Porque os Cristãos Evangélicos hoje estão cada vez mais descredibilizados?

A IGREJA HOJE ESTÁ:

17 de setembro de 2015

Crescimento espiritual


Confiança nas provisões de Deus
Leia Mateus 14:13-21
Jesus retira-se para um local solitário, ao ficar sabendo da morte de João Batista (Mateus 14:6-13), mas a multidão o segue. Ao invés de mandá-los embora, Jesus sente compaixão por eles e cura seus enfermos. O entardecer chega, é tarde e eles estão num lugar remoto. Os discípulos sugerem a Jesus que mande a multidão embora para as aldeias para comprar comida.
  • Qual é a resposta de Jesus?
  • Quanta comida há disponível?
  • Quantas pessoas são alimentadas?

Todos comeram e se saciaram, e sobraram doze cestos cheios de pedaços.
Leia Lucas 12:22-26
Jesus não está dizendo que não devemos semear, colher ou armazenar alimento. Ao invés disso, somos chamados para sermos bons mordomos do que nos é dado. Ele está dizendo que não nos devemos preocupar com estas coisas. Deus, nosso Pai, sabe de nossas necessidades e as proverá. Jesus prometeu-nos: “Buscai antes o reino de Deus, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”
  • Nós cremos que Deus suprirá nossas necessidades?
  • Discuta sobre as ocasiões em que crer foi difícil. De que maneira a nossa fé foi desafiada?

Segurança no amor de Deus
Podemos ajudar pessoas a enfrentarem problemas enormes em suas vidas, sem nos sentirmos inseguros, lembrando sempre de que Deus está no controle. Ele quer que a pessoa que estamos ajudando seja totalmente livre. Ao sermos honestos sobre nossa própria vida e nossas fraquezas, podemos proporcionar liberdade para que outros sejam honestos sobre suas próprias vidas. A segurança no amor de Deus ajuda-nos a ter a segurança para deixarmos os outros fracassarem.
Leia Mateus 19:16-23
  • O que você teria feito nesta situação?
  • Como você responde às pessoas que não respondem quando você compartilha sua fé com elas?
  • Por que você acha que Jesus deixou o “jovem rico” ir em vez de tentar persuadi-lo a seguir seus ensinamentos?

Jesus sabia que Deus amava este homem e o continuaria amando. Ele tinha dito claramente quais eram as condições e ações necessárias para encontrar vida e amor. Ele o amava o suficiente para deixar a escolha com ele. Em nosso próprio esforço, poucos de nós teríamos a coragem de agir tão livremente como Jesus nesta situação. No entanto, podemos aprender através desta passagem. Se tentamos arduamente mostrar a alguém o caminho certo, com a graça e o amor de Deus, a opção, então, é da pessoa. Temos que estar preparados para deixá-los ir e ficar aos cuidados da contínua justiça e do amor de Deus.
Produzindo frutos como cristãos
Leia Marcos 11:12-14, 20-21
Esta história parece inadequada para Jesus. Ele normalmente oferecia incentivo aos outros. Assim, parece surpreendente que ele amaldiçoasse esta figueira. A árvore estava coberta de folhas saudáveis, as quais geralmente são produzidas ao mesmo tempo que os botões de flores, de onde saem os figos depois. Os botões têm uma aparência semelhante à do figo maduro. Porém Jesus não encontrou nenhum botão ou fruto maduro – apenas folhas.
  • Jesus amaldiçoou a árvore, porque estava cansado ou com fome? Ou ele deu outro motivo para isso?
  • O que Jesus estava ensinando sobre a necessidade de que nós produzamos frutos?
  • Que tipo de fruto deveríamos produzir como cristãos?
  • O que pode ter a mesma aparência de uma vida cristã completa – como as folhas – sem realmente produzir qualquer fruto?
  • A quem você acha que Jesus estava falando aqui? A seus discípulos, à multidão ou às autoridades religiosas?

Esta parábola oferece uma lição clara sobre a necessidade de assegurar que nossas vidas não só tenham uma boa aparência externa, mas que também produzam o tipo de fruto que Jesus quer ver.
Vivendo em obediência
Leia Deuteronômio 28:1-14
Estes versículos dizem que, se obedecermos a Deus e seguirmos cuidadosamente todos os seus mandamentos, seremos abençoados:
  • Quais são todas as bênçãos mencionadas nestes versículos?

Faça uma lista.
Provérbios 3:9-10 também nos diz que, se honrarmos ao Senhor com nossa fazenda e as primícias de toda a nossa renda, se encherão os nossos celeiros. Entretanto, a Bíblia também nos avisa que estas bênçãos nos serão tiradas, se não o obedecermos.
Leia Deuteronômio 28:15-24
Lemos aqui que, se não obedecermos a Deus, seremos amaldiçoados. Ele mandará confusão e tribulação em tudo o que fizermos, até sermos destruídos. A escolha entre obedecer ou desobedecer a Deus pode ter amplas conseqüências.
  • Por que você acha que obedecer ou não obedecer a Deus pode ter tal impacto em nossas vidas?
  • Como podemos saber o que Deus está dizendo para fazermos?
  • Estamos fazendo o que é certo?

Nosso Pai, o lavrador

As árvores crescem melhor e produzem mais frutos com bastante sol. Aqui nós consideramos o cuidado e o ensino de que precisamos como cristãos para produzir muitos frutos. Esta passagem retrata Deus como um lavrador cuidadoso.

Leia João 15:1-8

Jesus deseja que nossas vidas sejam produtivas para ele.
  • Estamos crescendo com bastante sol do amor de Deus?
  • Como nossas vidas se comparam ao crescimento de uma videira ou árvore frutífera?
  • Estamos enxertados firmemente na videira, de forma que a vida dela possa fluir para dentro de nós? Estamos cuidando do nosso relacionamento com Jesus através do estudo da palavra de Deus, da oração e da solidariedade com o Seu povo?
  • Que tipo de fruto estamos produzindo para Deus?
  • Precisamos que Deus apare alguma parte da nossa vida, para que produzamos mais frutos para Ele?

No versículo 5, Jesus diz que nada poderemos fazer sem ele. Só poderemos produzir frutos para ele, se nos tornarmos como ele e amarmos a Deus com todo nosso coração, nossa alma, nossa mente e nossa força. A palavra-chave aqui é “todo”, não apenas “parte” ou “a maior parte”. Quando fazemos isto, nossas vidas brilham com Seu amor pelos outros, e nós realmente produzimos muitos frutos.


Veja também

Hebreus 12:1 Corramos, com paciência, a carreira
Mateus 5:16 Resplandeça a vossa luz
1 João 3:16 É assim que sabemos o que é o amor
Atos 6:8-10 Estevão capturado
João 15:7-8 Se vós estiverdes em mim
Fonte: http://tilz.tearfund.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us