ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM BÍBLICA
Definição:
Atividades baseadas na experiência, com idade apropriada que
envolvem as crianças na aprendizagem sobre a Bíblia. Clareza e compreensão das
verdades Bíblicas vem de atividades de participação.
Características:
- Cada
atividade focalizada na descoberta dos conceitos Bíblicos.
- As
atividades são interessantes e são formuladas para ajudar as crianças a
aprenderem.
- A
aprendizagem é clarificada através do diálogo/avaliação.
- Os
participantes realizarão atividades que vão de encontro com estilos
diferentes de aprendizagem.
- As
atividades serão elaboradas umas nas outras para completar a compreensão
do alvo da lição.
Para que servem as atividades de Aprendizagem Bíblica?
- Preparar
para o estudo.
- Aplicação
das verdades Bíblicas.
- Aprendizagem
da informação.
- Socialização.
- Criar
ilustrações concretas da lição.
- Cooperação.
- Preparação
para o serviço.
O ciclo da Aprendizagem:
- Aprendiz
Imaginativo Por
que?
- Aprendiz
Analítico O
que?
- Aprendiz
do senso comum Como?
- Aprendiz
Dinâmico E
se?
Tipos de Atividades?
v Música.
v Missões.
v Natureza.
v Ciência.
v Dramatização.
v Histórias.
v Marionetes.
v Escritura.
v Jogos.
v Atividades
manuais.
v Atividades
em grupo.
v Atividades
escritas.
Estilo de
Aprendizagem
|
Seção da Lição
|
Atividades
|
Aprendiz Inovador
|
Boas Vindas
|
|
Aprendiz Analítico
|
Lição
|
|
Aprendiz de Senso Comum
|
Aplicando
a
Lição
|
|
Aprendiz Dinâmico
|
Compartilhando a
Lição
|
|
Atividades de Aprendizagem Bíblica
Ensinando de tal
forma que as crianças possam se lembrar
Quais são as atividades de Aprendizagem Bíblica?
Aprendendo ao realizar experiências reais ou simuladas.
- Bíblia
As Atividades de Aprendizagem Bíblica levam as crianças para a Bíblia.
- Aprendizagem
Sem muito trabalho
Existe para ajudar as crianças a compreenderem um conceito Bíblico
- Atividades
Não devem ser explicação
Aprender fazendo
Criar oportunidades para experimentar algo
Características da Aprendizagem Ativa
Por que atividade ativa funciona
- Ênfase
na aprendizagem – não no ensino.
- É
o processo da informação para o aprendiz.
- As
crianças se lembram do que processam ativamente.
- Os
resultados demonstram o que aprenderam.
- Os
adultos avaliam o que os alunos aprenderam.
- Uma
quantidade de informação é coberta com maior aprendizagem.
Vantagens da Aprendizagem Ativa
O problema em
estabelecer Atividades de Aprendizagem Bíblica que valha a pena!
- As
crianças aprendem na velocidade delas.
- Aprendizagem
é autodirecionado.
- Cada
pessoa precisa estar ativamente envolvida.
- As
crianças têm uma medida de controle em uma situação de aprendizagem.
- As
crianças têm uma escolha de atividades.
- Ninguém
se cansa.
Desvantagens da Aprendizagem de Atividades Bíblicas
Identificando o problema já metade do caminho para a solução
- O
nível do barulho poderá ser maior.
- Você
precisará de materiais para as crianças trabalharem.
- Você
precisa ser organizado.
- Os
adultos querem fazer tudo.
Por que precisamos de Aprendizagem Ativa na Igreja?
Os alunos se lembram do que fazem
Se os alunos não conseguem se lembrar da informação da
semana passada, este é um grande indício de não terem aprendido muito. Eles
precisam se envolver mais ativamente na aprendizagem.
Aprendizagem e Lembrança
Quanto mais a pessoa experimenta, mais se lembra.
Que tipos de Atividades de Aprendizagem Bíblica existem?
Qualquer atividade pode ser adaptada para aprendizagem.
Tipos de Atividades de Aprendizagem Bíblica
Escolha o tipo: dê às crianças a oportunidade de escolher.
- Atividades
de Pesquisa
- Atividades
Criativas de Escrita
- Atividades
Artísticas
- Dramatizações
- Atividades
de Simulação da vida real
- Jogos
e quebra cabeças
- Atividades
Experimentais
Atividades de Pesquisa
Atividades de Pesquisa fazem com que as crianças mais velhas
investiguem informação.
- Estudos
em mapas
- Pesquisa
em dicionários
- Pesquisa
em concordâncias
- Pesquisa
Bíblica
Atividades Criativas de Escrita
As crianças de todas as idades colocam seus pensamentos em
palavras ao escrever ou digitar.
- Cartas
- Poemas,
textos e cânticos
- Histórias
Bíblicas
- Jornais
da classe
- Cópias
de propaganda de fé e virtude
Atividades Artísticas
As crianças de todas as idades se expressam através da
pintura e da linha.
- Painéis
Figuras pintadas
Colagens com figuras de revistas – palavras e figuras.
