29 de novembro de 2023

Culto de Ação de Graças em uma escola.

Ensinar é uma dádiva.



Estamos em uma instituição de ensino, onde a responsabilidade de quem trabalha aqui é enorme principalmente o professor que é um mediador, facilitador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Vocês tem a tarefa de maior importância em todo planeta, prepara cidadão que amanhã fará uma cirurgia, cria uma vacina que salvará milhares como a da COVID, desenvolverão um mundo sustentável,… Imagine como será gratificante para cada um de vocês envolvidos no desenvolvimento desses futuros grandes homens e mulheres, se mais tarde cada um deles detiver em sua mente a lembrança de uma escola que acima de tudo os tratou e os ensinou a tratar com dignidade quem quer que seja. Se ao observar o comportamento daqueles que muitas vezes é o único referencial de boa conduta e amor ele vê as qualidades que havia em Cristo Jesus, se além de aprender que 2+2 são 4 eles aprenderem que quando dividimos é melhor.

(Quando criança eu era bolsista, no Educ. Santa Luzia em Garanhuns PE, tenho muitas lembranças boas, outras nem tanto, mas tem uma que nunca esqueço. ‘‘Minha mãe fazia uns bolos saborosos, e no fim de semana ela fazia um e guardava, pois ele seria o meu lanche a semana toda, todos os dias ela colocava na lancheira uma fatia de bolo e um pouco de suco na garrafinha, na hora do recreio (era assim que chamava na minha época) eu dividia com uma coleguinha a Patrícia, quando minha mãe ficou sabendo ela não brigou comigo, ela passou a colocar duas fatias de bolo em minha lancheira.’’ me ensinando assim a dividir.)

Todos nós que aqui estamos, sem exceção tivemos professores, alguns de nós ainda lembra do nome do primeiro tio ou da primeira tia (Não sei hoje mas na minha época até a quarta série era assim que chamava minhas professoras). Pessoas de fundamental importância em nossas vidas.

A profissão de professor é antes de qualquer coisa o exercício de um dom, dedicar tempo, cuidado, amor,… a outro ser humano desde a infância para que eles se tornem pessoas melhores, para formar uma sociedade consciente, humana e íntegra, e transmitir todo seu conhecimento ao próximo mesmo sabendo que o fruto dessa entrega não será desfrutado por ele, é algo vindo direto do coração de Deus. Todos nós já dependeu ou ainda depende dos professores para nos capacitar a exercer nossas profissões no dia a dia.

Na Bíblia a palavra ensino é citada mais de 200 vezes. O ministério de Jesus foi marcado pelo seu ensino e depois de sua assunção, a vida da igreja também foi e é marcada pelo ensino até os nossos dias.

‘‘Não vamos estudar todas essas citações, fiquem tranquilos.’’

Vamos lê Colossenses 3:10-17

‘‘ORAÇÃO’’


*Sublinhei 3 pontos para vemos*

  • SOMOS IGUAIS, PORÉM DIFERENTES

Esses conselhos que o Apostolo Paulo escreveu aos colossenses é aplicável a todos os ambientes onde há convívio humano. Seja no seio do nosso lar, no convívio com parentes, amigos e principalmente no ambiente onde muitas vezes passamos mais tempo, nosso trabalho.

Paulo coloca em pé de igualdade todas as pessoas, porém ele não tira particularidade nem a autoridade de nenhum de nós. Ele mostra que independente da nossa nacionalidade, grego e judeu, crença, circunciso e incircunciso, grau de instrução, bárbaro e cita ( os gregos e romanos, diziam que esses eram estrangeiro, sem civilização; rude, cruel, desumano), posição social, escravo e livre, todos somos iguais diante do Deus que nos criou pois Cristo é tudo e está em todos.

Podemos pensar que é muito difícil viver assim, olhar pra quem esta do nosso lado e que muitas vezes ocupa uma posição inferior a nossa, principalmente se a gente é mais velho, não tecer nenhum julgamento, ou desmerecer quem quer que seja. Porém essas são regras básicas que vão proporcionar um bom convívio. Com isso ele também lança ao chão todo e qualquer preconceito que por ventura venhamos nutrir.

Vivemos rodeados tantas pessoas diferentes de nós, mas todos almejamos ser melhores no que pensamos, dizemos ou fazemos, esse desejo de evoluir nasce dentro de cada um de nós ainda quando bebês. O que nos faz diferentes do resto da criação de Deus, da evolução natural do planeta, seja lá como você crê, ‘‘porém aqui escolho falar do que creio’’. Deus ao nos criar a sua imagem e semelhança nos dotou de algo maravilhoso o desejo não só de aprender coisas novas mas de ensiná-las ao nosso próximo.

  • SABEMOS QUEM SOMOS

Vemos que Paulo sabia exatamente a quem estava falando quando no versículo 12 ele os chama de povo escolhido de Deus, santo e amado, vemos que mesmo assim ele os adverte a respeito da igualdade e respeito que esse povo devia ter um com o outro.

