17 de setembro de 2015

Três habilidades para a liderança eficaz

Os desafios do dia a dia da liderança podem ser tão grandes quanto os desafios da visão, da estratégia e das grandes decisões. Porém, muitas vezes, estes desafios são menos óbvios. Oferecemos aqui alguns conselhos sobre como trabalhar com eficácia e motivar os outros no nosso trabalho diário.
Este material foi adaptado a partir de Umoja: Manual de Facilitação, escrito por Francis Njoroge, Tulo Raistrick, Bill Crooks e Jackie Mouradian..
Consulte o artigo “Extraindo o melhor das pessoas”, na página 11, para obter mais idéias sobre a liderança de pessoas.

 

Como realizar uma reunião eficaz

Às vezes, as reuniões podem parecer entediantes e longas. Esta lista de verificação ajuda a pensar sobre como tornar as reuniões mais eficazes..
Lista de verificação para realizar uma reunião mais eficaz

Antes da reunião
  • Certifique-se de que todos compreenderam por que a reunião está sendo realizada.
  • Diga a todos quando será a reunião e dê-lhes tempo suficiente para planejarem e se prepararem.
  • Forneça às pessoas a pauta da reunião e quaisquer informações adicionais antecipadamente, se isto for útil para elas e melhorar a reunião.
  • Se houver apresentações, dê aos apresentadores tempo suficiente para se prepararem.
  • Organize a comida e/ou as bebidas, se estiver planejando fazer um intervalo. 
  • Prepare o local da reunião: organize as cadeiras para que as pessoas possam se ver e para facilitar a discussão aberta.

Durante a reunião

  • Receba e apresente os novos membros e visitantes.
  • Escutem-se uns aos outros.
  • Interrompa discussões inúteis que desviem a atenção das pessoas do principal propósito da reunião.
  • Tomem decisões.
  • Incentive a participação de todos.
  • O presidente certifica-se de que a reunião siga a pauta.
  • Siga os horários estabelecidos se tiver informado às pessoas horários específicos de início e término da reunião.
  • O presidente resume os pontos principais antes de uma decisão ser tomada.
  • O secretário registra as decisões tomadas e quem concordou em fazer o que.

Após a reunião

  • Os participantes-chave da reunião revisam as atas antes de distribuí-las.
  • Envie uma notificação a todos os participantes sobre quando a próxima reunião será realizada.
  • Envie as atas aos participantes antes da próxima reunião.
  • Reserve tempo para estabelecer a pauta da próxima reunião.

Delegação
Uma das principais funções de um líder é pensar sobre a delegação de tarefas. Delegar é dar a responsabilidade por certas tarefas a outras pessoas. A delegação é realmente importante, pois ela reduz a carga de trabalho do líder, permite que o tempo disponível seja mais bem aproveitado, faz com que as outras pessoas se sintam mais motivadas, confiantes e habilitadas, e as tarefas geralmente são concluídas antes do que normalmente seriam. Aqui estão oito ações simples para delegar com sucesso:
Ação 1: Decida a quem delegar.
Ação 2: Mostre à pessoa o benefício e/ou a importância de delegar a tarefa.
Ação 3: Examine os diferentes aspectos da tarefa e decida
com a pessoa o nível de apoio necessário para cada um deles.
Ação 4: Reserve tempo para treinar a pessoa em sua tarefa,
se necessário.
Ação 5: Dê tempo para que a pessoa pratique a tarefa em um ambiente seguro, seguido de feedback.
Ação 6: A tarefa, então, é realizada sob supervisão, se adequado.
Ação 7: Reúna-se com a pessoa para dar feedback.
Ação 8: Celebre o que deu certo e mostre sua aprovação
à pessoa.

Desenvolvendo uma equipe

É importante procurar oportunidades para ajudar a sua equipe a trabalhar bem em conjunto. As seguintes atividades foram criadas para ajudar os membros da equipe a examiná-la e ver o que podem fazer para melhorar a maneira como trabalham juntos.

O jogo do desenho

Orientação por etapas

  1. Explique ao grupo que todos vão pensar sobre o caráter e a natureza do grupo ou organização.
  2. Peça para que cada membro faça o desenho de um animal que ele ou ela acha que representa o caráter e a natureza do grupo.
  3. Coloque as figuras na parede e peça a cada pessoa para que apresente a sua e explique por que a desenhou.
  4. Use um flip-chart ou uma folha grande de papel para escrever os temas comuns e as diferenças.
  5. Discuta o que isto significa em termos de como o grupo poderia trabalhar melhor no futuro.

Dicas

  • As figuras devem ser grandes o suficiente para que todos as possam enxergar.
  • Se as pessoas não quiserem desenhar ou não se sentirem à vontade para isso, uma alternativa seria lhes dar figuras de animais para elas escolherem e conversarem a respeito.

Revisão do processo em equipe

Uma das maneiras de desenvolver sua equipe é incentivá-la a refletir sobre como os membros trabalharam em conjunto. Este é um bom exercício para ser feito depois de um evento ou depois da conclusão de uma tarefa em particular. Depois do evento, faça as seguintes perguntas à sua equipe e, em seguida, promova uma discussão em grupo sobre as respostas que foram dadas.

  • O que a sua equipe fez que ajudou a concluir a tarefa?
  • Que coisas atrapalharam a conclusão da tarefa?
  • O que você faria diferente?
  • O que você aprendeu sobre a sua eficácia como equipe?
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aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
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