23 de agosto de 2010

SEXO NO CASAMENTO


Há algum tempo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou que as pessoas devem ter uma alimentação saudável, fazer sexo e dançar para combater a hipertensão.

A ciência tem descoberto os benefícios do sexo na vida do ser humano. Não podia ser diferente, pois Deus é o criador do sexo. Alguns benefícios do sexo são os seguintes:

O ato sexual previne a arteriosclerose. O orgasmo ajuda a proteger contra s doenças cardíacas, porque libera a endorfina, substância que relaxa as paredes das veias e artérias. A relação sexual é um antídoto contra a depressão, pois durante o ato sexual as taxas de serotonina e dopamina ficam elevadas. As carícias sexuais incentivam a produção da ocitocina, substância que promove sentimentos de afeição e estimula o desejo de proteger a outra pessoa. Praticar sexo ajuda a melhorar a memória, pois durante o orgasmo acontece uma pequena perda da consciência, que pode durar de 20 a 104 segundos, tempo adequado para descansar e recarregar a memória. O ato sexual é um ótimo relaxante muscular. Numa relação sexual, queima-se de 100 a 150 calorias, o que equivale a andar 20 minutos em ritmo normal. Sexo ajuda no combate a celulite, pois melhora a circulação sanguínea.

Mas para que o sexo seja saudável, de fato, precisa de muitas outras atitudes.
1 – Sexo é mais do que pênis e vagina

No casamento, para se cultivar um relacionamento sexual saudável é preciso ampliar a visão e ver que sexo não pode ficar restrito aos órgãos sexuais. Ao falar, ouvir e tocar o cônjuge, mesmo não sendo na cama, já é uma expressão da sexualidade conjugal.

No livro de Cantares existem muitos versículos que mostram a sexualidade presente mesmo antes de experimentarem o prazer do ato sexual.

2 – Aceite-se a si mesmo
Uma sexualidade saudável passar pela auto-aceitação. Uma esposa não desfrutará de uma sexualidade saudável se não aceita, ao olhar-se no espelho, o seu próprio corpo. É claro que o cuidado do corpo é uma necessidade, mas tornar-se obsessiva, já é prejudicial.

3 – Relação sexual é atividade também emocional e espiritual
Quando Deus, em sua Palavra, afirma que ambos, homem e mulher, se tornariam uma só carne, no ato sexual, mostra que há unidade não somente física, mas também emocional e espiritual. O ministro da Saúde acertou, em sua fala, em parte. Na sua concepção, relação sexual é apenas um ato físico. Para o casal cristão, a união sexual deve ser um entrelaçar não somente de pernas e braços, mas também das emoções e alma.

4 – Sexo saudável envolve todos os sentidos
Olfato, audição, tato, visão e paladar devem estar presentes numa relação, embora para os homens a visão seja a mais valoriza e para as mulheres seja a audição, o casal que deseja cultivar um relacionamento sexual saudável deve explorar todos os outros sentidos.

5 – A relação sexual envolve o conhecimento do corpo do cônjuge
A Bíblia diz em 1 Coríntios 7:3 que o nosso corpo pertence ao cônjuge, portanto conhecer o funcionamento do corpo ajuda no momento da relação sexual do casal. Principalmente, em relação às mulheres, em conhecer o ciclo hormonal que ajudará a mostrar o termômetro da libido da esposa. O mapeamento do ciclo hormonal da esposa mostrará ao marido, se dia da caça ou caçador.

6 – Saia da rotina
A rotina acaba matando desejo sexual do casal, por isso a criatividade é um bom elemento para apimentar o relacionamento sexual do casal. Seja criativo, mude o local da relação, faça um jantar romântico, assista um filme romântico juntos, etc. Mas acima de tudo, mantenha a privacidade o respeito mútuo e ainda o padrão bíblico para harmonia conjugal.
 fonte: click familia
Por: Gilson Bifano, com cooperação de Alan Gefferson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us