17 de setembro de 2015

O desenvolvimento de futuros líderes

Henrietta Blyth.
A liderança faz ou desfaz grupos de qualquer tamanho, desde pequenos grupos comunitários até organizações de grande porte. Um líder eficaz é capaz de transformar um grupo desorganizado num grupo excelente, enquanto que um mau líder pode destruir um grupo, mesmo que este tenha sido eficaz por muitos anos. Todos os grupos prosperam com a boa liderança e tornam-se ineficazes ou desintegram-se com a má liderança.
É muito fácil para os líderes se concentrarem nos problemas que enfrentam e se esquecerem da dimensão geral da liderança. Quando nos concentramos demais em realizar as tarefas, esquecemo-nos de que uma das principais funções de um líder é ajudar as pessoas a realizarem seu potencial completo. Em particular, uma das tarefas mais importantes de um líder é desenvolver outros líderes.
Os líderes precisam preparar alguém para sucedê-los, exatamente como na Bíblia, quando Moisés preparou Josué, e Elias preparou Eliseu. O conselho da Tearfund recentemente nos desafiou a elaborarmos um plano de sucessão para os 20 cargos mais cruciais para o nosso sucesso enquanto organização. Fizemos um diagrama mostrando quem poderia assumir esses cargos imediatamente, quem estaria pronto para fazê-lo dentro de um ano e quem estaria pronto dentro de cinco anos.
Esta foi uma atividade valiosa, pois mostrou que não havia sucessor óbvio para alguns cargos. Assim, tivemos que começar a desenvolver pessoas para assumi-los no momento oportuno.

Identificando líderes

Estas características podem nos ajudar a identificar futuros líderes..
SENSO DE PROPÓSITO Os futuros líderes possuem visão e senso de propósito. Eles sabem o que querem alcançar. Eles têm entusiasmo pela sua visão e são resilientes: seu senso de propósito dá-lhes perseverança quando as coisas não dão certo.
ESCUTAM Os futuros líderes dedicam tempo para escutar os outros e, assim, conhecem as pessoas com quem trabalham – seu caráter, suas opiniões, seus pontos fortes e fracos – aproveitando ao máximo as habilidades dos colegas.
FACILITAM Os futuros líderes não agem isoladamente, mas, sim, dão autonomia aos outros, envolvendo as pessoas afetadas nas decisões que estão sendo tomadas. Sua atitude positiva ajuda-os a compreender diferentes pontos de vista e resolver conflitos.
COMPETENTES Com o tempo, os futuros líderes mostram que são confiáveis e alcançam as metas que lhes foram estabelecidas.
CONFIANTES Os futuros líderes não se colocam na defensiva quando confrontados. Sua autoconfiança faz com que sejam abertos à mudança, mas eles também reconhecem que precisam manter sua posição diante da oposição.
AUTÊNTICOS Os futuros líderes são pessoas cujo entusiasmo e propósito não são vistos apenas no trabalho, mas também na maneira como vivem.

O desenvolvimento de líderes

As pessoas aprendem de diferentes maneiras, portanto, é importante conversar sobre quais oportunidades são adequadas para cada indivíduo. Os cursos de treinamento em liderança podem ajudar muito algumas pessoas, especialmente se os cursos forem feitos na hora certa.
Porém, muitas pessoas beneficiam-se com uma abordagem mais relacional. Coaching e mentoramento, a oportunidade de acompanhar um funcionário mais sênior ou substituir o líder por um curto período de tempo enquanto este está ausente são formas excelentes de ajudar as pessoas a desenvolver seu potencial de liderança. Estamos também considerando a possibilidade de permitir que as pessoas troquem de cargo por algum tempo, para que elas possam aprender novas habilidades e compreender uma nova área de trabalho.
Henrietta Blyth é a Diretora de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoal da Tearfund.
Exercício: Planejando para o futuro
Se você sofresse um acidente ou ficasse doente de repente, quem o poderia substituir amanhã?
  • Há alguém que estará pronto para substituí-lo dentro de um ano?
  • Há alguém que estará pronto para substituí-lo dentro de cinco anos?
  • Como você fará com que estas pessoas estejam bem treinadas para substituí-lo quando chegar o momento?
  • Se você não conseguir pensar em ninguém que o possa substituir, o que você precisa fazer para garantir que haverá um sucessor? Quem você poderia treinar para substituí-lo em sua função, e como você treinará esta pessoa?
Fonte: http://tilz.tearfund.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us