Fazer amizades é bom demais!!!
Nome
|
Endereço
|
E-mail
|
Aniversário
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
“Valorize os outros, a fim de que os outros valorizem você”.
Mímica
Determine
quantos pontos esta tarefa irá valer. Cada grupo escolhe um dramatizador e um versículo, sem deixar que os grupos adversários escutem.
O dramatizador através de mímicas e gestos (ou o grupo todo, através de cenas mudas) apresenta o versículo escolhido.
Ganha ponto o grupo que adivinhar primeiro o versículo que o outro grupo apresentar.
Determine antes o tempo disponível para cada grupo apresentar seu versículo.
Os dramatizadores devem ser mudados a cada rodada para que mais crianças possam participar.
Outra sugestão é utilizar músicas e corinhos conhecidos do grupo, e colocar seus títulos num papel.
Vocês podem determinar antecipadamente se o grupo tentará dramatizar uma parte da música, só com gestos, para que os demais adivinhem, ou se tentarão cantarolar (sem cantar a letra) ou assoviar a música para que os demais adivinhem.
Preparar,
Apontar, Fogo!
Material: 1
Bíblia para cada grupo, placar para anotar pontos Faça uma fila com cada um dos grupos, o primeiro da fila tem uma Bíblia na mão.
O dirigente diz "Preparar!", estes devem então bater a Bíblia no peito e levantá-la acima do ombro. O dirigente diz "Apontar!" e um fala um versículo e depois "Fogo!".
Quem achar o versículo primeiro ganha os pontos para o grupo, passa a Bíblia para o segundo da fila e vai para o final desta
Caça
Objetos
Material:
Bíblia, chave bíblica, apito, placar para anotar pontos Selecione objetos fáceis de encontrar no local onde será realizada a gincana e usando uma chave bíblica, escolha um versículo onde aquele objeto aparece:
Gênesis 11. 3: (TIJOLO) / Juizes 19. 5 (PÃO) / Lucas 14. 34 (SAL) / Provérbios 6. 6 (FORMIGA) / Mateus 16. 19 (CHAVE) / Jó 6. 6 (OVO) / I Timóteo. 6. 10 (DINHEIRO) / Atos 1. 5 (ÁGUA) / Ester 8. 2 (ANEL) / Mateus 3. 4 (CINTO) / Gênesis 1. 1 (TERRA) / Hebreus 12. 15 (RAIZ) / Gênesis 14. 23 (SANDÁLIA) / Neemias 2. 3 (FOGO)
Divida a turma em times. Faça uma fila com cada time, assim, somente o primeiro da fila irá procurar o objeto, até que todos tenham chance de participar.
Leia o versículo dando ênfase à palavra/objeto a ser procurado.
Ganha pontos para o seu time o primeiro que retornar com o objeto pedido; você pode dar pontos também para os demais que conseguirem o objeto até um determinado tempo.
Use um apito para avisar que o objeto já foi achado ou que o tempo terminou.
Teatro
e Música
Música Cada grupo deve
escolher, ensaiar e apresentar uma música. Dê 5 minutos para que o grupo se prepare. Peça aos demais grupos para darem nota de 1 a 10, levando em conta harmonia, ritmo, se todos cantavam, etc.. some as notas dos grupos e tire a média e dê o resultado como pontos para o grupo que se apresentou.
Para aumentar a dificuldade, você pode sugerir que os grupos criem uma coreografia de dança ou gestos para a música selecionada.
Teatro
Escolha passagens bíblicas uma para cada grupo e sorteie entre eles. Dê cerca de 15 minutos para cada grupo procurar a sua passagem, ler e preparar um teatro. Pode ser mímica, teatro encenando o texto ou uma cena atual que tenha a mesma mensagem que o texto bíblico lido.
Utilize o mesmo sistema de pontuação da música, considerando se a história ou mensagem foi compreensível, se os atores falaram alto e pausadamente, a criatividade dos figurinos e cenários, etc..
