6 de junho de 2010

E VÓS QUEM DIZEIS QUE EU SOU?




1 – Certa vez, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes ele:

Todos: E vós, quem dizeis que eu sou?

1 – E Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E a mesma pergunta está sendo feita a nós nesta noite: "E vós, quem dizeis que eu sou"? Na escola, na rua, dentro da nossa família, o que podemos dizer de Jesus? O povo andava com Jesus, via seus milagres e maravilhas e era ensinado por suas palavras, mas mesmo assim, achavam que ele era algum profeta ressurgido dos mortos. E nós? Será que estamos caminhando com alguém que não conhecemos? Quem é Jesus para você nesta noite?

2 – Para os fariseus, Jesus era um blasfemo e pecador. Para os romanos, Ele era apenas mais um desordeiro nacional. Para o povo, Jesus era apenas mais um profetas. Mas para Natanael, Jesus era o Messias, o Rei de Israel. Para Pedro, Jesus era o Cristo, o Filho do Deus Vivo! Aquele que tem poder para transformar o mais vil pecador. Aquele que tem poder para mudar para sempre a nossa história! Aquele que veio nos livrar da condenação do pecado. E para todos que sentiram o seu toque de amor, ele sempre foi o Senhor e Salvador! Ele é o Senhor dos Exércitos! Ele é o Rei da Glória!

3 – Se perguntássemos a Marta e Maria, elas diriam que Jesus é a ressurreição e a vida! Quando o seu irmão Lázaro estava doente, elas, que sempre serviram ao Mestre, mandaram chamá-lo, porém ele estava longe e ainda demorou-se naquele lugar e quando chegou a Betânia, Lázaro estava morto há quatro dias! Quem podia dizer que havia esperança? Mas quando Ele chegou disse a Marta: "Não te hei dito se creres verás a glória de Deus? Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim ainda que esteja morto viverá!" E chegando ao túmulo, mandou que tirassem a pedra e clamou com grande voz: "Lázaro, sai para fora!" E naquela mesma hora, Lázaro saiu com vida, porque quando Jesus fala, até os mortos ouvem a sua voz!

4 – Para a mulher adúltera, Jesus era o perdão. Se pararmos um pouco e pensarmos nas nossas próprias vidas antes de aceitarmos a Cristo, veremos que era triste. Imagine agora a vergonha daquela mulher, apanhada em adultério, diante do Deus vivo encarnado. Ela uma pecadora, e Jesus sem pecado e os seus acusadores prontos para apedrejá-la!... Mas Jesus, com o seu amor, o seu olhar de ternura, sua voz serena, mas cheia de autoridade lhes diz: "Quem estiver sem nenhum pecado, atire a primeira pedra!" E o povo vai se dispersando do maior ao menor! E hoje, este homem está aqui e ele é perdão nesta tarde! Arrepende-te! Confessa ao Senhor e sentirás o seu perdão, o seu amor na tua vida!

5 – E vós quem dizeis que eu sou? A viúva de Naim nos responderia que Jesus é a consolação! Quando ela seguia com uma grande multidão para enterrar o seu único filho, seu coração era só tristeza, angústia e dor. Quem poderia consolar o coração daquela mãe, agora sem esperanças na vida? Mas eis que ao seu encontro vem outra grande multidão. Uma multidão diferente: todos cantam e se alegravam, porque Jesus estava presente. E ele, com seu olhar de ternura contemplando aquele coração angustiado, disse-lhe: Não chores! E disse ao moço: levanta-te! E o morto ressuscitou e Jesus entregou-o à sua mãe!

6 – O Apóstolo Paulo nos diria que Jesus é a razão da nossa alegria! Uma das pessoas que sabemos que mais sofreu pelo evangelho foi o apóstolo Paulo. Foi caluniado, chicoteado, apedrejado, sofreu naufrágios e terminou seus dias numa prisão por amor do Evangelho. Porém, ao escreveu aos Filipenses, ele disse: Alegrai-vos sempre no Senhor! Como se alegrar quando se está preso? Como se alegrar quando estamos passando necessidades? Mas aquele que tem Cristo vivo em sua vida sabe que Ele é a nossa alegria, a nossa razão e viver! Ele é a luz que nos ilumina nas horas escuras. É a fonte de água viva no meio do deserto deste mundo! Ele é a esperança de uma vida eterna no céu de glória!


7 – Mas não é somente Jesus que nos pergunta o que podemos dizer sobre ele. O mundo também nos pergunta quem é Jesus para nós. E como devemos responder a essa pergunta? Muitas vezes somos questionados e não podemos fugir. Devemos testificar com autoridade que Jesus é o Senhor de nossas vidas! Devemos mostrar em nossas atitudes que nossas vidas foram transformadas por ele! Devemos mostrar Jesus em qualquer lugar que estivermos: como o nosso falar, o nosso andar, o nosso proceder. Devemos mostrar a esse mundo perdido e confuso que ainda há razão para viver, ainda há esperança de uma vida de paz e felicidade que é Jesus em nossas vidas!

8 – E para esta União de Adolescentes, este Jesus é o que repreende os ventos e o mar e tudo se faz bonança! Ele tem sido conosco em todas as lutas, nos fortalecendo, nos ensinando, pelejando por nós! Quando as ondas estão encapeladas, não tememos, pois ele está à frente do nosso barco e tudo obedece ao seu mandar! A morte, a vida, as lutas, as tempestades, a força, a vitória, tudo! Tudo mesmo, está sob o seu controle! Por isso o amamos, por isso o adoramos, por isso o louvamos, porque ele tem sido conosco e nunca nos deixa sós. São ___ anos em que Ele cuida de nós com o seu amor grandioso e não temos vergonha de testificar que Ele nos tirou do mundo! Ele nos redimiu do pecado! Ele mudou as nossas vidas. E Ele também pergunta à Igreja nesta noite:

Todos: E vós, quem dizeis que eu sou?


Um comentário:

  1. Lindo, estava procurando um jogral com esse tema e achei exatamente o que queria. Deus abençoe!!

    ResponderExcluir

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us