OBJETIVOS
Muitos são os objetivos
desta gincana, mas o principal deles é a integração dos jovens com outros
jovens e com a igreja em que eles atuam.
Há também
metas muito importantes que visamos alcançar com a realização desta gincana.
Ei-las: Reintegrar ao núcleo jovem, todos os que decidiram se afastar dele;
Angariar fundos para o caixa da mocidade para que possamos investir em play
backs, cds, instrumentos musicais e outros materiais de interesse do dos
jovens.
Para que
todos estes objetivos se concretizem, contamos com sua colaboração, seu apoio e
suas orações.
REQUISITOS
PARA PARTICIPAR DA GINCANA
- É preferível, que o jovem participante seja desta
igreja.
- Seja portador de um bom testemunho perante a sociedade e
a igreja.
- Saiba respeitar as decisões da comissão de jurados.
- Participar de todas as reuniões que antecederem a
realização da gincana.
- Colaborar na medida do possível para o bom desempenho da
gincana.
REGRAS,
PONTOS, PENALIDADES E CLASSIFICAÇÃO DAS EQUIPES
Regras
§ 1°-Só participará da
gincana o jovem que atender todas as especificações listadas no item: “Requisitos
básicos para participar da gincana”, na página anterior.
§ 2º-A comissão
organizadora ficará com responsabilidade de separar os componentes de cada
equipe, evitando assim que equipes fiquem muito “fortes” ou muito “fracas”.
§ 3º-As equipes terão
um número exatamente igual de participantes para evitar que ocorra injustiça
durante as realizações das tarefas propostas.
§ 4º-As equipes serão
mistas, formadas por pessoas de ambos os sexos.
§ 5º-As equipes devem
escolher um nome, um líder e uma capitã até a data prevista para o encerramento
das inscrições.
§ 6º-As equipes devem
fazer o pagamento da taxa de inscrição à pessoa indicada pela comissão
organizadora, dentro do prazo pré-estabelecido.
§ 7º-Cada equipe
deverá convencer uma pessoa da igreja (que não esteja participando da gincana)
a ser o tutor da equipe.
§ 8º-Cada participante
estará inserido em uma equipe e se porventura ele cometer alguma falta, a mesma
resultará em penalidades para toda a equipe.
§ 9º-cada equipe deverá
ser subordinada ao seu líder e deverá apóia-lo em suas decisões.
§ 10º-Não será
permitido aos participantes da gincana, trocar de equipe.
Pontos
§ 1º-Os pontos serão dados após a tarefa
solicitada por uma comissão de jurados previamente selecionada pela comissão
organizadora.
§ 2º-A nota máxima será
10(dez) e a nota mínima será 7(sete).
§ 3º-Mesmo que a
equipe não complete a tarefa com aproveitamento, deverá receber a nota mínima
estipulada (sete) por sua participação.
§ 4º-Os integrantes da
comissão de jurados terão plena liberdade para avaliar as equipes.
§ 5º- Ao final de cada
dia, se fará à leitura da classificação das equipes e será mencionado (a) se
sofreram alguma penalidade.
Penalidades
Será penalizada com a perca de pontos (de 0 a 10), a
equipe que:
§1º- Desrespeitar as
regras da gincana.
§ 2º- agir de forma leviana ou imprudente.
§ 3º- possuir
componentes faltosos ou que ajam de algum modo que venham causar escândalo à
igreja de Cristo.
§ 4º- Não obedecer às
diretrizes propostas pela comissão organizadora.
§ 5º- Exercer alguma
atividade alimentícia (mascar chicletes, comer pipocas, doces, etc.) durante os
estudos e seminários.
§ 6º- Conversar de tal
maneira venha causar algum incomodo ao palestrante convidado.
§ 8º- Possuir algum
componente que não tenha trazido a bíblia para os estudos.
