22 de maio de 2010

OS DONS ESPIRITUAIS OU EXTRAORDINÁRIOS - LÍNGUAS VERDADEIRAS

OS DONS ESPIRITUAIS OU EXTRAORDINÁRIOS
David Alfred Zuhars Jr.

  LÍNGUAS VERDADEIRAS

INTRODUÇÃO
“E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia, E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto. (Atos 2:1-13)
O Novo Testamento ensina que as línguas faladas em Atos capítulo dois foram línguas verdadeiras. Elas não foram línguas desconhecidas no sentido de não ser a língua nativa de um povo. Elas foram línguas faladas e entendidas por alguém no mundo. Elas não foram uma fala ininteligível que ninguém entendeu ou falou. Mas, foram línguas legítimas faladas e entendidas por um povo no mundo. Veja o seguinte.

LÍNGUAS PROFETIZADAS
“E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão línguas novas”. (Marcos 16:17) Jesus Cristo profetizou estes sinais que eles iam acompanhar a pregação do Evangelho. Jesus disse que iam falar línguas novas. A frase “línguas novas” significa que seriam línguas novas para a pessoa que as falou, não para a pessoa que ouviu a língua falada. A pessoa que falou as línguas novas não tinha que estudar e aprender a língua que falou, mas, que falou a língua legítima de outra pessoa e esta pessoa entendeu porque foi a língua nativa dela (sua própria língua). A Bíblia diz no versículo 4 de Atos 2 que começaram falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Falaram na própria língua da pessoa que ouviu o seu falar.

LÍNGUAS EM ATOS 2
Atos 2:6 diz: “E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se a multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua”. A Palavra língua neste versículo é a palavra dialeto na língua grega. Isto mostra que estas línguas foram línguas verdadeiras. Deus deu o dom de falar as línguas estrangeiras sem a necessidade de estudar e aprendê-las. Para deixar isto bem claro a Bíblia diz que cada um ouviu falar na sua própria língua. No versículo 8 diz que cada um os ouviu falar na própria língua em que nasceu. Depois nos versículos 9-11 dá a lista das nacionalidades das línguas faladas naquele dia. Este falar nas línguas não foi linguagem inarticulada, como hoje em dia os pentecostais falam, mas línguas de verdades.

O PROPÓSITO DAS LÍNGUAS
“Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim não ouvirão, diz o Senhor. De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis”. (I Coríntios 14:21-22) As línguas foram dadas para que pudessem pregar as grandezas de Deus aos perdidos, não para os salvos (convertidos). Os perdidos não podiam ser evangelizados por uma linguagem inarticulada. Tinha que ser por uma língua que eles entendiam e falavam. Por isto Deus deu este dom, para que os crentes daquela época pudessem falar o Evangelho de maneira compreensível e entendível. Para ser salvos os perdidos tinham que ouvir o Evangelho pregado. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. (Romanos 10:17) Ninguém pode ouvir, entender, ser convicto dos seus pecados pelo Espírito Santo e salvo, sem ouvir a verdade da salvação pregada numa língua que entende. Por isso Deus deu este dom naquele tempo. “Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz porque estareis como falando ao ar”. (I Coríntios 14:9)

LÍNGUA É A PALAVRA LINGUAGEM
Esta palavra (língua) está no Novo Testamento algumas 50 vezes. Umas poucas vezes esta palavra significa a língua que fica na boca. Umas vezes é usada para significar línguas repartidas (Atos 2:3) Também umas vezes significa falar. A maioria das vezes esta palavra significa falar em uma linguagem verdadeira. O significado principal da palavra é a habilidade de falar em uma linguagem (língua) não adquirido naturalmente.

ADJETIVOS USADOS COM A PALAVRA “LÍNGUA”
INDICAM QUE ERAM LÍNGUAS DE VERDADE
Veja os adjetivos que são usados para descrever a palavra “língua”.
“Novas” – “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas”. (Marcos 16:17) É uma língua nova porque a pessoa que falou a língua sem ter que estudar e aprendê-la. É por isso que usa a palavra “desconhecida” em I Coríntios 14.
“Outra” – “E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. (Atos 2:4) Uma língua que não era a própria língua da pessoa que falou. Não era a língua nativa (de nascença) da pessoa que a falou. Mas, era uma língua que um povo no mundo em algum lugar falou e entendeu.
“Em nossa própria língua em que somos nascidos” – “Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?” (Atos 2:8) Falou na própria língua dos seus ouvintes.
“Variedade de línguas” – “E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas”. E a outro a interpretação das línguas. a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”. (I Coríntios 12:10, 28) Esta frase significa vários tipos de línguas verdadeiras.
“Fala em língua desconhecida” – “Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios”. (I Coríntios 14:2) Cada vez que a Bíblia se refere às línguas, usa o verbo falar. Este falar nas línguas não era só barulho, era mais do que um sonido incerto. Porque era uma língua verdadeira. (I Coríntios 14:6-11)
“Palavras bem inteligíveis” – “Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar”. (I Coríntios 14:9) Uma língua que era falada clara, distinta, inteligível e reconhecível, porque era uma língua verdadeira.
“Outras línguas e Outros lábios” – “Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor”. (I Coríntios 14:21) Indica que eram línguas verdadeiras de outros povos.
“Intérprete” – “E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete”. (I Coríntios 14:27) A palavra interpretar significa traduzir. Alguém traduziu a língua verdadeira na língua dos outros ouvintes presentes que não falaram esta língua.
“Desconhecida” – 2 “Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios”. 4 “O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja”. 14 “Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto”. 19 “Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida”. 23 “Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?” 27 “E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete”. (I Coríntios 14:2, 4, 14, 19, 23, 27) Observe que a palavra desconhecida está impressa em tipos itálicos. Isto indica que esta palavra não está na língua original (grego) da Bíblia, mas foi aumentada necessariamente pelos tradutores para dar o significado da palavra “língua”. Os tradutores usaram esta palavra para mostrar que a palavra língua significa uma língua verdadeira que a pessoa falou que não era a sua própria língua.

CONCLUSÃO
A Bíblia ensina que as línguas eram línguas estrangeiras. Deus deu aos crentes naquele tempo o dom (habilidade) de falar nas línguas dos outros sem a necessidade de estudar e aprendê-las para que pudessem falar as grandezas de Deus. “Todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus”. (Atos 2:11)

Autor: David Alfred Zuhars, Jr.
PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO JARDIM DAS OLIVEIRAS
Rua Dr. João Maciel Filho, 207: 60.821-500 Fortaleza, CE
o Fonte: www.PalavraPrudente.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us