15 de junho de 2012

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM BÍBLICA


ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM BÍBLICA

Definição:

Atividades baseadas na experiência, com idade apropriada que envolvem as crianças na aprendizagem sobre a Bíblia. Clareza e compreensão das verdades Bíblicas vem de atividades de participação.

Características:

  • Cada atividade focalizada na descoberta dos conceitos Bíblicos.
  • As atividades são interessantes e são formuladas para ajudar as crianças a aprenderem.
  • A aprendizagem é clarificada através do diálogo/avaliação.
  • Os participantes realizarão atividades que vão de encontro com estilos diferentes de aprendizagem.
  • As atividades serão elaboradas umas nas outras para completar a compreensão do alvo da lição.

Para que servem as atividades de Aprendizagem Bíblica?

  • Preparar para o estudo.
  • Aplicação das verdades Bíblicas.
  • Aprendizagem da informação.
  • Socialização.
  • Criar ilustrações concretas da lição.
  • Cooperação.
  • Preparação para o serviço.

O ciclo da Aprendizagem:

  1. Aprendiz Imaginativo                       Por que?

  2. Aprendiz Analítico                            O que?

  3. Aprendiz do senso comum                Como?

  4. Aprendiz Dinâmico                           E se?


Tipos de Atividades?

v  Música.
v  Missões.
v  Natureza.
v  Ciência.
v  Dramatização.
v  Histórias.
v  Marionetes.
v  Escritura.
v  Jogos.
v  Atividades manuais.
v  Atividades em grupo.
v  Atividades escritas.

Estilo de Aprendizagem
Seção da Lição
Atividades
Aprendiz Inovador
Boas Vindas
  • Atividades escritas: poesia, cartas, cartões, peças.
  • Atividades manuais.
  • Discussão de grupo, expressão dos sentimentos.
  • Dramatização e charadas.


Aprendiz Analítico
Lição
  • Explicação, lições objetivas.
  • Tarefa com leitura, pesquisas em dicionário e concordância.
  • Estudo do mapa, memorização.
  • Relatórios escritos.


Aprendiz de Senso Comum
Aplicando
a
Lição
  • Experiências, criando algo novo.
  • Fazendo um boletim ou cartaz.
  • Criando projetos artísticos.
  • Formulando peças, exercícios e mensagens codificadas.

Aprendiz Dinâmico
Compartilhando a
Lição
  • Atividades onde a estratégia é estabelecida, marcada.
  • Eventos de grupo e competitivos, revezamento.
  • Situações experimentais ou simuladas.
  • Produzindo uma encenação.


Atividades de Aprendizagem Bíblica
Ensinando de tal forma que as crianças possam se lembrar

Quais são as atividades de Aprendizagem Bíblica?
Aprendendo ao realizar experiências reais ou simuladas.

  • Bíblia
    As Atividades de Aprendizagem Bíblica levam as crianças para a Bíblia.

  • Aprendizagem
    Sem muito trabalho
    Existe para ajudar as crianças a compreenderem um conceito Bíblico

  • Atividades
    Não devem ser explicação
    Aprender fazendo
    Criar oportunidades para experimentar algo

Características da Aprendizagem Ativa

Por que atividade ativa funciona

  • Ênfase na aprendizagem – não no ensino.
  • É o processo da informação para o aprendiz.
  • As crianças se lembram do que processam ativamente.
  • Os resultados demonstram o que aprenderam.
  • Os adultos avaliam o que os alunos aprenderam.
  • Uma quantidade de informação é coberta com maior aprendizagem.

Vantagens da Aprendizagem Ativa

 O problema em estabelecer Atividades de Aprendizagem Bíblica que valha a pena!

  • As crianças aprendem na velocidade delas.
  • Aprendizagem é autodirecionado.
  • Cada pessoa precisa estar ativamente envolvida.
  • As crianças têm uma medida de controle em uma situação de aprendizagem.
  • As crianças têm uma escolha de atividades.
  • Ninguém se cansa.

Desvantagens da Aprendizagem de Atividades Bíblicas

Identificando o problema já metade do caminho para a solução

  • O nível do barulho poderá ser maior.
  • Você precisará de materiais para as crianças trabalharem.
  • Você precisa ser organizado.
  • Os adultos querem fazer tudo.

