também escreveu: Toma a Marcos e traze-o contigo, porque me é útil para o ministério, o que transformou um desertor em um ajudador.
— Certamente não somos capazes de avaliar Marcos a parte do tempo, do
amor e do treinamento que recebeu tanto de Pedro quanto de Barnabé. Deus usou esses multiplicadores para desenvolver aquelas qualidades em Marcos que estavam escondidas dos olhos de Paulo.
1.4- AQUILA E PRISCILA
Paulo começou outra cadeia de multiplicação quando encontrou com Aquila e Priscila.
— Este casal cuidou e discipulou um homem chamado Apoio (At 18.24-28).
Os Judeus ficaram "poderosamente convencidos", através do ministério
didático de Apoio. Deus formou uma cadeia de quatro gerações espirituais: de Paulo a Aquila e Priscila, depois a Apoio e, finalmente, aos judeus (aleluia). Paulo alcançou muitos outros de maneira pessoal, que continuaram a exercer um impacto sobre a história, inclusive Lucas.
Lucas se dedicou a escrever tanto o seu evangelho quanto o livro de Atos, para realizar o seguimento de um homem: Teófilo(Lc 1.1-4 e At 1.1).
— Tito, outro fruto do ministério de Paulo, mais tarde veio a pastorear uma
Igreja em Creta.
CADEIA DE MULTIPLICAÇÃO:
JESUS:
André - Simão - Pedro - Pentecostes - Antioquia - Barnabé - João - Marcos - Paulo - Timóteo - Priscila e Aquila - Apolo - Judeus - Lucas - Teófilo - Tito - Creta - Outros também 2 Tm 2.2.
— Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações. . . (Mt 28.19,20).
— O mais pequeno virá a ser mil, e o mínimo, uma nação forte; eu o Senhor, apressarei isso a seu tempo (Is 60.22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us