17 de setembro de 2015

Liderança e trabalho em equipe

Andrew Gwaivangmin.
Para que as organizações comunitárias cresçam de maneira sustentável, são necessários mais líderes com treinamento e mentoramento. As comunidades africanas, assim como as comunidades de qualquer outro lugar, muitas vezes, possuem indivíduos que talvez não sejam reconhecidos oficialmente como líderes, mas que podem exercer e exercem liderança. Um desafio comum é pegar pessoas boas em certas habilidades técnicas e colocá-las em posições de liderança. Isto é bom, porém, sem treinamento em liderança ou apoio através de mentoramento, estes novos líderes terão dificuldade para serem bem-sucedidos nas suas novas funções de liderança. Aprender a trabalhar bem com outras pessoas é tão importante quanto possuir habilidades técnicas.
A RURCON é eficaz através do trabalho em equipe. O trabalho em equipe ajuda a inovação e a aprendizagem entre os membros da equipe. Desta forma, quando uma solução é encontrada, todos recebem crédito por ela. Entretanto, para alcançar isto, o desenvolvimento da liderança é essencial. O líder não é condenado a viver se empenhando para ser o especialista mais competente em todos os aspectos do trabalho de uma organização, mas, sim, reconhece, incentiva, capacita e coordena o desenvolvimento dos talentos das outras pessoas, de maneira que a equipe possa alcançar suas metas em conjunto. Um mentor pode ajudar um novo líder a:
  • pensar em termos de longo prazo
  • ter influência além da sua responsabilidade imediata
  • enfatizar a visão, os valores e a motivação
  • exercer habilidades políticas para lidar com as necessidades conflitantes das expectativas de diferentes pessoas
  • ser adaptável e procurar a renovação contínua.
Os líderes são lubrificantes. Como os lubrificantes de motor, eles permitem que a operação transcorra de forma suave e só são notados quando estão ausentes: sem lubrificante, o motor primeiro começa a chacoalhar, depois, emperra e, finalmente, pára de funcionar!
Um bom líder concentra-se nos bons relacionamentos dentro da equipe bem como na tarefa a ser realizada. A qualidade dos relacionamentos dentro da equipe determina a capacidade da organização de seguir adiante com os planos e resolver problemas. A equipe pode melhorar desenvolvendo a confiança, realizando debates construtivos, cumprindo compromissos, exigindo a prestação de contas quanto a comportamentos que a prejudicam e concentrando-se nos resultados.
Andrew Gwaivangmin é o Diretor Executivo da RURCON (Rural Development Counsellors for Christian Churches in Africa).

Fonte: http://tilz.tearfund.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us