1 de junho de 2010

Pesquisa indica opinião dos batistas sobre a denominação





No decorrer do ano de 2009, a Convenção Batista Brasileira (CBB) realizou uma pesquisa para saber a opinião dos batistas brasileiros sobre os fatores que contribuem, ou não, para o crescimento da denominação.
Este trabalho foi realizado pela Comissão de Planejamento da CBB, que tem como seu relator o pastor Dorgival Lima Pereira. Com o intuito de tornar público o resultado da pesquisa, O Jornal Batista conversou com o pastor Dorgival.
O Jornal Batista - Como surgiu a ideia de realizar a pesquisa?
Pastor Dorgival -
Tudo começou com um antigo anseio da Comissão de Planejamento do Conselho Geral da CBB, cujo relator à época era nosso atual presidente, pastor Josué Mello Salgado. O Conselho Geral havia encomendado à comissão que aplicasse uma pesquisa verificando o nível de satisfação com o crescimento dos batistas. Em agosto de 2009, a pedido da Presidência, reunimos a comissão para estudarmos a viabilidade da aplicação da referida pesquisa, que havia sido encomendada pelo Conselho ainda no ano de 2008.  A partir daí, com o conhecimento e utilização da  metodologia da Investigação Apreciativa, que se fundamenta no diálogo apreciativo, elaboramos as questões com o foco mais positivo, ou seja, resgatar dos leitores e navegadores a percepção positiva de nossa denominação. Para tanto, lançamos as seguintes questões: Quais os fatores ou características de nossa denominação, na sua opinião, são obstaculizadores/inibidores e responsáveis pelo impacto no crescimento mais lento da denominação? E para terminar de maneira apreciativa: Quais os fatores ou características que, na sua opinião, são alavancadores/estimuladores para o crescimento de nossa denominação?
A comissão, bem como a Diretoria da CBB, avaliou e aprovou a metodologia e as questões elaboradas e assim aplicamos a pesquisa primeiramente aos membros do Conselho e, em seguida, disponibilizamos, por mais ou menos 3 meses, através de OJB e do Portal Batista. A pesquisa teve por objetivo colher a importante opinião dos batistas brasileiros para, a partir de suas respostas, elaborar e desenvolver a base de nosso Planejamento Estratégico, potencializando as mais incidentes fortalezas (pontos fortes) e minimizando as mais incidentes fraquezas (pontos fracos) de nossa denominação.

OJB - Como um instrumento desta natureza (pesquisa) pode auxiliar os batistas ?
Pastor Dorgival -
Ao sinalizar e indicar o nível de satisfação e/ou insatisfação dos batistas com os rumos de nossa denominação, a pesquisa mostra o quanto nossos irmãos estão atentos às mudanças na liturgia e nas práticas que algumas igrejas batistas vêm adotando. Além disso, serve como importante termômetro para medir o nível de fortalecimento em aspectos relevantes como nossa Identidade Denominacional, Fidelidade Doutrinária, Autonomia da igreja local e de outras importantes áreas que foram naturalmente evidenciadas nas respostas como Missões, Educação e Formação Teológica. Enfim, o resultado nos mostra o status quo de nossa denominação, que, presente há mais de 140 anos no Brasil, sofreu influências positivas e/ou negativas do ponto de vista sócio-cultural.

OJB - O que mais lhe chamou a atenção nos resultados encontrados ?
Pastor Dorgival -
A satisfação dos pesquisados em poderem participar de um processo no qual suas opiniões servirão de balizamento para a realização de importantes mudanças. Um outro aspecto que me chamou a atenção foi que os pesquisados anseiam ver a denominação crescendo de forma efetiva e saudável.

OJB - E agora? Que passos devem ser dados?
Pastor Dorgival -
Primeiramente, apresentamos o resultado ao Conselho Geral e à Diretoria da CBB e publicamos o resultado nesta edição de OJB. Ao mesmo tempo, propomos ao Conselho e à Diretoria a realização de um encontro para elaboração de planejamento compartilhado, com uso da metodologia da Investigação Apreciativa. Esta proposta foi aprovada por unanimidade e agora aguardaremos a definição da data e local para a realização do encontro.Nesse encontro, pretendemos elaborar Planos de Ação a serem executados de acordo com seus respectivos cronogramas, passando a integrar um projeto maior, que será o Planejamento Estratégico da Denominação. O trabalho será realizado com base no resultado colhido da Pesquisa, nas participações de conselheiros e líderes denominacionais representativos de cada estado, os quais serão estimulados a apresentar suas sugestões e propostas para ações que irão impactar na minimização/eliminação das principais fraquezas e maximização ou potencializarão de nossas principais fortalezas da denominação. Também levaremos em consideração, é claro, o Planejamento Estratégico já existente da CBB.

OJB - O que é planejamento estratégico ?
Pastor Dorgival -
É um importante e indispensável instrumento que ajuda uma organização no cumprimento de sua missão e no alcance de sua visão.  O planejamento requer que as ações e atividades da organização, bem como todos os seus esforços, sejam norteados por seus objetivos estratégicos e metas desafiadoras, factíveis e claramente definidos, bem como pelas estratégias, ações, programas e/ou projetos que, estabelecidos, servirão de importante e eficiente meio para o cumprimento dos planos de ação, convergentes com a finalidade da organização. Também é a projeção formal do futuro da organização. O que ela quer ser e o que fará para sê-lo em determinado tempo, utilizando-se de seus recursos e de estratégias para o atingimento de seus alvos.
 RESULTADO DA PESQUISA
Image


Image

FÁBIO AGUIAR LISBOA
Editor de OJB

Quer ler mais matérias como esta? Assine OJB? Para assinar clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us