15 de junho de 2012

A Igreja das Crianças


A Igreja das Crianças

A necessidade da igreja das crianças

Algumas pessoas discutem que as crianças deveriam ter o seu próprio culto congregacional. Porém esta filosofia pode definhar o crescimento espiritual das crianças. É difícil para a igreja prover uma experiência de adoração para crianças e adultos. Um dos dois grupos poderá se sentir sufocado com o resultado. Esperar que as crianças reagissem como os adultos no culto é mal interpretar o desenvolvimento infantil. As crianças são naturalmente inquietas. Elas brincam com lápis; fazem perguntas em voz alta. Têm problema em acompanhar os hinos como também compreender os temos apresentados para os adultos no sermão.

A Igreja das Crianças X Culto Congregacional


As crianças precisam aprender a se comportarem no culto congregacional. Precisam saber quando cantar, quando ouvir e quando orar. Há uma variedade de maneiras de como ensinar estas coisas e a igreja das crianças é um dos caminhos.

Tipos de Igrejas das Crianças


*Hora do Lanche e do Jogo

Também conhecida como a abençoada babá. Este tipo de igreja infantil pode ser destrutivo. Este método analisa esta hora como brincadeira, hora do lanche e trabalhos manuais. As crianças acham que o culto congregacional parece com funeral comparado ao lanche e as brincadeiras. Assim quando crescerem, verão a igreja como uma coisa “ruim que tirou algo bom delas”.

*Mini-Igreja


Este tipo é o oposto ao primeiro pois é uma igreja infantil igual a dos adultos. Esta igreja tem mini-sermões, cantam hinos e dão ofertas. O problema com este tipo de igreja infantil que faz com que as crianças façam seu culto de forma diferente dos adultos. este tipo de adoração tenta fazer crianças como miniaturas de adultos.

*Outra Sessão

Algumas igrejas infantis são a extensão da Escola Sabatina. Elas têm duas horas de lições Bíblicas, estudo e algumas vezes um lanche. Este tipo pode ser bom, mas ele não prepara as crianças para a experiência congregacional. Com certeza as crianças acharão o culto regular chato depois deste tipo de igreja infantil.

*Culto infantil

Este tipo de adoração é designado especialmente para as crianças e as ajuda a entender o que está acontecendo no culto congregacional. Este tipo constrói uma ponte para sua “mudança” eventual para o culto congregacional. Para se diferenciar da mini-igreja, o culto infantil não tenta imitar o culto congregacional. Mas, provê atividades e experiências apropriadas para as crianças. Ele deveria equilibrar o culto e a instrução Bíblica, usando atividades de grupo, oração e experiências curtas de adoração.

Quatro Pilares de uma Igreja Infantil


*Adoração

O culto apropriado dá o tom para a hora completa. Uma boa hora de culto equilibrará o quieto e o ativo, o falador e o cantante, o moderno e o tradicional. Um dos objetivos de incluir o culto na igreja infantil é prepara-las para o culto congregacional. Tente o sistema 3-2-2. Três cânticos “gostosos”, dois cânticos Bíblicos e dois hinos. Cante juntamente com fitas de vídeo ou cassetes. Há uma grande variedade à disposição.

*Participação Ativa

Geralmente as crianças se cansam da igreja porque é pedido que fiquem quietas por muito tempo, isto não as ajuda a liberar sua energia. Para prevenir o cansaço, inclua atividades ativas de participação em cânticos, lições e orações. Deixe as crianças liderarem os cânticos. Convide-as para fazer solo, recitarem poesias e lerem textos das Escrituras.

*Necessidade de Programação Orientada

Uma igreja infantil de sucesso irá de encontro com as necessidades das crianças. Exemplo: Durante a guerra do Golfo Pérsico, muitas crianças ficaram preocupadas. Então uma dessas igrejas infantis, as crianças escreveram para os soldados e oraram por eles, usando o mapa do Oriente Médio para saber aonde era a guerra.

*Base Bíblica

A Bíblia precisa ser o centro da igreja infantil. Use a Bíblia de forma criativa. Use jogos de grupo, com frases da lição para reforçar a aprendizagem. Incorpore o verso áureo. Use encenação, escrita criativa e artística para revisar as histórias Bíblicas. Evite usar jogos competitivos porque estes podem alienar uma criança da outra.

Elementos de Sucesso em Uma Igreja Infantil


*Celebração (20-30 Minutos)

É muito importante começar bem uma igreja infantil. A primeira meia hora ajuda as crianças a descobrirem a Deus, se conectarem com Ele, se relacionarem com Ele. Isto é conseguido através de experiências de adoração criativas como relatórios, cânticos, anúncios e ofertas.


*Comunicação (30-50 Minutos)

A parte central do programa é designada a ajudar as crianças a ganhar e aplicar conhecimento. A comunicação precisa estar no nível da criança e incorporar uma variedade de métodos de ensino, como; vídeo, lições objetivas, arte, música, simulação de jogos, marionetes, “trabalhinhos artísticos com mensagem”.

*Cultivo (10-20 Minutos)

Em cada igreja infantil deveria incluir um desafio para “levar para casa”. Tenha um momento de “compartilhar e cuidar” quando as crianças contarão como vão demonstrar seu carinho para alguém durante a semana. As crianças deverão sair de sua igreja se sentindo super bem em relação a fé que professam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us