Por que precisamos de Aprendizagem Ativa na Igreja?

Os alunos se lembram do que fazem

Se os alunos não conseguem se lembrar da informação da semana passada, este é um grande indício de não terem aprendido muito. Eles precisam se envolver mais ativamente na aprendizagem.

Aprendizagem e Lembrança

Quanto mais a pessoa experimenta, mais se lembra.

Que tipos de Atividades de Aprendizagem Bíblica existem?

Qualquer atividade pode ser adaptada para aprendizagem.

Tipos de Atividades de Aprendizagem Bíblica

Escolha o tipo: dê às crianças a oportunidade de escolher.

  • Atividades de Pesquisa
  • Atividades Criativas de Escrita
  • Atividades Artísticas
  • Dramatizações
  • Atividades de Simulação da vida real
  • Jogos e quebra cabeças
  • Atividades Experimentais

Atividades de Pesquisa

Atividades de Pesquisa fazem com que as crianças mais velhas investiguem informação.

  • Estudos em mapas
  • Pesquisa em dicionários
  • Pesquisa em concordâncias
  • Pesquisa Bíblica

Atividades Criativas de Escrita

As crianças de todas as idades colocam seus pensamentos em palavras ao escrever ou digitar.

  • Cartas
  • Poemas, textos e cânticos
  • Histórias Bíblicas
  • Jornais da classe
  • Cópias de propaganda de fé e virtude

Atividades Artísticas

As crianças de todas as idades se expressam através da pintura e da linha.

  • Painéis
    Figuras pintadas
    Colagens com figuras de revistas – palavras e figuras.

  • Cartões
  • Livros para pintar
  • Selos e silhuetas

Atividades Artesanais

Atividades artesanais podem ajudar as crianças a testemunharem.

  • Marionetes
    Bonecos de saco de papel
    Bonecos de meia
  • Modelos
    Escultura
    Construção
  • Maquetes
  • Mapas com relevo
  • Atividades artísticas em pratos de papel

Dramatizações

As crianças de todas as idades apreciam dramatizar.

  • Textos e dramatizações.
  • Charadas.
  • Histórias dramatizadas.
  • Histórias Bíblicas interagidas.
  • Dramatização com bonecos.
  • Dramatizações com sombra.

Atividades de Simulação da Vida

As criancinhas podem brincar de casinha; juvenis planejam em ter uma casa.

  • Atividades relacionadas com alimentação
    Fazendo lanches
    Preparando comida para desabrigados
  • Planejando e Elaborando
    Um casamento
    Um programa
    Criando um bebê
    Organizando uma casa
  • Orçamento e Mordomia

Mais Atividades de Simulação da Vida

Estas atividades ajudam as crianças a aplicarem a lição na vida do dia a dia.

  • Vivência Familiar
    Brincando de casinha
  • Vivência Comunitária
    Interagindo como ajudantes comunitários
  • Caminha segura, queda segura
  • Cenários da vida
    Dando conselho, encenações de soluções

Jogos e Quebra Cabeças

O uso de jogos e quebra cabeças esporádicos: relacionando-os com a lição.

  • Envolvendo jogos com perguntas
    Perguntas simples
    Os alunos serão premiados por causa das respostas corretas.
  • Jogos com uma rápida aprendizagem
    Para memorizar um verso ou passagem
  • Quebra cabeças
    Para revisar uma seqüência
  • Códigos
    Textos e mensagens codificadas.

Escolhendo Atividades para uma Lição

Como planejar uma lição ativa?

  • Conserve o foco na lição Bíblica.
  • Escolha uma variedade de atividades.
  • Movimente as atividades em volta dos objetivos da lição.
  • Não ensine somente pelos fatos; ensine para que haja compreensão.
  • Ajude as crianças a experimentarem a histórias por elas mesmas.

Modos de Aprendizagem

Para as criancinhas planeje um centro separado de aprendizagem para cada modo.

  • Modo Visual
    Vendo
  • Modo Auditivo
    Ouvindo
  • Modo Tátil
    Manipulando, tocando
  • Modo Experimental
    Fazendo

Atividades Visuais

“Adivinhe o que eu vi!”