§ 9º- Tiver pelo menos
um de seus componentes sem o crachá de identificação que será distribuído com o
nome de cada um e a identificação da equipe a qual ele pertence.
§10- reclamar com a
comissão de jurados, usando palavras de baixo calão tais como: “houve
enrolada, isso é roubo e etc.”.
Classificação das equipes
§1º- As equipes serão classificadas a partir da primeira
colocada até a ultima. Cabendo a primeira colocada o título de vencedora da
gincana.
ATIVIDADES
NA IGREJA
A
gincana ocorrerá em dois locais, um local será para realização das atividades
externas ou de campo, e o outro será a igreja, onde ocorrerão as devidas
atividades que só seriam passíveis de realização se ocorressem no templo.
As
atividades principais que ocorrerão no templo serão:
1.
Debates bíblicos. Será debatido entre as equipes, algum tema polêmico.
2.
Perguntas bíblicas.
3.
Representações de personagens bíblicos.
4.
Estudos em grupos divididos
por faixa etária ou por sexo. Tratando de assuntos relacionados à sexualidade e outros
assuntos de interesse jovem. (Durante os estudos em grupos cultos ou seminários,
não haverá disputa entre as equipes, o que irá contar pontos para as equipes
será apenas a presença de seus componentes.).
5.
Culto do filho pródigo. Esta reunião será
feita preferencialmente à noite e toda sua programação será voltada para as
pessoas que se afastaram dos caminhos do Senhor. Ganhará a nota máxima à equipe
que trouxer para a igreja o maior número de pessoas afastadas da igreja.
6.
Escola bíblica. Ganhará a nota máxima à equipe que tiver o maior número de
componentes matriculados e participando da escola bíblica independente de qual
classe eles pertençam. Também ganhará pontos a equipe que conseguir trazer
todos os componentes para participarem da escola bíblica.
7.
Evangelização. Ganhará a maior nota à equipe que tiver o maior número de
componentes presentes no domingo pela manhã dispostos a saírem para
evangelização.
8.
Culto da mocidade. Ganhará a nota máxima, à equipe que conseguir trazer o maior
número de pessoas não crentes para ouvirem à palavra de Deus.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES NA IGREJA
CADA EQUIPE DEVERÁ:
- Escolher um dos componentes para decorar um capítulo
bíblico previamente selecionado pela comissão organizadora, e apresentá-lo
sem erros.
- Compor uma música para um versículo selecionado pela comissão
Organizadora, obedecendo todos os acentos e sinais que porventura o
versículo venha ter. Ganhará a nota máxima à equipe que compor a mais bela
música segundo a visão dos jurados.
- Criar uma peça e representar um personagem bíblico.
Ganhará a nota máxima à equipe que se sair melhor aos olhos dos jurados.
- Recolher o maior número possível de donativos para a
assistência social da igreja.
- Escolher um dos componentes para cantar um hino em outro
idioma.
- Escrever uma carta para um missionário encorajando-o.
- Compor uma poesia baseada em um texto bíblico
selecionado pela comissão organizadora.
- Participar ativamente da leitura dos textos solicitados
pelo Pastor durante a explanação da palavra de Deus nos cultos de ensino.
- Ter um recepcionista durante os cultos de domingo, para
cumprimentarem os visitantes e acomodá-los confortavelmente.
- Ensaiar e cantar
um hino com todos os componentes.
ATIVIDADES
DE CAMPO.
Serão realizadas em um
local que não seja o templo; preferencialmente em um ginásio ou colégio, e será
a parte dinâmica da gincana.
As atividades de campo
exigirão dos participantes: força, raciocínio e inteligência.
Por serem
muitas atividades, apenas algumas serão listadas aqui. As outras que por aqui
não se encontrarem, serão consideradas como o “elemento surpresa”.
Atividades
“financeiras” que serão propostas para todas as equipes:
1.
Ganhará a nota máxima, a equipe que conseguir reunir o maior
número de moedas de 10 centavos.
