23 de março de 2011

NÚCLEOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NOS LARES - ORIENTAÇÕES


Muitas igrejas desejam estabelecer Núcleos de Estudos Bíblicos nos Lares (NEB's), porém necessitam de algum orientação quanto ao procedimento.
Nossa sugestão é que sejam estabelecidos muitos Núcleos não só nos lares, mas em fábricas, colégios e que, posteriormente poderão se tornar Congregações e Igrejas.
Estamos oferecendo um manual de Orientação, simples, com várias opções dentro das possibilidades de cada igreja.

I - BASES BÍBLICAS

O Pastor Irland Pereira de Azevedo, referindo-se à importância do lar no Novo Testamento, diz: "O ministério de Jesus desenvolveu-se em íntima relação com os lares, por isso muitos dos seus ensinos foram ministrados no seio das famílias" (João 4:46-54 e Lucas 19:1-10).
Na Igreja Primitivas, de modo semelhante, o lar teve um papel extremamente relevante, visto os lares serem extensão da Igreja, como bem de pode observar em Atos 10:24, Romanos 16:5, Colossenses 4:15 e Filemon 2.
Os lares precisam ser redescobertos pelas igrejas como fonte de evangelização dos perdidos e edificação dos crentes.
Sua igreja pode crescer muito mais se tiver um programa sério de Estudos Bíblicos nos Lares.


II - MODALIDADES DE NÚCLEOS DE ESTUDOS BÍBLICOS

Poderão ser estabelecidos vários tipos de Núcleos de Estudos Bíblicos nos Lares, dependendo dos objetivos propostos. Alguns exemplos:
1. Núcleos para edificação e comunhão - Algumas igrejas têm usado este método com grandes resultados. Estes Núcleos visam prioritariamente ajudar os crentes a crescerem no conhecimento da Palavra de Deus. São Núcleos constituídos basicamente por crentes. Duas ou três famílias, ou oito a dez pessoas, se reúnem semanalmente para estudos bíblicos e comunhão. Pode o Núcleo se realizar em local fixo ou rotativo, dependendo da conveniência do grupo. Poderá ser estudado um livro da Bíblia, ou lições especiais de doutrinamento, ou mesmo um bom livro, sendo abordado um capítulo por semana, etc. É preciso Ter muito cuidado para não se haver desvio doutrinário ou se formarem "igrejinhas": comunidade independente e desvinculada da igreja. Seria aconselhável que o próprio pastor tivesse a coordenação desses Núcleos.

2. Núcleos para evangelização - Os Núcleos nos lares constituem excelente meio de evangelização. Muitas igrejas já despertaram para esta realidade; outras, porém, ainda não descobriram a bênção que é se voltar para este método que não é novo, pelo contrário, a Igreja Primitiva já o aplicava. Sua igreja pode crescer muito mais se começar já a evangelizar através dos Núcleos nos lares. Embora a base deste programa seja o lar, deve ele se estender, de maneira ampla, a todo relacionamento dos crentes. É preciso motivar e oferecer condições aos estudantes de nossas igrejas para que estabeleçam Núcleos de Estudos Bíblicos em seus colégios, universidades, reunindo ali seus colegas; os que são empregados estabeleçam Núcleos de Estudos Bíblicos em seu trabalho com seus companheiros; os patrões estabeleçam Núcleos com seus empregados; Núcleos nos hospitais, quartéis, presídios, enfim, em toda parte onde houver oportunidade de sentar com, pelo menos, mais uma pessoa para estudar a Palavra de Deus de maneira sistemática.


III - DURAÇÃO DOS NÚCLEOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NOS LARES

Quanto à duração, os Núcleos de Estudos Bíblicos nos lares poderão variar dependendo de seus propósitos.
a) Núcleos permanentes - Poderão ser estabelecidos Núcleos sem duração pré-determinada. Permanecerão ativos enquanto houver interesse da igreja e dos componentes do grupo. Algumas igrejas mantêm alguns Núcleos já por cinco anos ininterruptos, com excelentes resultados.
b) Núcleos temporários - Pode se estabelecer Núcleos com duração pré-determinada. Inicia-se um Núcleo para duração de um mês, três meses, seis meses ou mesmo um ano. Algumas igrejas estão realizando excelente trabalho de evangelização através de Núcleos nos lares, formados com o fim específico, de estudar quatro lições apenas, ou seja, quatro semanas ou um mês. Após a conclusão das lições, os participantes recebem um certificado de conclusão e o Núcleo encerra, então, suas atividades, podendo, no entanto, prosseguir se houver interesse do grupo.


