15 de junho de 2012

Organizando uma Igreja Infantil



Organizando uma Igreja Infantil


*Culto Dividido

As crianças freqüentam a igreja infantil até um certo período – geralmente até o sermão – e depois se separam para outras atividades.

Prós – as crianças participam de uma parte do culto dos adultos de cada sábado e aprendem os rituais. Isto também atrai um número maior de crianças, especialmente visitas, pois este tipo de atividade é visto pela maior parte da congregação. É também mais fácil de recrutar líderes pois podem participar de uma parte do culto dos adultos.

Contras – a interrupção das crianças saindo da igreja pode causar confusão. Raramente as crianças experimentam o culto congregacional completo, o que fará com que a “mudança” para o culto congregacional mais difícil.

*Igreja Infantil Completa

Talvez este tipo seja mais efetivo que o culto dividido. Neste modelo as crianças ficam separadas dos adultos durante todo o culto e se encontram em outro local da igreja. Este formato pode encorajar o crescimento espiritual nas crianças, porém elas só experimentam o culto congregacional quando se tornam adultas.

Para este modelo ser efetivo ele precisa:

v  Fazer com que as crianças assistam de vez em quando no culto congregacional com os adultos. Isto poderá ocorrer entre 4 ou 5 sábados, nas férias e etc.
v  Preparar as crianças para o culto congregacional. Ajudar as crianças compreenderem as tradições e rituais do culto. Explicar as liturgias e hinos. Responder perguntas sobre questões como santa ceia.
v  Desenvolver os talentos das crianças para a igreja. Uma igreja infantil com sucesso desafia as crianças a se expressarem, mesmo se não tiverem talento natural para uma área em particular.
*A Sessão Extra

Isto funciona bem com crianças mais novas, e há muitos currículos que provê uma excelente fonte para este formato. Ele não funciona muito bem com crianças mais velhas pois não as introduz ao culto congregacional mas começa a prepara-las para ele. As sessões extras têm lugar limitado no ministério das Crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us