Documentos
Deixe numa
sala de fácil acesso documentos históricos de sua comunidade, como livros de
registros de batismos, casamentos, óbitos, etc.. Cada grupo deve nomear 1 ou 2 representantes, e por sorteio determine quem irá pesquisar o que. Por exemplo, um grupo deve pegar o primeiro batismo registrado; outro o primeiro casamento, etc.. instrua os grupos a terem cuidado com estes papéis.
Todos os grupos que copiarem corretamente os dados ganham pontos.
Carta
aos Missionários
Faça um
levantamento de missionários de sua comunidade ou igreja, que estão no
exterior. Determine um tempo e dê pontos para cada carta escrita pelo grupo (assim o grupo que escrever mais cartas, ganha mais pontos)
Determine um conteúdo mínimo para a carta, como notícias da comunidade, orações em favor da missão, etc... e verifique se as cartas estão coerentes antes de dar os pontos.
Envelope e enderece corretamente. Vá com o grupo ao correio para despachar (pode ser num outro dia, desde que seja logo a seguir a gincana, para que eles não esqueçam que escreveram). Compartilhe com todos os grupos as respostas que os missionários enviarem, ou coloque-as num mural onde todos possam ver.
Arrecadação
Veja em sua
comunidade ou cidade que tipo de material pode ser doado para orfanatos,
ancionatos ou escolas. Faça uma lista com o tipo de material a ser arrecadado
pelos grupos (ex.: papel e latas para reciclagem; livros e roupas; alimentos
não perecíveis; brinquedos, remédios). Distribua entre os grupos as listas, para que saibam o que serve e o que não serve para esta tarefa. Você pode distribuir esta lista uns dias antes da data da gincana para que os participantes possam arrecadar o material. No dia do encontro, cada grupo deve ter uma caixa ou sala para juntar o seu material. Os pontos podem ser dados por peso ou quantidade.
Marque uma outra data, consiga um carro, e junto com os grupos leve o material a instituição escolhida para receber a doação. Vocês podem aproveitar e apresentar teatro e/ou músicas preparadas nas tarefas da gincana .
Não esqueça de combinar os detalhes com a direção da instituição que irá receber a doação: se há espaço para as apresentações? as pessoas atendidas pela instituição estarão lá no dia marcado para ver a apresentação? que tal se ainda fazemos um lanchinho de integração? etc..
Perguntas
Novo Testamento
- Nomes dos pais de Jesus. (José e
Maria - Mateus 1: 18-19)
- Nome dos 12 apóstolos - dê 1
ponto por nome correto e mais 5 pontos para cada grupo que acertar todos
os nomes. (Simão Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé,
Mateus, Tiago, Judas Tadeu, Simão, Judas Iscariotes - Mateus 10: 2-4)
- Quem batizou Cristo e onde? (João
Batista e o Espiríto Santo na forma de uma pomba / Rio Jordão - Mateus 3:
13)
- Cidade onde Jesus morreu? (Jerusalém
- Mateus 21)
- Quantos discípulos de Jesus eram
pescadores? (quatro - Marcos 1: 16-20)
- Quem traiu a Jesus? (Judas -
Marcos 14: 43-44)
- Quem negou a Jesus 3 vezes?
(Pedro - Marcos 14: 66-72)
- Qual a "Cidade de
Davi"? (Belém - Lucas 2:4)
- Nome do Jardim onde Jesus fez sua
última oração? (Getsêmani - Lucas 22: 39-46)
- Quem enviou os sacerdotes e
levitas a Jerusalém para saber de João Batista? (Judeus - João 1.9)
- Que João Batista respondeu? (Eu
sou a voz que chama no deserto - João 1.23)
- Qual o primeiro milagre de Jesus?