IV - COMO SE INICIAR NÚCLEOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NOS LARES PARA
EVANGELIZAÇÃO

1. O primeiro passo é procurar conscientizar a igreja quanto à necessidade dos lares serem abertos para a evangelização. Seria muito bom a igreja ouvir mensagens mostrando como Deus, no passado, utilizou lares como meio de evangelização, como por exemplo, a casa de Cornélio, conforme Atos 10.
2. O segundo passo é a mobilização dos lares. Para os Núcleos temporários, sem dúvida, será mais fácil encontrar lares disponíveis. Oferecer um lar para um Núcleo durante um mês ou três meses é bem mais fácil que oferecê-lo por tempo indeterminado. Mesmo assim, é necessário muito trabalho e persistência, para se conseguir o maior número possível de lares onde serão estabelecidos Núcleos de Estudos Bíblicos. Segue abaixo sugestão de ficha para arrolamento de lares. Fichas suficientes devem ser feitas para ampla distribuição a todos os lares, com antecedência de dois meses, até que seja alcançado o número de lares estabelecido como alvo. É importante se fazer um alvo: cinco, dez, cem núcleos...Deus honra a nossa fé.


V - TREINAMENTO DE LÍDERES

É muito importante haver líderes treinados para a direção dos Núcleos de Estudos Bíblicos nos lares para que não haja desvios e para que se alcance o propósito desejado.
Com antecedência mínima de três meses, lançar a Ficha de Arrolamento de Líderes, que pode ser entregue pessoalmente pelo pastor aos líderes que ele desejar ou, então, ser entregue a toda a igreja, para se descobrir novos líderes, pessoas que desejam ser treinadas para liderar Núcleos.
Quando já se houver alcançado o número suficiente de líderes, então, com um mês de antecedência, deve haver encontros com todos os líderes cadastrados para um treinamento específico, mostrando-lhes seu papel e como deve funcionar cada Núcleo. É aconselhável que o pastor faça com este grupo uma reunião que sirva de modelo. Neste encontro, o pastor agiria exatamente como se estivesse dirigindo um Núcleo, inclusive fazendo a lição e envolvendo todos os líderes presentes no estudo. Se possível, todas as lições a serem ministradas pelos líderes nos lares, deveriam ser feitas nestas reuniões de treinamento.

a) Qualificações de um líder
1. Ser um crente de maturidade espiritual. Deve ser um crente que ame profundamente a Palavra de Deus e que se dedique ao estudo diário da Bíblia.
2. Ser um crente que cultive uma vida devocional regular com o Senhor.
3. Ser um crente que tenha profundo amor pelas almas perdidas e por elas interceda em oração.
4. Seja fiel ao Senhor, encarando com muita seriedade e amor o compromisso semanal com o grupo.

5. Que seja pontual, chegando sempre antes da hora determinada para o encontro (pelo menos 15 minutos antes).
6. Que seja estudioso e tenha sempre bem preparado o estudo a ser ministrado.
7. Não deve ser uma pessoa questionadora, defensiva ou autoritária. Há de ser flexível, sem comprometer a verdade.


