17 de abril de 2010

A voz dos explorados


A voz dos explorados.                                  Neemias 5

1.      Despertando a curiosidade das crianças – 5 min
Faça dois cartazes, um com a palavra JUSTO e o outro com INJUSTO. Coloque cada cartaz em um lado da sala. Converse com as crianças sobre o que é uma coisa justa, deixe elas falarem e depois leia os textos abaixo, um a um. Após a leitura de cada frase, cada criança deve decidir se a situação é justa ou injusta, e se posicionar embaixo do cartaz correspondente.
Você pode acrescentar outras situações, dentro da realidade local.

1. A equipe de futebol de Pedro ganhou o campeonato. O prêmio era uma caixa de chocolate, que o treinador só pode entregar no dia seguinte. Como Pedro era o capitão, o treinador entregou a caixa na casa de Pedro. Pedro decidiu que, porque ele que tinha feito a maioria dos gols, só ele merecia os chocolates e comeu todos sozinho.
2. A classe do terceiro ano resolveu fazer um lanche coletivo. A professora avisou que todos deveriam trazer a sua contribuição. Paula não tinha nada em casa para trazer, mas mesmo assim pode participar do lanche.
3. Patrícia e Adriana são muito amigas, mas a mãe de Adriana não a deixa ir para a festa de aniversário de Patrícia porque os pais das duas são brigados.
4. Toda vez que a professora saia da sala, João humilhava Marcos, dizendo que o pai dele não prestava. Isto deixava Marcos muito triste, mas ele era tímido e nunca sabia como responder. A professora não podia fazer nada porque de nada sabia. Um dia, Marcos não aguentava mais e pediu para Amanda ajudá-lo a contar para a professora. A professora chamou cada um dos meninos em separado e resolveu a situação de maneira sábia.

  1. História bíblica – 10 min
Texto base: Neemias capítulos 1 a 5, principalmente 5: 1-19
Hoje vamos ouvir uma história que também trata de um caso de injustiça, que foi resolvido porque as pessoas trabalharam para isto. Lembra do povo que Deus separou para Ele, de que falamos a semana passada? Pois é, a Bíblia nos conta muitas histórias do que aconteceu com este povo, os israelitas. Hoje vamos ouvir umas destas histórias.
O povo de Deus passou por um período muito difícil porque a principal cidade deles, Jerusalém, foi destruída pelos inimigos, e ficou assim por muitos anos. Naquele tempo as cidades eram muradas, então a primeira coisa que eles precisavam fazer, era reconstruir os muros, pois eles garantiam proteção da cidade contra inimigos. Os israelitas estavam com muita dificuldade de reconstruir os muros porque eles gastavam muito pagando impostos para o rei do povo que invadido a cidade deles. De toda a comida que eles plantavam e colhiam, parte tinha que ser enviada para este rei, e quase não sobrava nada e nem tempo para eles poderem reconstruir os muros.
E e aí que entrou uma pessoa especial... Neemias era um homem muito correto e temente a Deus. Ele era israelita, mas tinha um trabalho muito importante no palácio e o rei gostava muito dele. Um dia o rei percebeu que Neemias estava triste, e perguntou o porquê. Neemias respondeu:
- Como posso não estar triste se Jerusalém, a cidade do povo de Deus, está destruída?
- O que você quer que eu faça por você? - Perguntou o Rei.
- Se o senhor está contente comigo, deixa que eu vá reconstruir os muros da cidade.
O palácio onde o rei e Neemias moravam era bem longe de Jerusalém. Então o Rei deixou Neemias ir a Jerusalém.
Quando Neemias chegou lá, começou a organizar o povo para reconstruir as muralhas. Mas logo ficou sabendo de uma outra situação que o deixou muito triste.
Dentre as pessoas do povo de Deus que moravam em Jerusalém, alguns eram os governantes. Estes começaram a cobrar impostos dos mais pobres entre eles, gente que fazia parte do povo de Deus, como eles. Estes impostos que os governantes estavam cobrando eram além dos que o povo ja tinha que pagar para o rei. Por causa disto, os mais pobres trabalhavam muito na terra, mas quase não tinham o que comer, pois tinham que pagar tantos impostos. Muitos tinham até que vender seus filhos como escravos.
Os mais pobres contaram para Neemias o que estava acontecendo, e como os governantes estavam os explorando. Neemias ficou muito triste ao ouvir isto, e a primeira coisa que ele falou para os governantes foi:
- O que vocês estão fazendo é errado. Vocês deviam temer a Deus e não explorar o povo. Perdoem as dívidas deles.
Neemias tinha autoridade para dizer isto, porque ele, por causa do seu temor a Deus, já tinha perdoado dívidas do povo.
Os governantes perceberam o erro deles e disseram:
- Você esta certo, nós vamos perdoar a dívida deles e parar de explorá-los.
Esta situação de injustiça foi resolvida porque as pessoas que estavam sendo injustiçadas tiveram coragem de falar, e porque Neemias, que tinha autoridade, falou com as pessoas responsáveis.
Quando isto foi feito, todos que estavam ali louvaram ao Deus Eterno. Quando um ato de justiça é realizado, todos envolvidos sentem alegria de Deus, e podem adorar ao Senhor.

