17 de abril de 2010

As escolhas de Jesus


As escolhas de Jesus                                    
Mateus 2:13-15, 4:18-22, 27:57-61, 28:1-10, Marcos 11:2,  Lucas 2:4-7, 23: 33, João 3:1-15

  1. Despertando a curiosidade das crianças – 5 min
Escreva as frases seguintes na lousa e peça que algumas crianças completem:
Eu nasci em___________________ (nome da cidade ou do hospital).
Eu vou para a escola ____________________ (meio de transporte).
Na escola todo mundo sabe que eu sou amigo da __________________ (nome de um amigo)
Quem me conhece bem sabe que eu estou sempre _________________ (alguma coisa que faz).
                                    
  1. História bíblica – 10 min
Textos bases: Mateus 2:13-15, 4:18-22, 27:57-61, 28:1-10, Marcos 11:2,  Lucas 2:4-7, 23: 33, João 3:1-15.
Onde nós nascemos, a maneira como vivemos, com quem passamos o nosso tempo e o que fazemos com o nosso tempo fala muito sobre quem nós somos. Algumas coisas não podemos escolher, como onde nascemos, mas geralmente ao longo da nossa vida fazemos escolhas que dizem quem somos.
Jesus, da mesma forma, fez muitas escolhas e estas escolhas contam muito sobre quem ele é o que ele valoriza. Vamos pensar sobre isto?
Nota ao professor: Prepare as frases no topo da próxima página em cartaz com letras grandes, e coloque-as misturadas na lousa, em todas as direções. Diga às crianças que estas frases falam sobre a vida de Jesus, e que elas precisam colocá-las em ordem. Comece com a frase Nascimento, e peça que as crianças achem o par da frase. Coloque-as lado a lado. Ao organizar este primeiro conjunto de frases na lousa, acrescente os detalhes sobre este tópico que estão abaixo.

Coluna 1
(frases escritas em preto)
Coluna 2
(frases escritas em azul)
Nascimento
Lugar humilde
Infância
Refugiado
Meio de transporte
Jumento
Amigos
Pessoas simples
Morte
Como criminoso
Sepultura
Como rico

Onde Jesus nasceu? Lucas 2: 4 a 7.
Deus poderia ter escolhido que Jesus nascesse em uma família de gente muito importante, talvéz até de reis, mas escolheu nascer em uma família de gente humilde.

Que aconteceu com Jesus quando ele era pequeno?  Mateus 2: 13 15.
Como sabemos da história de Jesus, quando ele era bem pequenino, o rei Herodes quis matá-lo. Então um anjo avisou aos pais de Jesus que eles deviam fugir. Eles fugiram para o Egito. No Egito, que é um país diferente do país que Jesus nasceu, a família de Jesus era uma família de estrangeiro, isto quer dizer que eles conheciam pouca gente e talvéz não tivessem uma terra para plantar. Mas mesmo com as dificuldades, Deus cuidou bem desta família, e na hora certa orientou-os a voltarem para Israel.

Que tipo de transporte Jesus usava? Marcos 11:2
Naquela época o modo de transporte do povão era jumento, não existia carro nem ônibus. As pessoas mais importantes tinham cavalos finos e carruagens de ferro. Jesus se locomovia como o povão, a pé ou em um jumento.
           
Com que tipo de pessoas Jesus andava? Mateus 4: 18-22, João 3:1 a 15
Jesus conversava com todo tipo de pessoa e a todos tratava com respeito, mesmo as pessoas que eram desprezadas pela sociedade. No entanto os melhores amigos, aqueles que ele escolheu para passar mais tempo junto, eram gente simples, pescadores.

Como foi a morte de Jesus? Lucas 23: 33
Mesmo sendo Filho de Deus, e uma pessoa que nunca pecou, em sua morte Jesus foi identificado com os bandidos. Só gente que fazia coisa muito ruim tinha que morrer na cruz. É como se hoje a gente encontrasse Jesus preso em uma cadeia pública.

            Onde ele foi sepultado? Mateus 27: 57-61
Quando Jesus morreu, um homem rico ofereceu um sepulcro novo para que ele fosse enterrado. As pessoas ricas naquela época eram enterradas no chão ou em cavernas cortadas nas pedras, portanto Jesus foi enterrado como rico.

            Quem foi a primeira pessoa que viu Jesus depois que ele ressucitou? Mateus 28:1-10
Foi Maria Madalena, uma mulher simples. As mulheres naquela época eram consideradas menos importantes que os homens, mas Jesus valorizou as mulheres a ponto de permitir que uma mulher fosse a primeira testemunha a vê-lo ressuscitado. Várias outras pessoas, homens e mulheres, viram a Jesus depois disto.

O que estes fatos nos contam sobre Jesus?
Jesus escolheu vir a terra e viver como ser humano. Ao viver aqui, ele escolheu as coisas simples para ensinar grandes verdades. Ele valorizou as pessoas consideradas sem importância. Em sua morte, ele identificou-se até com criminosos, e ofereceu perdão aquele que pediu. Como discípulos de Jesus, nós queremos ter um coração como o dele, que ama e valoriza a todas as pessoas.






  1. Versículo – 5 min

Jesus ...
era rico,
mas
se Tornou
pobre
por causa
de vocês.
2 Coríntios
8:9.

Tenha 3 a 4 cópias deste versículo, recorte nos lugares indicados, formando 3 a 4 conjuntos do versículo.
Entregue um conjunto para cada grupo de crianças, para que elas tentem formar a frase. Dê dicas, se necessário.

  1. Aplicação – 10 min
Promova uma discussão baseada nestes questionamentos:
Com que tipo de pessoas andamos? Como tratamos as pessoas que são diferentes de nós?
Valorizamos as pessoas mais humildes? Nos sentimos valorizados por Deus?

  1. Atividade – 15 min
Entregue para cada grupo de 6 crianças uma folha de papel madeira dividida em seis partes. Cada  criança, em uma parte do papel, deve representar com desenhos, uma das frases da lousa. Ou seja, uma criança vai desenhar o nascimento de Jesus, a outra a fuga para o Egito, a outra Jesus em um jumento, e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us