b) Orientações gerais ao líder
1. Chegar mais cedo. Verificar se tudo está em ordem. Procurar criar um ambiente propício para o estudo.
2. Juntamente com a família hospedeira, receber alegremente os visitantes, ajudando-os a se acomodarem e, no momento adequado, apresentá-los gentilmente ao grupo.
3. Iniciar e terminar no horário. A reunião não deve exceder a uma hora.
4. Iniciar com oração ou orações. Os grupos essencialmente evangelísticos devem se limitar ao estudo bíblico, dispensando, inclusive os cânticos.
5. O número de pessoas não deve exceder a 10 pessoas e, no máximo, a 15 pessoas. Além deste número é aconselhável que se subdivida o grupo em dois ou mais. Não olhar para o número pequeno de participantes; desde que duas ou três pessoas estejam dispostas a estudar a Bíblia, iniciar o Núcleo no lar.
6. Não dar aspecto de pregador. Um Núcleo de Estudos Bíblicos nos lares não é a mesma coisa que um Culto público. O líder do grupo não será um pregador.
7. Não fazer sermões. Um bom líder é aquele que fala pouco e consegue a participação de todos. Não responder as perguntas das lições, mas conduzir o grupo na resposta. De preferência, o líder deve estar assentado ao nível dos participantes, em círculo e não atrás de uma mesinha como pregador.
8. Com muito cuidado e delicadeza, não permitir que os "falantes" dominem a conversa. Pode-se sair bem desta situação, dizendo: "...ótimo...agora vamos ouvir a opinião do 'fulano de tal' que não tem falado muito em nossa reunião".
9. Ser sábio. Quando fizer perguntas diretas, fazê-lo com cuidado para não inibir a pessoa ou deixá-la envergonhada.
10. Não permitir que haja desvio do assunto, fazendo-o delicadamente e com sabedoria.
11. Dar atenção a cada pessoa do grupo. Respeitar a opinião de todos, ainda que não concordando com ela.
12. Evitar discussões e polêmicas
13. Evitar fazer críticas a pessoas ou religiões.



VI - CONVITES À VIZINHANÇA

Estes Núcleos de Estudos Bíblicos nos Lares são específicos para evangelização; não têm o propósito de reunir famílias da igreja para comunhão, mas sim de conseguir a participação dos vizinhos. Sabe-se que é mais fácil alguém vir à casa dum vizinho do que à igreja. Por isso, nestes Núcleos certamente teremos a participação de poucos crentes, talvez somente a família hospedeira e o líder, sendo as demais pessoas não crentes. Mas, para que isso aconteça é muito importante esta preparação da família hospedeira.
É preciso conscientizá-la de que é responsável pelo sucesso do Núcleo. Trazemos, também, um modelo de convite, que deve ser preparado pela igreja e entregue a cada família hospedeira. Sugerimos que cada uma fique com a responsabilidade de distribuir convites em 30 casas ao redor da sua. O líder deve dar toda assessoria a família hospedeira, ajudando-a no preenchimento dos dados e na distribuição.
VII - ENTREGA DOS CERTIFICADOS

Ao término do Núcleo de Estudos Bíblicos nos lares, após completadas as lições, todos os participantes que concluíram 70% das lições, devem ser convidados a receber um Certificado em Culto solene na igreja, onde todos, nominalmente, são chamados, recebendo também, se possível, um Novo Testamento. Neste dia, certamente muitos confirmarão publicamente sua decisão ao lado de Jesus Cristo.
VIII - ORIENTAÇÕES À FAMÍLIA HOSPEDEIRA

Nesta modalidade de Núcleos, com fim específico de evangelizar, não é necessário ser realizado apenas em lares de pessoas crentes.
Qualquer pessoa que queira oferecer o seu lar para, ali, ser estudada a Palavra de Deus deve ser atendida. Sabe-se, no entanto, que Núcleos de Estudos Bíblicos nos lares de crentes fiéis e piedosos produzirão resultados muito maiores.
Os lares de crentes que forem abertos para Núcleos de Estudos Bíblicos devem atentar para as seguintes informações (os membros da família hospedeira devem estar muito conscientes de suas responsabilidades que, abaixo, estão enumeradas):