  • História em feltro
  • Vídeos, e amostra de slides
  • Cânticos ilustrados
  • Lições objetivas
  • Figuras, cartazes e faixas
  • Vendo uma maquete

Atividades Auditivas

“Adivinhe o que eu ouvi!”

  • Versos áureos musicais
  • Histórias sendo contadas
  • Jogos ouvidos
  • Fitas e discos
  • Efeitos sonoros
  • Jograis e corais (falar os versos áureos)

Atividades Táteis

“Veja o que fiz!”

  • Projetos criativos escritos (figura)
  • Projetos artísticos e artesanais
  • Manipulação de bonecos
  • Fazendo quebra-cabeça
  • Atividades com papel e lápis
  • Projetos de construção
  • Esculpindo e modelando com argila

Atividades Experimentais

“Adivinha o que eu fiz!”

  • Projetos de mãos na massa
  • Envolvendo a vida da igreja
    Participando de uma reunião
    Orando, dizimando, jejuando
  • Testemunhando
  • Atividades de simulação da vida
  • Passeios
  • Caminhadas

Supervisionando as Atividades de Aprendizagem Bíblica

O que os líderes fazem para ajudar as crianças aprenderem destas atividades?

  • Fazem com que as crianças se sintam incluídas
    Especialmente aquelas que chegam depois que alguma atividade tenha começado
  • Dizem o nome de cada atividade
  • Dão instruções claras para a atividade
  • Provêm todos os materiais necessários
  • Reconhecem o esforço de cada pessoa
  • Comentam com as crianças o que elas estão fazendo

Dando Instruções

Instruções claras e concisas ganham tempo e ajudam na aprendizagem

Dando Instruções para uma atividade

As instruções que você dá podem ajudar o estragar o processo da aprendizagem.

  • Faça com que as instruções sejam claras e concisas
    Diga-lhes o que farão
    Mostre o produto final (opcional)
  • Diga o que fazer
    Passo a passo
    Na ordem que irão realizar
    Comece cada passo com um verbo – pegue, corte, cole, pinte e etc
  • Dê as instruções por escrito

Providenciando Materiais

Os materiais não precisam custar o tanto que você imagina

Materiais para se ter à mão

Alguns materiais, como tesouras e colas você também poderá usar numa Escola Cristã de Férias.

  • Equipamento
    Tesouras, colas, réguas, fita adesiva.
  • Suprimentos mais usados
    Todos os tipos de papel
    Canetinhas, lápis de escrever, lápis de cor, lápis de cera.
  • Suprimentos eficazes mas opcionais
    Cartolina, prato de papel, cartõeszinhos
  • Materiais reciclados
    Linhas, lãs, clipes de papel, pano, folhas, cascas de árvores, galhinhos, canudinhos, velas, pedaços de lápis.

Materiais, contin.
“Coloque a lista dos suprimentos no boletim da igreja: ‘mães de Israel’ e você terá tudo que estiver precisando”.

  • Materiais que você poderá substituir ou fazer
    Cartaz de pintura, pintura a dedo, massinha, tinta
  • Materiais caseiros e baratos
    Sementes, feijões, sal, farinha, sabão, papel alumínio, papel de cera

Aprendendo das Atividades

Depois que as crianças realizam uma atividade, certifique-se de que elas entenderam os efeitos.

  • Deixe as crianças fazerem as atividades
    Não faça as atividades por elas.
    Dê liberdade para que elas façam da maneira delas.
    Se possível, planeje atividades que elas possam escolher.
  • Aja como treinador, alegrando-as.
    Reconheça seus esforços.
  • Ajude as crianças a processarem o que aprenderam
    Avalie e discuta as atividades

Avaliando e Discutindo as Atividades

Avaliar e discutir ajuda as crianças a processarem o que aprenderam

  • Comente sobre o que elas fizeram
    Peça que mostrem o que fizeram ou criaram
    Deixe-as falar o que pretenderam fazer
  • Comente o que elas aprenderam
    Pergunte-as como se sentem em relação a atividade
    Pergunte o que aprenderam da atividade
  • Relacione a atividade com a Bíblia
    Pergunte o que a atividade lhes fala sobre o verso Bíblico
  • Aplique o que elas aprenderam com a vida real de hoje.