2.
Ganhará a maior nota à equipe que conseguir vender mais
bilhetes de uma rifa que será organizada pela comissão organizadora.
Atividades
gerais:
1.
Cada equipe deverá confeccionar (durante a execução das
outras atividades), uma faixa colorida com o material de pintura que será
distribuído para cada líder. Não poderá haver ajuda de outras pessoas que não
sejam os integrantes das equipes.
2.
Cada equipe deverá criar um grito de guerra.
Atividades
que só serão explicadas na hora
1.
Moisés no cesto.
2.
“Briga” de galo.
3.
Quem sou eu?
4.
Mapa da mina.
5.
Desfile de jornal.
Além dessas atividades, existem muitas outras que não
serão listadas aqui, pois constarão como elemento surpresa para darem mais
“sabor” à gincana.
PREMIAÇÃO
A equipe
que for classificada em primeiro lugar receberá um certificado de Honra ao
mérito, além de um prêmio que será decidido durante a primeira reunião que
houver com os líderes de cada uma das equipes.
As
equipes que forem classificadas a partir do segundo lugar, receberão um
certificado em que conste nele sua devida classificação. Será discutido com as
lideranças das equipes e a tesouraria a possibilidade de oferecer um premio
simbólico a todos os participantes.
PROGRAMAÇÃO
PARA OS ESTUDOS BÍBLICOS
Os estudos que serão ministrados durante a gincana serão
aplicados em quatro dias não consecutivos.
O
assunto a ser abordado é SEXO, subdividido em quatro seções.
1.
Seria Deus o grande
desmancha-prazeres?
Durante o estudo desta
seção os jovens devem: ser guiados a examinarem o que a bíblia diz sobre a
sexualidade; descobrir que Deus se interessa profundamente por eles e que a
sexualidade é uma dádiva divina para nós; agradecer a Deus pela benção do sexo,
e orar por um entendimento bíblico da sexualidade.
2.
Influências.
Durante o estudo desta
seção os jovens deverão: entender e examinar a influência da mídia sobre a sexualidade;
descobrir como a opinião bíblica difere da opinião da mídia no que diz respeito
à sexualidade; identificar de que modo à mídia tem influenciado negativamente a
juventude.
3. Aceitando
o desafio da pureza sexual.
Durante o estudo desta
seção, os jovens devem ser levados a: examinar a possibilidade de levar uma
vida de abstinência sexual até o casamento; descobrir as bases bíblicas que os
impulsione a entregar seus corpos e critério sexual a Deus; decidir-se a
aceitar o desafio da pureza sexual, honrando a Deus com seus corpos.
4. Até
onde é permitido chegar?
Durante o estudo desta
seção os jovens devem ser levados à: examinar a tão debatida questão: até onde
é permitido chegar? Descobrir os princípios de Deus
A fim de
estabelecer as normas para sua vida sexual; fixar princípios bíblicos para o
sexo.
Como trabalhar este conteúdo?
Este programa deve ser trabalhado durante o período da
gincana, e por se tratar de assuntos polêmicos e pessoais, iremos dividir os
jovens em dois grupos: um formado por jovens do sexo masculino e o outro pelas
moças.
A pessoa que ficará responsável por repassar esses estudos
aos rapazes será um irmão e a pessoa que ficará responsável por transmiti-lo às
moças, será uma irmã. O método utilizado será o mesmo que é usado na escola bíblica,
ou seja, enquanto um grupo estiver tendo o estudo dentro da igreja, outro grupo
estará estudando na sala dos fundos que atualmente comporta a classe Ester, na
nossa escola bíblica.
E se os jovens ficar com vergonha de tirar
suas dúvidas?
O método que vai ser utilizado para os jovens tirarem suas
dúvidas vai ser o seguinte:
Todos os jovens receberão fichinhas e canetas e ali escreverá
sua dúvida, não precisando assinar seu nome para evitar constrangimento, em
seguida deve deposita-la em uma urna que será colocada em local visível. Sendo
assim, exclui-se o risco de haver constrangimento por parte de quem estar
perguntando.
