20 de maio de 2017

A VIDA DE MOSES LIÇÃO 3: A ÚLTIMA CHANCE DO FARAÓ

Nesta série de seis semanas de lição da escola dominical sobre Moisés, as crianças aprendem que Deus intercede em nome do Seu povo, às vezes de maneiras milagrosas. Em troca, Ele espera que Seus seguidores obedecem aos Seus mandamentos sem murmurar.



Depois de completarem esta lição da escola dominical, as crianças aprenderão a procurar as advertências de Deus sobre o mau comportamento e como podemos nos beneficiar quando ouvimos e obedecemos a Deus.

TÓPICOS

Temendo a Deus, Coração Endurecido, Moisés, Pragas, Ira

COMO CRIANÇAS CHEGAR (10 minutos)

Sinais de Aviso (Atividade) Clique aqui

ORAÇÃO DE ABERTURA E LOUVOR (5 minutos)

Mais informações? Clique aqui

TRABALHO DE MEMÓRIA (6 minutos)

"Bem-aventurado aquele que sempre treme diante de Deus, mas quem endurece o seu coração cairá em angústia". 
Provérbios 28:14 NVI 
Peça às crianças que encontrem este versículo em suas Bíblias, e leiam várias vezes em voz alta. Peça-lhes que fechem os olhos e tentem dizer o verso novamente.

LEITURA E DISCUSSÃO DAS ESCRITURAS (15 minutos)

Introdução: 
Na semana passada aprendemos como Deus falou a Moisés, dizendo-lhe para voltar ao Egito para ajudar a libertar os israelitas do domínio do Faraó. Deus deu a Moisés as palavras para dizer, e o poder de fazer milagres diante de Faraó para fazê-lo deixar o povo ir. Para convencer Faraó que ele estava lidando com o único Deus verdadeiro, Ele enviou dez pragas sobre o Egito. Um pouco mais tarde, vamos cantar sobre essas pragas (opcional). Mas cada vez, o coração de Faraó estava endurecido, e ele não obedeceu a Deus. Em vez disso, ele não deixou o povo ir. Nossa lição hoje começa com a décima praga. Foi a praga mais devastadora de todos eles. Foi a última chance do Faraó. Foi o último aviso dele. Vamos descobrir o que aconteceu.

Leia Êxodo 11: 1-8, 12: 29-32 (Faraó finalmente dá) 
Questões de discussão: 
1. O que Deus disse que aconteceria depois desta praga? (Faraó expulsaria completamente os israelitas do Egito.) 
2. O que ia acontecer a todas as famílias egípcias? (Todos os machos primogênitos, tanto as pessoas quanto o gado morreriam.) 
3. Em que momento essa praga aconteceria? Meia-noite 
4. O que os israelitas tiraram do povo egípcio? (Prata e ouro.) 
5. Por que você acha que Faraó deixou o povo ir após esta praga quando ele não fez após as primeiras nove pragas?(Isso o afetou pessoalmente, tirando a vida de alguém que lhe é querido.) 
6. Ter medo do Senhor é uma coisa boa ou ruim? Por quê? (É uma coisa boa, porque quando temos medo do Senhor, nos tornamos obedientes à Sua Palavra e recebemos Suas bênçãos.)

EXERCÍCIO DE CLASSE (5 minutos)

Coração Endurecido (Object Talk) Clique aqui

APLICAÇÃO (2 minutos)

Embora Faraó tivesse muitos sinais para saber que Deus estava no controle, ele não o temia. Em vez disso, seu coração estava endurecido e isso levou à desobediência. Temos sinais de aviso também. Não só há sinais que nos alertam sobre perigos físicos, como discutimos hoje, mas a Bíblia também está cheia de sinais de advertência. Os Dez Mandamentos são um bom exemplo de algumas dessas advertências, e há muitas outras. Portanto, o que precisamos fazer para aprender a temer a Deus e tentar obedecer a Ele em todas as áreas de nossas vidas?

SEMANA QUE VEM

O que você faria se, quando tentássemos sair dessa sala hoje, as portas não abrissem, por mais que tentássemos? Você poderia entrar em pânico? Algo muito semelhante aconteceu com os israelitas. Volte na próxima semana para ver como eles saíram de sua difícil situação.

ORAÇÃO DE FECHAMENTO (2 minutos)

Mais informações? Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us