Aplicando o que Aprenderam

O último um quarto de tempo deveria ser dedicado a aplicação da lição

  • Pergunte às crianças, “O que Deus está querendo nos dizer através desta história (ou verso Bíblico)?”
    Que deveríamos .... (fazer algo ou não fazer)
  • Procure o princípio
    Declare o princípio como mensagem
  • Faça com que as crianças façam algo que
    Compartilhem a mensagem
    Assumam a mensagem

Típica Aplicação das Atividades

Facilite a aplicação e o compartilhamento da mensagem da lição

  • Compartilhe a mensagem e o verso Bíblico criando:
    Cartões
    Balões com mensagens
    Cartas/poemas/cânticos/brincadeiras
    Um texto para encenação de uma situação da vida real que os faça falar/demonstrar a mensagem.
  • Desafie as crianças a seguirem a mensagem, compartilhem-na durante a semana.



Quatro Necessidades Básicas (Barrie Bannett)

ATMOSFERA
BENEFÍCIOS
MÉTODOS

GANHANDO

O que um professor faz ou diz para fortalecer seu relacionamento com os alunos.

  • Desenvolvimento de relacionamentos.
  • Desenvolvendo amizades.

UMA COESÃO POSITIVA
Os relacionamentos entre:
Aluno<>Aluno
Aluno<>Professor

  • Nós “pertencemos” “Alguém me valoriza”.

EXCLUSIVIDADE

Certifique-se de que todas as crianças se sintam parte do grupo, “pertencem”.

  • Parte de um grupo “Faço parte de algo grande”.

AMBIENTE SEGURO

Certifique-se de que ninguém se sinta “em risco”.




  • Ambiente de aprendizagem.
  • Autoconfiante.
  • Habilidades interpessoais.
  • Motivação.


Mau comportamento de aluno


Exemplos:

è Gritar.
è Levantar e caminhar pela sala.
è Fazer barulho com objetos tipo uma caneta (batendo a caneta na cadeira).
è Conversa.
è Batendo, beliscando ou puxando os outros.
è Falando fora da hora.
è Empurrando a cadeira.
è Fazendo caras.
è Ignorando o professor e não escuta nada.
è Palhaço da classe.
è Tagarelando ou mexericando.
è Apelidando os outros com insultos.
è Atrapalhando e incomodando as outras crianças.

Razões Comuns do Mau Comportamento dos Alunos:

è Atenção

è Controle

è Vingança

è Vítima

Disciplina Preventiva



A
 
A.  Sinais de Silêncio:

è Áudio

è Visual

è Toque

B. Transições


è

 
Quando:


è O que:

è Quem:



Habilidades de Impacto


Quando um aluno se comporta mal, o objetivo do professor é combinar o mau comportamento com uma resposta apropriada. A resposta deveria diminuir a chance de rebeldia e não o seu aumento.

è Tom da voz.


è Linguagem corporal


è Esteja disposto a “abraça-la” e não “amassa-la”.

Exemplos:

1 o Impacto: Respostas em voz baixa
Definição:
  • Estas respostas são “mínimas” ou quase “nada”.
  • Elas não param com o fluxo da lição, são rápidas e quietas.
  • Elas não favorecem o aumento da emoção mas sim a diminuição.

Habilidades:
1.                   Proximidade.
2.                   Toque.
3.                   Gesto.
4.                   Olhar.
5.                   Pausa.
6.                   Ignorar.
7.                   Nome do aluno.
8.                   Lide com o problema e não com o aluno.

Situação:

Resposta/Resolução

2 o Impacto: Enquadrando

Definição:
Uma habilidade respondida ao um comportamento depois do 1o impacto ter sido utilizado e o mau comportamento repetido.

Habilidades:
1.                   Você faz uma pausa (pára de falar).
2.                   Vira na direção do aluno (enquadrando-o).
3.                   Fale o mínimo para que o aluno pare (optional).
4.                   Termine com um “Obrigado ou Muito Obrigado”.

Situação:

Resposta/Solução



Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us