Quem vai participar destes estudos?
O estudo em si está sendo destinado aos jovens da igreja que
estiverem participando da gincana, porém é permitido trazer algum amigo, quer
seja ele um cristão ou não, para participar das palestras. A única observação
que deverá ser seguida à risca é a proibição da presença dos pais nas classes
durante os estudos, para evitar assim que o jovem filho, fique com receio de
perguntar e participar dando suas opiniões.
Isso vai valer ponto?
Além de
todo o conhecimento teórico que o jovem acumulará, haverá também uma
gratificação para a equipe que conseguir reunir o maior número de componentes
para assistirem aos estudos.
Onde eu vou conseguir o material?
Todo o
material de estudo está contido no livro citado acima, preparado e separado de
acordo com as seções que foram resumidas acima. É um material semelhante a uma
lição de escola bíblica dominical que trará além do subsídio de cunho teológico
um vasto material contendo informações sobre a atualidade, emoções e
comportamento.
Quanto tempo vai durar cada estudo?
O tempo
total será de duas horas aproximadamente. Sendo, porém este horário bem
dividido entre: Louvor e adoração, leitura da bíblia, uma das atividades
listada no “Atividades na igreja”, estudo bíblico, conclusão com oração.
PROGRAMA PARA
O CULTO DO FILHO PRÓDIGO.
Material necessário:
·
Painel
·
Convites
·
Instrumentos
·
Som
·
Cópia
da programação.
·
Retro-projetor.
Painel. Deverá ser confeccionado pela comissão organizadora um
painel ou uma faixa
Convites. Os convites serão
personalizados e entregue aos lideres de equipes juntamente com uma lista
contendo nomes e endereço das pessoas que estiverem afastadas.
Instrumentos. Os instrumentos e
outros equipamentos de som deverão ser testados e afinados antes da reunião.
Som. O som que será usado
neste culto não deve ser muito alto para não causar algum incômodo aos
ouvintes, deve ser usado numa tonalidade média para que o culto não se torne um
“castigo” para os visitantes.
Cópia da programação. Todos os visitantes
devem ter em mãos uma cópia da programação do culto, bem como uma cópia do
texto bíblico que será lido.
No caso de muitos
deles não terem mais uma bíblia ou estarem desabilitados para achar um
versículo na mesma, torna-se imprescindível à transcrição do texto bíblico.
Retro-projetor. Seu uso será de
grande utilidade, pois todas os que estiverem presentes, poderão cantar os
hinos que fizerem parte de nossa programação.
Na falta de um
retro-projetor, fica a cargo da comissão organizadora, providenciar cópias
gráficas dos hinos que serão cantados.
·
Momento de louvor – Corinhos de louvor e adoração.
·
Início do culto com oração – em seguida canta-se mais alguns
hinos
Hinos sugeridos: Eu
quero ser, senhor amado. Renova-me; Primeiro amor; Volta pra mim.
·
Leitura oficial.
·
Oportunidade para o cantor convidado.
·
Oportunidade para o
conjunto da gincana.
·
Oportunidade para o preletor.
·
Apelo para reconciliação – enquanto isso, os jovens cantam os
hinos que foram sugeridos anteriormente.
·
Encerramento – Benção apostólica.
·
Cumprimentos, confraternização e cantina.
Antes do culto...
Antes de realizarmos
este culto, devemos ter alguns cuidados básicos, pois a maneira que se deve
tratar uma pessoa que se afastou da igreja não pode ser a mesma com que
tratamos as pessoas que nunca conheceram o evangelho.
Vamos propor um
período de oração, para pedir que tudo o que venhamos fazer, seja feito sob a
direção de Deus.