- Cartões
- Livros
para pintar
- Selos
e silhuetas
Atividades Artesanais
Atividades artesanais podem ajudar as crianças a
testemunharem.
- Marionetes
Bonecos de saco de papel
Bonecos de meia - Modelos
Escultura
Construção - Maquetes
- Mapas
com relevo
- Atividades
artísticas em pratos de papel
Dramatizações
As crianças de todas as idades apreciam dramatizar.
- Textos
e dramatizações.
- Charadas.
- Histórias
dramatizadas.
- Histórias
Bíblicas interagidas.
- Dramatização
com bonecos.
- Dramatizações
com sombra.
Atividades de Simulação da Vida
As criancinhas podem brincar de casinha; juvenis planejam em
ter uma casa.
- Atividades
relacionadas com alimentação
Fazendo lanches
Preparando comida para desabrigados - Planejando
e Elaborando
Um casamento
Um programa
Criando um bebê
Organizando uma casa - Orçamento
e Mordomia
Mais Atividades de Simulação da Vida
Estas atividades ajudam as crianças a aplicarem a lição na
vida do dia a dia.
- Vivência
Familiar
Brincando de casinha - Vivência
Comunitária
Interagindo como ajudantes comunitários - Caminha
segura, queda segura
- Cenários
da vida
Dando conselho, encenações de soluções
Jogos e Quebra Cabeças
O uso de jogos e quebra cabeças esporádicos: relacionando-os
com a lição.
- Envolvendo
jogos com perguntas
Perguntas simples
Os alunos serão premiados por causa das respostas corretas. - Jogos
com uma rápida aprendizagem
Para memorizar um verso ou passagem - Quebra
cabeças
Para revisar uma seqüência - Códigos
Textos e mensagens codificadas.
Escolhendo Atividades para uma Lição
Como planejar uma lição ativa?
- Conserve
o foco na lição Bíblica.
- Escolha
uma variedade de atividades.
- Movimente
as atividades em volta dos objetivos da lição.
- Não
ensine somente pelos fatos; ensine para que haja compreensão.
- Ajude
as crianças a experimentarem a histórias por elas mesmas.
Modos de Aprendizagem
Para as criancinhas planeje um centro separado de
aprendizagem para cada modo.
- Modo
Visual
Vendo - Modo
Auditivo
Ouvindo - Modo
Tátil
Manipulando, tocando - Modo
Experimental
Fazendo
Atividades Visuais
“Adivinhe o que eu vi!”
- História
em feltro
- Vídeos,
e amostra de slides
- Cânticos
ilustrados
- Lições
objetivas
- Figuras,
cartazes e faixas
- Vendo
uma maquete
Atividades Auditivas
“Adivinhe o que eu ouvi!”
- Versos
áureos musicais
- Histórias
sendo contadas
- Jogos
ouvidos
- Fitas
e discos
- Efeitos
sonoros
- Jograis
e corais (falar os versos áureos)
Atividades Táteis
“Veja o que fiz!”
- Projetos
criativos escritos (figura)
- Projetos
artísticos e artesanais
- Manipulação
de bonecos
- Fazendo
quebra-cabeça
- Atividades
com papel e lápis
- Projetos
de construção
- Esculpindo
e modelando com argila
Atividades Experimentais
“Adivinha o que eu fiz!”
- Projetos
de mãos na massa
- Envolvendo
a vida da igreja
Participando de uma reunião
Orando, dizimando, jejuando - Testemunhando
- Atividades
de simulação da vida
- Passeios
- Caminhadas
Supervisionando as Atividades de Aprendizagem Bíblica
O que os líderes fazem para ajudar as crianças aprenderem
destas atividades?
- Fazem
com que as crianças se sintam incluídas
Especialmente aquelas que chegam depois que alguma atividade tenha começado - Dizem
o nome de cada atividade
- Dão
instruções claras para a atividade
- Provêm
todos os materiais necessários
- Reconhecem
o esforço de cada pessoa
- Comentam
com as crianças o que elas estão fazendo
Dando Instruções
Instruções claras e concisas ganham tempo e ajudam na aprendizagem
Dando Instruções para uma atividade
As instruções que você dá podem ajudar o estragar o processo
da aprendizagem.
- Faça
com que as instruções sejam claras e concisas
Diga-lhes o que farão
Mostre o produto final (opcional) - Diga
o que fazer
Passo a passo
Na ordem que irão realizar
Comece cada passo com um verbo – pegue, corte, cole, pinte e etc - Dê
as instruções por escrito
Providenciando Materiais
Os materiais não precisam custar o tanto que você imagina
Materiais para se ter à mão
Alguns materiais, como tesouras e colas você também poderá
usar numa Escola Cristã de Férias.
- Equipamento
Tesouras, colas, réguas, fita adesiva. - Suprimentos
mais usados
Todos os tipos de papel
Canetinhas, lápis de escrever, lápis de cor, lápis de cera. - Suprimentos
eficazes mas opcionais
Cartolina, prato de papel, cartõeszinhos - Materiais
reciclados
Linhas, lãs, clipes de papel, pano, folhas, cascas de árvores, galhinhos, canudinhos, velas, pedaços de lápis.
