17 de setembro de 2015

Estudo Bíblico : Paternidade

Foto: Geoff Crawford, TearfundFoto: Geoff Crawford, Tearfund
Rev Joe M Kapolyo 
Na Bíblia, Deus é freqüentemente chamado de Pai. Ele é pai de Jesus Cristo de uma forma muito pessoal e única. Porém, Jesus ensinou-nos a chamar Deus de nosso pai.
Leia Mateus 6:5-15
Deus é nosso pai tanto no sentido natural quanto no sentido espiritual. Todos os seres humanos são filhos de Deus, pois Ele nos criou à sua imagem (Gênesis 1:27). Porém, os cristãos são filhos de Deus num outro sentido, porque escolhemos fazer parte da sua família ao aceitarmos a salvação que Ele nos ofereceu em Jesus Cristo (Hebreus 2:11-17). Como nosso pai, Deus não só nos criou, mas também nos ama, continua a prover a nossa subsistência e perdoa os nossos pecados (Mateus 5:48). Deus também nos disciplina (Hebreus 12:5-11). A figura de Deus como nosso pai dá uma idéia de como a nossa paternidade humana deve ser.
Pense no homem (ou homens) que desempenhou o papel de pai na sua vida. Pense sobre o que aprendeu com o seu pai. Reflita sobre as boas qualidades que admira nele. O que isto lhe diz sobre a atitude de Deus para com seus filhos? Algumas pessoas nunca conheceram seu pai biológico ou tiveram uma experiência negativa com o pai. Às vezes, isto torna difícil aceitar a idéia de Deus como pai. Se você estiver nesta situação, pense sobre outros homens (padrastos, irmãos mais velhos, amigos da família, avós, líderes juvenis e pastores da igreja) que tenham tido uma influência constante, positiva e de apoio na sua vida.
  • Quais são as qualidades paternas evidentes em Deus? Como podemos usá-las como exemplos para as crianças por quem nos interessamos?
  • É necessário ser um pai biológico para assumir o papel de um pai? Há alguma criança ou jovem na nossa comunidade que não tenha pai? Como podemos ajudá-los?
  • Qual é o papel de pai no que diz respeito a ensinar a criança? Que responsabilidades um pai tem com uma criança? Estas incluem as responsabilidades espirituais? (Reflita sobre Gênesis 18:19, Deuteronômio 6:6-7.)
  • Colossenses 3:21 diz “Pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados”. O que você acha que isto significa? Como um pai pode criar um ambiente em que uma criança possa desabrochar para a maturidade?
Lembre-se de que Deus também é descrito na Bíblia como uma mãe (Isaías 66:13, Mateus 23:37). Estas questões também devem ser consideradas para o papel da mãe e aplicam-se a qualquer pessoa que cuide de uma criança.  

O Reverendo Joe M. Kapolyo é pastor da Igreja Batista Edmonton, em Londres. Ele já trabalhou como Secretário Regional da Scripture Union na Zâmbia, ministro batista na Zâmbia e em Zimbábue e educador teológico na Zâmbia, em Zimbábue e no Reino Unido. Ele foi diretor do Theological College of Central Africa na Zâmbia e, depois, diretor do All Nations Christians College no Reino Unido.
Fonte: http://tilz.tearfund.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us