Ofereceremos também
aos jovens uma breve instrução sob a maneira que se deve abordar e convidar uma
pessoa que já conhece o evangelho. “Convites do tipo:
“Aparece na igreja
que eu te encontro lá”
“Nos encontraremos no
ponto de ônibus...”.
...E outros
“convites” semelhantes, têm em média 99% de chances de não serem atendidos. Por
que?
·
Na hora da sair para igreja, aparece uma estranha dor de
cabeça. Aí vem este pensamento: “não vou sair de casa, pois estou passando
mal”.
·
Surge uma visita inesperada: vizinhos ou parentes que havia
anos não o visitavam agora aparecem como que caindo de pára-quedas. Então o
afastado desiste de ir a igreja para receber os inesperados visitantes.
·
Um desânimo inexplicável. Na hora de sair, ele diz: “Não sei
se vale a pena ir nessa igreja” ou “Eu quero ir, mas não tenho forças”.
Tudo isso e coisas
piores acontecem exatamente na hora de saírem para o culto. Sabemos que tais
acontecimentos não são casualidade, mas, por trás de tudo, está o diabo lutando
desesperadamente para continuar aprisionando essas vidas que pertencem a Deus.”
Portanto fica obvio
que um período de oração e preparação será indispensável para aqueles que se
predisporem a buscar as ovelhas desgarradas.
Durante o culto...
·
Não se apresente como melhor ou superior, mas seja simples e
humilde.
·
Quando levar um convidado à igreja, vá um pouco mais cedo e
consiga um bom lugar para ele sentar e nunca permita que fique
desconfortavelmente de pé.
·
Não deixe de cumprimenta-lo com a “paz do Senhor”; mesmo
estando afastado, ele ainda precisará sentir que você o ama como irmão em
Cristo.
·
Lembre-se que ele estará participando de uma guerra interior. (extraído)
Após o culto...
·
Cumprimente a cada um dos que vieram e mostre-se muito feliz
com a presença deles; convide-os para voltarem mais vezes.
·
Cumprimente aqueles que decidiram se reconciliar com Cristo e
faça todo o possível para que ele se sinta à vontade e se “enturme” o mais
rápido possível.
·
Dê assistência aos que voltaram, visitando-os e orando por
eles.
LISTA DE
MATERIAIS ESSENCIAIS PARA A EXECUÇÃO DA GINCANA
- Canetas
- Pastas
- Papel A4
- Tinta guache
- Pinceis
- TNT branco
- Crachás
- Apostilas
- Cartas convites
- ___________________
- ___________________
- ___________________
- ___________________
- ___________________
- ___________________
- ___________________
- ___________________
- ___________________
- ___________________
- ___________________.
ASSUNTOS A
SEREM RESOLVIDOS
- Comissão organizadora.
- Palestrantes.
- Músicos.
- Local para atividades de campo.
- _________________________.
- _________________________.
- _________________________.
- _________________________.
- _________________________.
- _________________________.
EQUIPAMENTOS. (Próprios,
emprestados, ou alugados).
1.
Som.
2.
Instrumentos.
3.
Retro-projetor
4.
Transparências
5.
________________________.
6.
________________________.
7.
________________________.
8.
________________________.
9.
________________________.
10.
________________________.
OS DEZ
MANDAMENTOS DA GINCANA.
- Não faltar aos cultos e outras reuniões de igreja.
- Não conversar assuntos paralelos durante a ministração dos
estudos.
- Não exercer nenhuma atividade alimentícia na igreja
(mascar chiclete, comer pipocas, balas, doces, etc...).
- Não chegar atrasado as reuniões.
- Não desrespeitar a equipe adversária com grosserias ou
provocações infundadas.
- Permanecer no templo até o fim das reuniões
- Respeitar a direção da igreja, à diretoria e aos
coordenadores da gincana.
- Não questionar a nota recebida.
- Dividir e participar igualmente das atividades da
equipe.
- Usar o crachá de identificação.
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