Ele os exorta: 12 revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. 13 Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

Como é difícil colocar tudo isso em prática. Se é quase impossível com nossa família que são pessoas que amamos e que dizemos muitas vezes que daríamos a vida por eles, imagine com pessoas as quais não conhecemos intimamente. Então como conseguiremos?

Vemos que ele nos aconselha a nos revestir de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência porque se conseguimos exercer cada uma dessas coisas todo resto será possível.

Vamos ver rapidamente o significado de cada uma delas: antigamente consultaria um dicionário que ganhei na infância de minha querida mãe, hoje eu dei um google”

*Compaixão:

É a capacidade de compreender o estado emocional de outra pessoa ou de si mesmo. Muitas vezes confundida com a empatia, a compaixão tem o elemento adicional de ter um desejo de aliviar ou reduzir o sofrimento do outro.

*Bondade:

Consiste numa qualidade das pessoas que praticam boas ações. É a qualidade de quem tem boa índole. Ter bondade é ser benevolente, ser amável, é procurar ajudar o outro.

*Humildade:

É a capacidade que uma pessoa tem de perceber a si mesma e levar em conta a necessidade e o bem-estar das pessoas com quem interage, ao invés de focar em si.

*Mansidão:

Brandura de gênio ou de índole; brandura na maneira de expressar-se; doçura, meiguice, suavidade.

*Paciência:

É uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional, ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração. A paciência é principalmente baseada na tolerância com os erros alheios ou diante situações e fatos indesejados.

Ao conseguirmos colocar em prática em nossas vidas essas 5 virtudes, vou chamá-las assim, o convivi-o com o diferente será leve, perdoaremos a quem nos ofender, e conseguiremos amar nosso próximo como o Senhor nos ama.

Quando temos ciência de quem somos, do que nos falta, e trabalhamos para que a falta de uma dessas virtudes seja suprida, conseguiremos em nossa vida corrida e muitas vezes atribulada por tantas demandas, ter a vida abundante (plena) que cristo nos prometera, João 10:10 O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. pois em nossa vida não haverá espaço para desavenças.

  • SABEMOS COMO VIVER

Ai dizemos a nós mesmos, eu tive uma boa educação, estudei ou estudo nas melhores escolas, tive ou tenho os melhores professores, meus pais me ensinaram tudo direitinho já faço tudo isso sem muito esforço, eu tenho ética, diplomacia, não nutro qualquer tipo de preconceito, respeito as leis, honro meus pais até dou esmolas, damos Graças a Deus por ter nos feito assim um ser humano tão bom, porém se não tivermos amor de nada valerá. 1 Coríntios 13:3 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.

Paulo em sua carta aos Colossenses afirma que existe algo que é como a linha na roupa que estamos vestindo, sem ela para unir as peças nossas roupas seriam retalhos de tecidos bons e bonitos mas sem muita utilidade para nós, talvez servisse pra tirar poeira de móveis, lavar o carro, limpar a mão… assim é o AMOR ele une todas nossas boas ações e transforma em algo perfeito. Colossenses 3.13 diz Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

Quando temos a capacidade de viver de maneira plena colocando tudo no seu devido lugar, assumindo nossa responsabilidade na história uma paz nos invade, e mesmo que sejamos acusados de algo injustamente nosso coração não nos acusara. Colossenses 3.13 Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

  • CONCLUSÃO

Cada um de nós tem uma história diferente, temos nossas alegrias e dores, como o fogo que refina o ouro e que deixa o ferro maleável para ser trabalhado pelo cuteleiro, nossas experiências fazem o mesmo. A pouco saímos de uma pandemia que deixou muita dor, sendo a maior delas a perda de entes queridos. Tivemos um prejuízo enorme na educação de nosso país. As vidas e o tempo infelizmente não será restituído. Porém podemos e devemos fazer diferente hoje, a fim de que o amanhã seja melhor.

Sabemos quem somos e escolhemos o que fazer com quem somos, a palavra do senhor diz Salmos 139:24 Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno. Não somos infalíveis, mas podemos melhorar todos os dias, lembrei de Zaqueu que no encontro com Jesus declara Lucas 19:8 "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais" ele mostra que nunca é tarde demais pra mudar, querermos ser melhores hoje do que fomos ontem.

Quando colocamos ‘‘CADA COISA NO SEU DEVIDO LUGAR’’ como disse uma pessoa querida, a vida fica bem mais fácil de ser vivida. Porém digo por experiência própria não é nada fácil, nem indolor, cada ação, sentimento, pensamento… que resinificamos, que revestimos com amor vindo de Deus, traz em si um desconforto que logo é superado pela gratidão.

Ao escolhermos viver buscando colocar o amor em primeiro lugar, por mais que dolorosa a vida seja, ou agradável, não nos faltará oportunidade de expressarmos em ações e em palavras tudo o que nos dispusermos a aprender com o mestre dos mestres Jesus Cristo Colossenses 3:16-17 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

¹⁷ Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

É uma dadiva:

Sermos iguais, porém diferentes;

Sabermos quem somos;

Sabermos como viver.

Deus nos abençoe.

ANA ROSA COSTA LIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us