6 de junho de 2010

SEDE SÓBRIOS E VIGIAI!




Entra o Adolescente.

Adolescente – (pensativo) Oh, Deus... O que fazer? Ajuda-me! Mostra-me!...

Entra Sóbrio 1.

S.1 – Oi, __________________, o que está acontecendo? Você parece angustiado...

Adolescente – Ah, __________________, é que ouvi uma palavra hoje na igreja e fiquei bastante preocupado!

S.1 – O que foi?

Adolescente – Bom, é que em 1 Pe 5.8 no diz: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;"

S.1 – E porque isso te deixou assim?

Adolescente – É que ser sóbrio é o mesmo que ser moderado ou estar de posse de suas faculdades mentais! Mas esse é um dos grande desafios do adolescente do século 21! Como ser moderado quando a palavra de ordem é: "Faça o que quiser!"? Quando as propagadas te incitam a ser mais um viciado no álcool ou no fumo? Quando há organizações poderosas querendo nos lançar nas drogas e prostituição? Como? Como vencer? Como me manter puro? Como ser um jovem fiel? Como ser sóbrio?

S.1 – ________________, a Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que foram sóbrias e outras que não foram. Do mesmo modo como você está confuso, eles também estiveram, mas foram vitoriosos, porque fizeram o possível para agradar ao Senhor! Veja o exemplo de José! Mesmo sendo um jovem num país estranho, vendido como escravo, mas permaneceu fiel. Quando foi tentado a praticar o adultério com a mulher de Potifar, ele foi forte e fugiu! Ele foi sóbrio! Não deu lugar ao diabo! E depois chegou a ser governador do Egito!

Entra Sóbrio 2:

S.2 – É isso mesmo, ____________! O mundo jaz no maligno! Ele está se esforçando para cumprir os desejos de Satanás, mas ele sempre foi assim! Como é difícil pra nós, foi para todos eles! Olhe para Daniel e seus companheiros! Também estavam em terra estranha, todos os outros adolescentes judeus entregaram-se ao prazeres de Babilônia, mas eles permaneceram fiéis! Eles resolveram não se contaminar e por conta disso, Deus os recompensou com mais excelência do que todos os outros!

Entra Sóbrio 3:

S.3 – E o que falar sobre Ester, que por manter a sua sobriedade foi escolhida para ser Rainha do maior império persa? Ela não usou dos mesmos artifícios que as outras moças da sua época! Ester foi simples! Ela sabia que sua beleza nas mãos de Deus não precisava das mesmas coisas que as outras! Ela era diferente e ela fez diferença! Embora o mundo esteja caminhando para o abismo, _______________, eu e você somos diferentes! Estamos caminhando para o céu!

Entra Sóbrio 4:

S.4 – É, _______________, e você não deve esquecer de Sansão! Sansão não soube preservar a sua sobriedade, e acabou caindo nos laços do diabo. Deu mais valor às coisas deste mundo que à sua vida com Deus, por isso perdeu tudo: sua comunhão com Deus, sua liberdade, sua visão e por fim a sua vida! Mas a vontade de Deus é que sejamos vencedores! É que não nos conformemos com esse mundo! A vontade de Deus é que sejas sóbrio!

Entra Sóbrio 5:

S.5 – E o que dizer de Samuel?

Adolescente – Samuel? Mas ele foi criado no templo...

S.5 – Mas passou situações difíceis também. Samuel tinha maus exemplos dentro da Casa de Deus! Ele foi criado com os filhos de Eli, os quais eram chamados Filhos de Belial! E Samuel não seguiu aqueles maus exemplos, ele foi diferente! Samuel manteve o seu compromisso com Deus, mesmo entre pessoas que viviam da palavra do Senhor e a desprezavam! Mesmo que alguma coisa ou alguém te diga que não vale a pena ser fiel, _________________, Deus nos diz: "Sê fiel até à morte e eu te darei a coroa da vida!"

S.1 – Todos esses exemplos foram deixados para que nós, adolescentes do século 21, permaneçamos fiéis ao Senhor! E além desses temos exemplos aqui, bem perto de nós! Veja: os ex-componentes desta União de Adolescentes que se têm mantido fiéis ao Senhor e são também exemplos para nós!

Entram os ex-componentes.

Ex 1 – É isso mesmo, caro adolescente! O mesmo Deus que esteve com José, está com você também! Ele te contempla, sabe das tuas lutas, sabe do investimento que o mundo faz para te tirar dos caminhos do Senhor, mas ele também te diz: Eu estou contigo! Eu sou a tua força, o teu ajudador! Confia em mim e eu te guiarei no caminho excelente, numa vida de vitória até te encontrares comigo e receberes de minhas mãos a recompensa que tenho preparado para ti!

Ex 2 – Assim como Daniel, não te contamines com os manjares que o mundo tem oferecido! Rejeita as drogas, o álcool, os vícios! São armas do adversário para escravizar a tua alma, mas tu já fostes liberto pelo Sangue de Jesus! A tua salvação custou um alto preço! Não desprezes o sacrifício de Cristo por ti! Não troques os excelentes planos de Deus para tua vida, pelos prazeres momentâneos deste mundo que irão te levar à destruição! Sê fiel, sê sóbrio e o Senhor te ajudará em tudo!

Ex 3 – Num mundo que prega o liberalismo, a prostituição, o amor livre, a sensualidade, eu e você temos que ser diferentes! Jesus nos chamou para ser sal e luz! O mundo é um navio que está afundando, mas nós já estamos no barco salva-vidas que é Cristo! Seja diferente! Faça diferença! Deus conta contigo para mostrar a diferença da simplicidade, pureza e beleza de Cristo! Seja como Ester, não se misture com a impureza do mundo, mas mostra em tua vida, em tua ações, em tua sobriedade, a natureza de Cristo em tua vida!

Ex 4 – Seja sóbrio! Assim como o Sansão teve sua vida arruinada, o diabo quer destruir a tua também. Ele está em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar! Mas se tu fores temente ao Senhor, o seu anjo acampa-se ao teu redor e te livra! Anda nos caminhos do Senhor, não troques o segredo que ele tem contigo pelos passageiros prazeres do mundo! O mundo passa e os seus prazeres também, mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre!

Ex 5 – Deus tem muito a fazer na tua vida, adolescente, se fores sóbrio, moderado e fiel ao Senhor! Vigia nos caminhos que tu andas e nas amizades que tens! As más conversações corrompem os bons costumes, mas busca amigos fiéis e tementes a Deus! Se puderes contemplar o que Deus tem para ti... O céu em toda a sua beleza, uma vida eterna com Deus e uma vida de vitória em vitória aqui na terra! É difícil estar na contra mão do mundo, mas o Deus que deu vitória aos adolescentes na Bíblia é o mesmo que te dá a vitória também por Cristo Jesus! Tão somente:

Sóbrios – Sede sóbrios e vigiai!

Ex-componentes – Sede sóbrios e vigiai!

Todos: Hoje, amanhã e sempre: Sede sóbrios e vigiai!

Ore, jejue, decore e compareça aos ensaios. A sua dedicação é muita importante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***

whos.amung.us