(João 2: 1-12)
- Complete a frase de Jesus:
"Eu sou o caminho, a verdade, ...." (.. e a vida, ninguém vem ao
Pai senão por mim" - João 14: 6)
- Discípulo que duvidou da
ressurreição de Jesus (Tomé - João 21 24-25)
- Quem primeiro viu Jesus depois da
sua ressurreição? (Maria Madalena - João 20:18)
- Qual o discípulo que andou sobre
as águas com Jesus? (Pedro)
- Qual o livro histórico do Novo
Testamento? (Atos)
- Em que livro fala de um homem que
foi arrebatado ao terceiro céu? (II Coríntios 12:2)
- Qual o apóstolo escreveu o maior
número de cartas / epístolas? (Paulo - 13 no total)
- Livro da Bíblia com o menor
número de versículos. (II João)
- Qual o último livro da Bíblia?
(Apocalipse)
- Em que parte da Bíblia
encontramos histórias de Jesus e acontecimentos após a sua morte e
ressurreição? (Novo Testamento)
Perguntas
Antigo Testamento
Determine as
regras previamente. Pode ou não consultar Bíblias e livros? · Opção 1: Dê a cada grupo uma folha numerada, com espaço para cada pergunta. Leia cada pergunta em voz alta e dê um pequeno tempo para responderem; passe para a pergunta seguinte. Ao final cada grupo escreve o seu nome na folha e passa para outro grupo, que fará a correção. Leia novamente cada pergunta e dê as respostas para que eles corrijam.
· Opção 2: Peça a cada grupo para eleger um representante. Dê a cada representante um papel com uma pergunta. Deixe-os voltar ao grupo para responder. Só serão contabilizadas respostas escritas no papel. Convide os representantes a dizerem a resposta, marque pontos para todos que acertarem. Dê um novo papel com a pergunta seguinte.
· Opção 3: Providencie uma campainha (ou balões de gás para estourarem) para cada grupo. Leia a pergunta em voz alta, o grupo que primeiro tocar a campainha pode responder e ganha os pontos se acertar. Se errar a pergunta passa para o outro grupo valendo menos pontos.
· Opção 4: Através de sorteio determine o grupo que começa primeiro. As perguntas são feitas alternadamente entre os grupos. Se acertar ganha os pontos, se errar, passa-se para o grupo seguinte com outra pergunta. Procure ordenar as perguntas com mesmo grau de dificuldade.
- Que dia Deus criou os animais?
(quinto - Gênesis 1: 21-23)
- Na Bíblia não diz que Adão e Eva
comeram uma maça. Que fruta eles comeram? (Do conhecimento do Bem e do Mal
- Gênesis. 2: 16-17)
- Nome do homem mais velho da
Bíblia? (Matusalém - Gênesis 5:27)
- Quem construiu uma arca? (Noé -
Gênesis 7: 13-16)
- Qual o primeiro pássaro solto
após o dilúvio? (Corvo - Gênesis 8: 7-8)
- Quem libertou o povo hebreu da
escravidão no Egito? (Moisés - Êxodo 3: 10-13)
- Quem foi o sucessor de Moisés
escolhido por Deus? (Josué - Josué 1: 1-2)
- Um homem famoso por sua grande
força? (Sansão - Juizes, 15: 14-15)
- Qual era a atividade de Davi
antes de ser ungido rei de Israel? (Pastor de ovelhas - I Sm. 16:11)
- O pequeno Davi que matou o
gigante Golias se tornou um grande rei. Qual o nome do seu filho, também
um rei? (Salomão - I Reis 1:13)
- Em que livro da Bíblia narra que
um ferro saiu de um rio flutuando? (II Reis 6:6)
- Qual a mulher na Bíblia que criou
asa e não voou? (Maaca, mãe de ASA, rei de - I Reis 15:9 e 10)
- Onde é encontrada na Bíblia a
palavra "bairro"? (II Reis 22)
- Onde foi escrita a maior parte do
Antigo e também do Novo Testamento? (Palestina)
- Como se chama o conjunto dos 5
primeiros livros da Bíblia? (Pentateuco ou Livros de Moisés)
- Qual o menor livro do Antigo
Testamento? (Obadias)
Livros
da Bíblia com nome de mulher (Rute e Ester).
Desvende
o Enigma!
