17 de setembro de 2015

Estilos de liderança – jogo


Tulo Raistrick e Helen Gaw.
Esta é uma boa maneira para um grupo de pessoas aprender sobre os efeitos de três estilos de liderança na maneira como um grupo trabalha em conjunto. 
Divida o grupo em três grupos menores, com aproximadamente o mesmo número de membros. Cada grupo escolhe um líder. Explique aos grupos que sua tarefa é criar uma estrutura forte o suficiente para segurar um ovo, usando uma folha de papel grande e fita adesiva. Vence a equipe com a estrutura mais alta – desde que a estrutura segure o ovo!
Antes do exercício, explique ao líder de cada um dos três grupos como deverá liderar. Não deixe os outros saberem o que está acontecendo. Um dos líderes dirá ao grupo o que fazer, outro líder deixará o grupo fazer a tarefa sozinho e outro incluirá as idéias de todos.   
  
AUTORITÁRIO – “O DITADOR”
Um líder autoritário dá ordens e instruções, e os outros as seguem.
“LAISSEZ-FAIRE” – “O LÍDER QUE DEIXA O GRUPO FAZER AS COISAS SOZINHO”
Um líder “laissez-faire” permite que os membros do grupo façam o que acharem melhor e fica só assistindo o que está acontecendo.
FACILITADOR – “O LÍDER QUE INCLUI AS IDÉIAS DE TODOS”
Um líder facilitador incentiva todos os membros do grupo a participar da decisão sobre o que fazer. Ele ou ela não dá as respostas, mas ajuda o grupo a encontrar a resposta em conjunto.

Experiências de diferentes grupos
Estas são algumas experiências comuns que podem ser observadas nos grupos:
  • O grupo liderado pelo “ditador” freqüentemente termina o desafio primeiro. Porém, os membros do grupo ficam frustrados por não poderem experimentar suas idéias e simplesmente terem de fazer o que o líder manda. Eles só vencem o desafio se a idéia do líder for especialmente boa, pois as outras idéias não são incluídas.
  • O grupo liderado pelo “líder que deixa o grupo fazer as coisas sozinho” geralmente não vence, porque não está claro como o grupo deve trabalhar em conjunto. Às vezes, outro membro do grupo assume a liderança e lidera o grupo em lugar do líder escolhido.
  • O grupo liderado pelo “líder que inclui as idéias de todos” leva mais tempo para encontrar uma solução para o desafio. Quando ele termina a tarefa, as pessoas geralmente estão contentes, até mesmo vibrando e se parabenizando, pois o seu sucesso é compartilhado por todos.

Quando o desafio estiver concluído, peça aos líderes para que expliquem sua abordagem ao seu grupo. Depois, peça aos grupos para conversarem sobre as coisas das quais gostaram ou não gostaram no estilo de liderança usado pelo líder. Em seguida, peça a um membro de cada grupo para contar a todos as opiniões do seu grupo.
Observação: Se você não tiver papel e fita adesiva, use outros materiais, como um pedaço de pano, varetas e cordão. Pode-se adaptar o desafio: não é necessário usar um ovo. O principal é que o desafio seja divertido e prático, mas bem difícil.
Tulo Raistrick é o Assessor de Igreja e Desenvolvimento da Tearfund. Nosso agradecimento a Jim Hartley.


Imagine ...
  • Você é um líder que acabou de tomar uma decisão importante. Como você era responsável pela decisão, você a tomou sozinho. Então, alguém chega com informações sobre as quais você não tinha conhecimento algum, por não ter perguntado a ninguém antes de tomar a decisão. Como resultado, agora você sabe que tomou a decisão errada. O que você faz?
  • Você lidera um grupo de jovens na sua comunidade, o qual é bem-sucedido e está crescendo. Você escuta os jovens e inclui suas idéias nas atividades. Então, alguém que você respeita lhe diz que você precisa “impor autoridade”, pois ele notou que os encontros às vezes são barulhentos. O que você faz?
- See more at: http://tilz.tearfund.org/pt-pt/resources/publications/footsteps/footsteps_81-90/footsteps_84/leadership_styles__a_game/#sthash.JA1zc3wm.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us