17 de setembro de 2015

Estudo bíblico - Preparando-nos para liderar


Ábia Saldanha Figueiredo

Jesus Cristo apresenta-se ao longo da história e permanece imutável no decorrer do tempo e das gerações. Ele formou um grupo de apóstolos. Ele escolheu 12 pessoas.
Leia Marcos 3:13-14.
  • Que modelo de liderança esta passagem
    nos dá?
  • Qual é o principal ensinamento dado por
    Jesus aos liderados?
Leia Marcos 12:29-31.
Nada é mais importante que relacionamentos.
Primeiro: o relacionamento com Deus. Segundo: o relacionamento com as pessoas. Este relacionamento pode ser distante ou próximo. Os sentimentos e as necessidades superam as distâncias. Os relacionamentos são mais importantes do que dinheiro ou tarefas (veja Mateus 6:24-33).
Pensando sobre relacionamentos
Deus não exige que eu alcance grandes coisas. Mas que eu aspire a excelência nos relacionamentos.
  • O modo como gasto o meu tempo e dinheiro revela algo sobre as prioridades máximas da minha vida?
Os próximos três passos ajudam-nos a considerar os relacionamentos à luz das escrituras.
Comunicar-se com o coração
Leia Provérbios 12:18.
Comunicar-se não é fácil. A comunicação é o combustível do relacionamento.
Estabelecer a confiança nos relacionamentos
Leia Mateus 5:37.
A confiança desaparece com mentiras, elogios insinceros, bajulação, promessas não cumpridas e o silêncio. Não se pode ter comunicação de alto nível sem confiança de alto nível. Somos chamados a falar a verdade em amor (Efésios 4:15), mas é mais fácil ser amável do que sincero.
Minhas palavras estão desgastando ou construindo a confiança?
Examine a conexão entre a boca e o coração 
Há uma via de mão dupla entre a minha boca e o meu coração. “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração”. (Lucas 6:45).
  • Estou preso em um círculo de palavras com alguém? Que passos preciso dar para romper este padrão?
Ábia Saldanha Figueiredo é a Diretora Executiva do SEC (Seminário de Educação Cristã), uma escola teológica do Recife, no Nordeste do Brasil.
- See more at: http://tilz.tearfund.org/pt-pt/resources/publications/footsteps/footsteps_81-90/footsteps_84/bible_study/#sthash.oG71A2i7.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us