4 de junho de 2010

Explanações sobre a oração.

Mt 21:22
         Porquanto a oração é aquele exercício que nos dá a grande oportunidade de exercemos a fé. A oração cria a atmosfera onde a fé pode ser mais facilmente exercitada.
         A fé é a expressão de nossa natureza mais elevada em comunhão com Deus, através do Espírito não se tratando de simples crença. A fé é um princípio dinâmico que se agarra ao poder de Deus e que aplica esse poder à vida diária. Ao mesmo tempo, esse poder de Deus (e que aplica esse poder) que é tão somente uma manifestação de sua vida divina, torna-se parte da nossa existência. Utilizamo-nos desse poder, mas ao mesmo tempo ele nos transforma e se torna parte de nós mesmos. A fé, pois, é uma expressão da vida espiritual que existe em Cristo, a não meramente um instrumento que deva ser usado. ® A oração encoraja e se utiliza da fé, sendo, por isso mesmo, uma influência poderosa. Tal como qualquer outra força, a fé não opera a menos que seja ligada (Olhe Mc 11:25). Mt 6:14 - Jesus ilustrou, com essa declaração, o fato que uma influência negativa pode arruinar a ação positiva da oração e da fé, e que nenhuma influência negativa é tão intensa como o ódio aos outros, ou um espírito que não se dispõe a perdoar. Jesus jamais poderia ter realizado o que realizou se tivesse odiado a seus semelhantes, se guardasse ressentimentos, ou se de qualquer outra maneira tivesse exibido a natureza algemada do homem, o canal de ligação com o Pai, na vida de Cristo, era mantido desimpedido e limpo. Os homens, ao se odiarem uns aos outros, têm entupido esse canal, e é por isso que quase não pode fluir qualquer poder, por meio deles, capaz de “remover” as montanhas que surgem em suas vidas. A oração portanto foi dada como um meio do crente exercer o grande poder da fé. A oração serve de meio tanto para o exercício da fé como para o desenvolvimento da fé. A fé é impedida, se não mesmo completamente extinta, quando nutrimos pensamentos negativos e maus acerca de outros. Aquele que abriga ódio em seu peito contra outrem, talvez possa falar em tons piedosos, mas não poderá exercer a verdadeira fé. Tal poder só se manifesta na vida correta, isenta de malícia que espera unicamente em Deus, e que por isso mesmo está se desenvolvendo espiritualmente.
         Mt 6:5-8 - Era a posição usual da oração, e isso não era ostentação da parte dos que oravam. Naqueles tempos, ajoelhar-se é que seria considerado ato de ostentação. Os judeus punham-se de pé para orar, voltados de frente para o templo ou para o lugar mais santo (quando estavam no templo). Ver I Sm 1:26; I RS 8:22. Também eram empregadas outras posições, como ajoelhar-se, prostrar-se. A prática da oração em pé continuou na igreja primitiva.
         Aqueles homens selecionavam os lugares públicos para orar. Chegada a hora da oração, oravam onde se encontravam, sem nenhum peso de sua hipocrisia, mas até com orgulho. Provavelmente o costume de orar em horas certas começou bem cedo na história do judeus. Ex: Dn 6:10,11.
         Mt 6:6 - Quarto - grego ® Depósito ou despensa do administrador da casa. Lugar onde ninguém suspeitaria encontrar alguém orando. Mas tarde, a palavra passou a ser usada para indicar qualquer sala privada no interior da residência.
         Em secreto ® Havia uma crença que Deus habitava no lugar mais remoto e secreto do templo, o lugar mais santo (Heb 9:3), onde o sumo sacerdote podia entrar, uma vez por ano.
         Mt 6:7 - Repetições ® Os adoradores de Baal, no Carmelo, e os adoradores de Diana, em Êfeso, são exemplos antigos. Os pagãos, antigos ou modernos, são exemplos disso, pois pensam que cansando seus deuses com repetições conseguirão o que lhes pediu; mas os paternostros e Ave-Marias não são diferentes. Na história dos judeus conta-se que alguns deles imitavam o estilo das orações pagãs.
         Pelo seu muito falar ® 1° pensavam que Deus considerava o número das orações proferidas para aquilatar o valor da oração.
         2° pensavam que o acúmulo de orações repetidas tinha o efeito de cansar os ouvidos de Deus obrigando-o a responder.
         Mt 6:8 - Não vos assemelheis, pois a eles:...
         1° É uma forma pagã.
         2° É absurda.
         3° Deus é Pai que cuida de seus filhos, e não precisa ser pressionado para responder às suas orações.
         4° Deus conhece as necessidades de seus filhos antes que eles orem ou repitam suas petições. Oramos a um ser bem-informado, pronto a acudir àqueles que se valem dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us