Cada grupo
recebe uma folha com uma frase incompleta e as pistas. O grupo que primeiro
completar a tarefa corretamente, ganha os pontos. Os demais grupos que
completarem a tarefa corretamente, num tempo máximo pré-estabelecido, podem
ganhar metade dos pontos que vale esta tarefa.A Bíblia usada ao compor as pistas foi a Tradução de Ferreira Almeida Revista e Corrigida.
A frase a ser encontrada é: "A luz deve resplandecer, o sal não pode ser insosso, não devemos pertencer ao mundo, mas estar no mundo para mostrar o grande amor de Deus aos cativos".
Apresente a frase assim:
"_____ _____ _____ _____ , o _____ não pode ser _____ , _____ devemos _____ ao _____ , _____ _____ no _____ , _____ _____ o _____ _____ de _____ aos _____ . "
Pistas:
(estão na mesma ordem das palavras da frase; para complicar, você pode ainda mudar a ordem).
- Artigo definido feminino.
- Que tinham os filhos de Israel em
suas habitações (êxodo 10).
- Se alguém manda, o outro
_________ obedecer (o verbo que entra aqui é o mesmo que cabe na frase...)
- Em II Coríntios 4,6 um verbo se
repete por duas vezes. Passe este verbo para o infinitivo.
- Hipertensos não podem comer o
composto químico que resulta da ação entre um ácido sobre uma base.
- Sinônimo de insípido.
- Monossílabo encontrado depois do
ponto e vírgula do versículo de Naum 3.1
- Símbolo matemático que relaciona
elementos com conjunto, no modo infinitivo.
- O que é de Deus, juntamente com
sua plenitude descida nos salmos 50.
- No salmo 15, qual é a 59ª
palavra? (palavras com hífen contam como uma só).
- I Coríntios 10.12, Tiago 5.9 e
Apocalipse 3.20 tem um verbo em comum. Coloque-o no infinitivo.
- Deus amou algo de tal maneira...
Mas em Tiago 4.4 ele pede para não ter amizade ao que ele amou, porque o
Reino de Deus não pertence ao que ele amou, como está no livro de João
18.36.
- Em Josué 18.21-28 é citada uma
cidade de Benjamim, que tirando o acento (mudando a sílaba tônica) forma a
palavra que estamos procurando. Obs. Existe um local no Brasil com o mesmo
nome da cidade de Benjamim.
- As ações que Deus fez em comum
nos versículos Deuteronômio 34.1 e Apoclipse 22.1 no modo infinitivo.
- Em Mateus 15. 21-28 Jesus usa um
adjetivo para qualificar a fé de uma mulher. Que adjetivo é esse?
- Segundo I João 4.16, Deus é ___?
Quem
é este ser? Infinito, supremo, criador e conservador do universo... nosso Pai..
Colhendo
Sementes
Introdução:
"Se a palavra de Deus é a semente, que podemos fazer para conseguir uma
colheita rápida de sementes." Todos os grupos recebem uma mesma palavra ou expressão.
A corrida é para ver quantos versículos com a palavra dada, o grupo pode achar e escrever numa lista. O versículo precisa ser todo escrito, com a respectiva referência.
Estabeleça o tempo antes de iniciar o jogo. (5 ou 10 minutos?)
Você pode dar pontos apenas para o grupo que conseguir mais versículos ou dar 1 ponto por versículo encontrado, para cada um dos grupos.
Corrida
do Saco
Um saco de
estopa (ou de lixo, de plástico grosso) para cada time.Um espaço amplo e plano onde possa ser marcada uma linha de chegada.
Um representante de cada grupo se coloca na linha de saída, "vestindo" o saco (enfie os pés dentro do saco e o segure com ambas as mãos na altura da cintura).
Ao sinal de largada, os jogadores devem pular com os 2 pés juntos, dentro do saco até a linha de chegada. Aquele que chegar primeiro a linha de chegada ganha os pontos. (quem cair pode recomeçar do ponto onde está).
Nenhum comentário:
Postar um comentário