  1. Versículo – 5 min


Mas eu agi de modo diferente porque temia a Deus. Neemias 5: 15






Escreva este versículo na lousa, deixando os espaços das letras para a palavra diferente e temia.

Mas eu agi de modo  _ _ _ _ _ _ _ _ _  porque  _ _ _ _ _ _ a Deus. Neemias 5: 15

Faça um jogo da forca com as crianças para que elas descubram as palavras que estão faltando. Quando o versículo estiver completo, repita-o com as crianças até memorizarem. Vá apagando palavra por palavra, até aprenderem todo o versículo.

  1. Aplicação – 10 min
Vemos na história que Neemias agiu com justiça e desafiou outras pessoas a agirem justamente. Vemos também que as pessoas que estavam sendo injustiçadas não ficaram caladas, mas procuraram alguém capaz para contarem seus problemas.
Temendo a Deus, a gente deve sempre agir com justiça e lutar para que todo mundo tenha direitos iguais. Em que situações na escola ou na família eu percebo que algumas pessoas não tem direitos iguais?
O que eu posso fazer para mudar esta situação?
Encoraje às crianças a pensarem em situações concretas onde percebem injustiça e ajude-as a definir o que devem fazer para agirem do modo correto. Pode ser uma situação na escola, onde uma criança é desprezada. As crianças podem se aproximar desta criança, ou falar com um adulto sobre a situação.
Também converse com as crianças sobre as injustiças que elas possam estar sofrendo. Encoraje-as a falar com um adulto responsável, como as pessoas que estavam sendo oprimidas falaram com Neemias. Se a coisa errada estiver acontecendo em casa, sugira que elas falem com um professor, o pastor ou um adulto em que confiam.
Devemos lembrar que o nosso temor a Deus nos da força para lutar para justiça, e Deus vai nos ajudar porque Ele ama justiça.
Leve às crianças a orarem pedindo que Deus as ajudem nesta ação.

  1. Atividade – 15 min
Leve alguma coisa para presentear as crianças: pode ser um bolo sem estar cortado, um pacote de bombons, uma barra de chocolate, suco ou mesmo alguns adesivos. (Se o grupo de crianças for grande, divida-as em em grupos menores). Peça para as crianças dividirem justamente o que receberam. Na medida do possível, permita que elas façam a divisão sozinhas, mas orientem que elas ainda não devem comer o que receberam. Enquanto elas dividem, observe o comportamento de cada uma. Depois que todos receberem a sua porção, comente sobre a divisão: Foi justa? Alguém quis levar vantagem? Alguém falou me favor dos pequenos? Alguém que sentiu-se injustiçado reclamou? É fácil fazer as coisas justamente?
Permita que as crianças percebem que para haver justiça é importante pensar no outro da mesma forma em que pensamos em nós mesmos, é importante falar em favor dos que não sabem se expressar e é importante falar se achamos que a coisa não está certa.
Faça uma oração de agradecimento, e as crianças poderão comer/ beber.

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aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
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