17 de setembro de 2015

Estudo bíblico: Comunicação


Você alguma vez já se magoou com as palavras de um amigo ou colega? Como você se sentiu? Como isto mudou a sua relação com essa pessoa?
É provável que todos nós já tenhamos sido magoados pelas palavras dos outros, o que pode causar barreiras entre as pessoas, tornando a comunicação menos eficaz.
Leia Efésios 4:20-32
Quando tentamos olhar por uma janela com o vidro sujo, muitas vezes vemos apenas a sujeira e não a vista. Quando as pessoas estão bravas ou infelizes, elas freqüentemente transmitem estas emoções nas suas palavras.
  • De que maneira as suas ações e palavras, positivas e negativas, afetam as pessoas com quem você convive e trabalha?
  • Converse com um amigo sobre como ser um incentivo para os outros.
  • Pense sobre como você pode usar as palavras de maneira mais cuidadosa.
Algumas pessoas dizem que usar os ouvidos é ainda mais importante do que usar a boca!
Provérbios 18:13 diz que “Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.”
Ouvir é importante. Muitas discórdias e muita dor poderiam ser evitadas se as pessoas se interessassem mais umas pelas outras e ouvissem com atenção. Ouvir é um ato intencional. Precisamos decidir ouvir alguém. Isto não acontece por acaso. Quando não ouvimos, damos a entender que não estamos interessados nos pensamentos ou nas idéias da outra pessoa.
Da mesma forma que praticamos para fi carmos bons no esporte, precisamos praticar a boa comunicação para termos relações positivas e eficazes. Este é um desafi o que dura a vida toda. Precisamos monitorar o nosso próprio progresso e pedir a ajuda de outros que sejam honestos nas suas respostas. Também precisamos aprender a ouvir a Deus.
A autora, Catherine Young, trabalha com a SIL International na Ásia como consultora em educação multilíngüe.
Fonte: http://tilz.tearfund.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us