23 de setembro de 2015

Lição Bíblica – As aves do céu e os lírios do campo (texto-base – Mateus 6.25-34)

Versículo do dia
Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão acrescentadas.
(Mateus 6.33)


Pergunte às crianças o que significa buscar o Reino de Deus em primeiro lugar (aguarde as respostas).
Explique que significa colocar Deus como a pessoa mais importante da nossa vida. Significa
fazer o que Ele quer que façamos ao invés de fazer a nossa vontade. Isso também inclui a maneira
como investimos nosso dinheiro. Deus quer que ajudemos a levar o evangelho a muitas pessoas
que estão perdidas, por meio das nossas ofertas missionárias. Mas muitas vezes queremos investir
nosso dinheiro só em coisas para nós mesmos. Às vezes, ficamos com medo de doar o nosso dinheiro
e acabar precisando dele para alguma outra necessidade. Mas Deus promete, neste mesmo
versículo, que quando colocamos o seu Reino e a sua Justiça em primeiro lugar, Ele nos dá tudo o
que é necessário.


Jesus ensinou aos seus discípulos que não deviam ficar preocupados com as suas necessidades. Ele
percebeu que eles às vezes ficavam tão ansiosos com o que iam comer, beber e vestir, que não conseguiam acalmar o coração nem mesmo para ouvir o que Jesus estava ensinando.
Jesus costumava ensinar nos montes, ao ar livre.
Certo dia, Ele usou a natureza para ensinar uma lição importante aos seus discípulos.
Jesus olhou para o céu e pediu que eles observassem as aves. Ele disse: “Vejam, as
aves plantam o seu alimento? Elas colhem? Elas têm despensa para guardar os alimentos?
(Vá fazendo as perguntas e deixando que as crianças respondam.) Não, é Deus que
as sustenta, na natureza. Quem vocês acham que vale mais? Os pássaros ou as pessoas?”
Assim, Jesus ensinou que Deus vai suprir as nossas necessidades de alimento, como Ele dá alimento às aves.
Depois, Jesus convidou os discípulos a observar os lírios do campo (se possível, providencie uma imagem desse tipo de lírio ou mesmo um vaso contendo flores semelhantes). Esta pequena flor nasce nos primeiros dias quentes no meio do inverno. Em poucos dias sua flor se seca e é levada pelo vento. Ela é bem menor do  que um lírio normal e é típica da região de Israel. Se você passar distraído por um campo, pode nem notar a sua presença. Mas Jesus convidou seus discípulos a olhar como eram belas, brilhantes e vistosas as pétalas do lírio. As flores do campo trabalham? Elas conseguem costurar suas próprias roupas? Mas Jesus afirmou que nem Salomão, o rei mais famoso e rico de Israel, se vestiu de maneira tão bela. Então Jesus disse aos seus discípulos; “Se Deus veste assim
a flor do campo, que hoje existe e amanhã não existe mais, por que ele não vestiria vocês? Por que vocês têm uma fé tão pequena?” Então, Jesus disse que as pessoas que não têm esperança
em Deus vivem preocupadas com essas coisas. Mas nós, que conhecemos o amor de Deus, podemos
confiar que, como Pai amoroso, Ele nos dará tudo o que é necessário. Por isso, podemos obedecer
a Ele em tudo sem nos preocupar com o futuro.


Atividade - Painel coletivo
Cole várias (o número vai depender da quantidade de crianças) cartolinas brancas (ou papel apergaminhado), uma ao lado da outra, formando um grande painel horizontal. Fixe no chão ou na parede e convide as crianças para um desenho coletivo mostrando o cuidado de Deus com a sua criação. Você pode usar tinta, cola colorida, lápis de cor, canetinhas, de acordo com seu contexto e com o grupo de crianças que for trabalhar. Exponha o painel e convide os pais para apreciá-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us