Materiais, contin.
“Coloque a lista dos suprimentos no boletim da igreja: ‘mães
de Israel’ e você terá tudo que estiver precisando”.
- Materiais
que você poderá substituir ou fazer
Cartaz de pintura, pintura a dedo, massinha, tinta - Materiais
caseiros e baratos
Sementes, feijões, sal, farinha, sabão, papel alumínio, papel de cera
Aprendendo das Atividades
Depois que as crianças realizam uma atividade, certifique-se
de que elas entenderam os efeitos.
- Deixe
as crianças fazerem as atividades
Não faça as atividades por elas.
Dê liberdade para que elas façam da maneira delas.
Se possível, planeje atividades que elas possam escolher. - Aja
como treinador, alegrando-as.
Reconheça seus esforços. - Ajude
as crianças a processarem o que aprenderam
Avalie e discuta as atividades
Avaliando e Discutindo as Atividades
Avaliar e discutir ajuda as crianças a processarem o que
aprenderam
- Comente
sobre o que elas fizeram
Peça que mostrem o que fizeram ou criaram
Deixe-as falar o que pretenderam fazer - Comente
o que elas aprenderam
Pergunte-as como se sentem em relação a atividade
Pergunte o que aprenderam da atividade - Relacione
a atividade com a Bíblia
Pergunte o que a atividade lhes fala sobre o verso Bíblico - Aplique
o que elas aprenderam com a vida real de hoje.
Aplicando o que Aprenderam
O último um quarto de tempo deveria ser dedicado a aplicação
da lição
- Pergunte
às crianças, “O que Deus está querendo nos dizer através desta história
(ou verso Bíblico)?”
Que deveríamos .... (fazer algo ou não fazer) - Procure
o princípio
Declare o princípio como mensagem - Faça
com que as crianças façam algo que
Compartilhem a mensagem
Assumam a mensagem
Típica Aplicação das Atividades
Facilite a aplicação e o compartilhamento da mensagem da
lição
- Compartilhe
a mensagem e o verso Bíblico criando:
Cartões
Balões com mensagens
Cartas/poemas/cânticos/brincadeiras
Um texto para encenação de uma situação da vida real que os faça falar/demonstrar a mensagem. - Desafie
as crianças a seguirem a mensagem, compartilhem-na durante a semana.
Quatro Necessidades Básicas (Barrie Bannett)
ATMOSFERA
|
BENEFÍCIOS
|
MÉTODOS
|
GANHANDO
O que um professor faz ou diz para fortalecer seu relacionamento
com os alunos.
|
|
|
UMA COESÃO POSITIVA
Os relacionamentos entre:
Aluno<>Aluno
Aluno<>Professor
|
|
|
EXCLUSIVIDADE
Certifique-se de que todas as crianças se sintam parte do
grupo, “pertencem”.
|
|
|
AMBIENTE SEGURO
Certifique-se de que ninguém se sinta “em risco”.
|
|
Mau comportamento de aluno
Exemplos:
è Gritar.
è Levantar
e caminhar pela sala.
è Fazer
barulho com objetos tipo uma caneta (batendo a caneta na cadeira).
è Conversa.
è Batendo,
beliscando ou puxando os outros.
è Falando
fora da hora.
è Empurrando
a cadeira.
è Fazendo
caras.
è Ignorando
o professor e não escuta nada.
è Palhaço
da classe.
è Tagarelando
ou mexericando.
è Apelidando
os outros com insultos.
è Atrapalhando
e incomodando as outras crianças.
Razões
Comuns do Mau Comportamento dos Alunos:
è Atenção
è Controle
è Vingança
è Vítima
Disciplina Preventiva
|
è Áudio
è Visual
è Toque
B. Transições
è
|
è O
que:
è Quem:
Habilidades de Impacto
Quando um aluno se comporta mal, o objetivo do professor é
combinar o mau comportamento com uma resposta apropriada. A resposta deveria
diminuir a chance de rebeldia e não o seu aumento.
è Tom
da voz.
è Linguagem
corporal
è Esteja
disposto a “abraça-la” e não “amassa-la”.
Exemplos:
1 o Impacto: Respostas em voz baixa
Definição:
- Estas
respostas são “mínimas” ou quase “nada”.
- Elas
não param com o fluxo da lição, são rápidas e quietas.
- Elas
não favorecem o aumento da emoção mas sim a diminuição.
Habilidades:
1.
Proximidade.
2.
Toque.
3.
Gesto.
4.
Olhar.
5.
Pausa.
6.
Ignorar.
7.
Nome do aluno.
8.
Lide com o problema e não com o aluno.
Situação:
Resposta/Resolução
2 o Impacto: Enquadrando
Definição:
Uma habilidade respondida ao um comportamento depois do 1o
impacto ter sido utilizado e o mau comportamento repetido.
Habilidades:
1.
Você faz uma pausa (pára de falar).
2.
Vira na direção do aluno (enquadrando-o).
3.
Fale o mínimo para que o aluno pare (optional).
4.
Termine com um “Obrigado ou Muito Obrigado”.
Situação:
Resposta/Solução
Nenhum comentário:
Postar um comentário