1. Amar profundamente as almas perdidas e estar orando objetivamente pela salvação dos vizinhos. Sugerimos que orem diariamente, em família, nos Cultos domésticos, pelos vizinhos, mencionando-os nominalmente a Deus ou, se não souberem os nomes, orem pelos números das casas. Esta atitude levará a família toda a se interessar pela salvação dos vizinhos.
2. Preencher os convites, colocando o local, data e horário das reuniões. Entregar pessoalmente ao redor de sua casa. Sugerimos que cada família seja responsável por entregar convites, no mínimo, a 30 casas vizinhas. É bom destacar que não se entregue convites somente a vizinhos conhecidos, mas sim a todos, de casa em casa.
Não é obrigação da família hospedeira garantir que os vizinhos venham, mas é sua obrigação entregar, em oração, os convites, deixando os resultados com Deus.
3. Oferecer sempre um ambiente acolhedor, amigável. É muito importante receber o vizinho à porta, dando-lhes as boas-vindas com bastante alegria. Procurar deixar o visitante bem à vontade, sem muitas formalidades, bem descontraidamente. Verificar se a iluminação interna e externa são suficientes. Providenciar cadeiras com antecedência, para evitar atropelo de última hora. Os aparelhos de rádio e TV devem ser desligados, pelo menos, dez minutos antes do início da reunião.4. As crianças - Em todos os grupos familiares existirão crianças. Elas precisam de um bom atendimento. Não devem ser esquecidas ou desprezadas. Jesus deixou-nos magnífico exemplo de interesse pelas crianças (Mateus 19:13-15); Marcos 10:13-16; Lucas 18:15-17). O grupo deve encontrar a melhor maneira de atender as crianças. Eis algumas sugestões:
a) Criar uma classe especial para elas na mesma casa onde se reúne o grupo ou em casa próxima. b) Criar um Clube Bíblico no templo, onde seus pais possam deixar seus filhos enquanto participam do grupo familiar. A prática tem demonstrado que o melhor é ter uma atividade dirigida na mesma casa.
Não deve ser uma atividade formal. Elas devem formar um grupo dinâmico que tenha brincadeiras, trabalhos manuais, estudos, histórias, cânticos e lanches. Um bom líder para as crianças muito fará por elas. Este pode ser um homem ou uma mulher. Os homens, assim como as mulheres, alcançarão grande êxito no trabalho com as crianças.
5. Evitar oferecer lanches, refrigerantes, etc. É preferível fazer uma lembrancinha, como marcador de Bíblia, por exemplo, para oferecer a cada participante.
IX - MATERIAL UTILIZADO NOS NÚCLEOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NOS LARES

1. A Bíblia - A Bíblia sempre será o livro básico para os Núcleos de Estudos Bíblicos nos lares. É aconselhável que as lições a serem estudadas sejam baseadas num só livro do Novo testamento, para facilitar aos visitantes a localização do texto. Por exemplo: lições baseadas no Evangelho de João, de Lucas, etc.
2. Lições para os estudos -Além das 4 lições no Evangelho de Jõao, Série Alternativa oferecidas ao final deste manual, temos muitos outros estudos bíblicos preparados especialmente para pequenos grupos. Se necessitar mais material envie-nos um e-mail.
odilon.sp@bsnet.com.br. Eis alguns dos títulos que dispomos:
a)
Quatro lições no Evangelho de João - Série Este é Jesus
b) Quatro lições Evangelísticas - Série O Amor de Deus
c) Quatro lições no Evangelho de Mateus

3. Ficha de matrícula  
4. Certificado  
5. Convite
6. Arrolamento de lares 
7. Arrolamento de líderes

Veja alguns modelos abaixo:
OFERECIMENTO DE LAR
Ofereço meu lar para realização de Núcleo de Estudo Bíblico e assumo a Responsabilidade de entregar convites a, pelo menos, 30 casas ao redor do meu lar. Melhor dia para funcionamento do Núcleo:
               ( ) 2ª feira ( ) 3ª feira ( ) 4ª feira ( ) 5ª feira ( ) 6ª feira ( ) Sábado ( ) manhã ( ) tarde ( ) noite
                Nome: ____________________________________________________________
                Endereço: __________________________________________________________



TREINAMENTO DE LÍDERES
Desejo ser treinado para dirigir um ou mais Núcleos de Estudos Bíblicos nos lares. Estou disposto a ajudar a família hospedeira na distribuição de convites. Minha disponibilidade:
        ( ) 2ª feira ( ) 3ª feira ( ) 4ª feira ( ) 5ª feira ( ) 6ª feira ( ) Sábado ( ) manhã ( ) tarde ( ) noite
            Nome: ____________________________________________________________
            Endereço: __________________________________________________________



C O N V I T E
"Disse Jesus: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim" João 14:6
PARA: ____________________________________
Você e sua família estão convidados a participar do Núcleo de Estudo Bíblico que será realizado em nossa casa. Estudaremos de maneira informal, o Evangelho de João. Local: ____________________________________
Data: _____________________ Horário: __________________ De: _________________________
                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us