23 de setembro de 2015

Lição bíblica - A ressurreição da filha de Jairo

Versículo do dia
“Nós amamos porque Ele nos amou primeiro”
(1João 4.19).

Para contar a história, você vai precisar de um balão (bexiga) grande, branco (leitoso). Encha bastante
o balão e amarre com um fitilho, sem dar nó (de maneira que você possa esvaziá-lo novamente). Desenhe nele (usando marcador permanente ou cola colorida) o rosto de uma menina sorridente (a entrada do balão deve ficar virada para cima). Depois de seco, esvazie novamente e reserve para o momento da história. Observação: é prudente ter mais de um balão preparado.

(texto-base – Marcos 5.21-43)

Introduza a história perguntando às crianças se elas já passaram por um momento triste ou difícil, como uma doença ou a perda de alguém querido (aguarde as respostas).


Quando Jesus viveu aqui na Terra, muitas pessoas com problemas assim o procuravam. Jesus amava as pessoas e tinha compaixão delas (explique que ter compaixão é “sofrer com”, isto é, sentir a dor do outro como se fosse sua).
Por isso, Jesus curava suas enfermidades e transformava a tristeza em alegria. A história de hoje vai falar sobre a transformação que Jesus fez na vida e na família de uma criança. (Encha o balão e segure pela entrada de ar.)
Esta é a filha de Jairo. Jairo era um líder religioso importante em sua cidade. Ele tinha uma boa casa, uma família feliz. Mas, um dia, a filha de Jairo, que tinha apenas 12 anos, ficou doente. Seu pai ficou muito preocupado. Ela ficou pálida, não queria mais comer nem brincar. Não tinha mais forças nem para sorrir (esvazie parcialmente o balão afrouxando os dedos na entrada de ar, de modo que ele fique murcho, mas não completamente vazio). Jairo percebeu que sua filha estava muito mal e que poderia morrer logo. Então, ele se lembrou de Jesus e foi procurá-lo. Jesus tinha chegado de uma viagem e muitas pessoas queriam vê-lo. Jairo abriu caminho pela multidão, ajoelhou-se na frente de Jesus e pediu: “Por favor, Mestre, vá até a minha casa e salve a minha filha. Ela está muito doente e pode morrer a qualquer hora”. Vendo o desespero de Jairo, Jesus resolveu ir com ele. A multidão também acompanhou Jesus. Jairo estava com pressa, mas, no caminho, Jesus percebeu que alguém o tocara de uma maneira diferente  (vá soltando o ar lentamente, enquanto conta esta parte). Uma mulher, que sofria de uma doença grave, tinha aberto caminho entre a multidão e tocado as roupas de Jesus, na esperança de ser curada. Imediatamente ela ficou boa e Jesus percebeu que alguma coisa havia acontecido. Ele parou e perguntou: “Quem me tocou?”. Mas os discípulos disseram: “Mestre, temos
muitas pessoas aqui, como vamos saber quem te tocou?”.Mas Jesus continuou insistindo. Então a mulher se apresentou e contou o que tinha acontecido a ela. Enquanto Jesus estava conversando com a mulher, o que aconteceu com a filha de Jairo? (mostre o balão totalmente vazio).
Isso mesmo, ela morreu.  Então os parentes de Jairo vieram procurá-lo e disseram: “Não incomode mais o Mestre. Sua filha já morreu. Vamos embora”.
Mas Jesus, vendo a tristeza de Jairo, disse: “Não tema. Somente creia”. Quando chegaram
à casa de Jairo, havia muitas pessoas chorando por causa da morte da menina. Mas Jesus disse a eles
que não havia motivos para chorar, porque ela não estava morta, mas apenas dormindo. Então muitas
pessoas começaram a rir, zombando do que Ele tinha dito, porque tinham visto que a menina estava morta. Jesus mandou todas as pessoas saírem da casa e chamou os discípulos que tinham ido com Ele (Pedro, Tiago e João), Jairo e sua esposa para ficarem perto da cama da menina. Segurando a mão dela, Jesus disse: “Menina, eu te ordeno, levante-se”. (Neste momento, peça às crianças que repitam bem alto o que Jesus disse. Enquanto elas repetem, encha o balão). O  que aconteceu? A menina se levantou e começou a conversar. Todos ficaram admirados. A alegria tinha voltado àquela casa.

Desafie as crianças a demonstrar compaixão, ajudando alguém que esteja necessitado, individualmente ou em grupo. Vocês podem fazer uma campanha  de doação de roupas e brinquedos, visitar idosos, ajudar na limpeza da casa de alguém doente, etc. Identifique as necessidades ao seu redor e estimule as crianças a agir em favor dos que precisam.



JOGO DOS 7 ERROS




RECORTE E MONTE






Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us