1 de maio de 2024

TODO SARMENTO JÁ FOI UM RAMO FRUTÍFERO

 

Alguém aqui já visitou um parreiral, ou viu algum vídeo, ou documentário sobre o cultivo de uvas? 
Eu nunca visitei, ou assisti a documentários, mas mais ou menos um mês, o Senhor tem falado comigo sobre a declaração que Ele fez a respeito de si mesmo que João registrou em seu evangelho no cap 15:1-8 Vamos lê?

Comecei a meditar sobre e me ocorreram algumas coisas:
Que mensagem Ele quis transmitir?
Ele estava falando a agricultores?
O que essa mensagem significava para seus primeiros ouvintes?

Minha primeira pesquisa se deu em buscar no AT algo referente a videira, a princípio só lembrei dos espias que Moisés mandou a terra prometida, e o fato deles colherem uma cacho de uva tão grande que precisou ser transportado por duas pessoas 
NU 13: 23,24Quando chegaram ao vale de Escol(de melhor qualidade), cortaram um ramo do qual pendia um único cacho de uvas. Dois deles carregaram o cacho, pendurado numa vara. Colheram também romãs e figos. Aquele lugar foi chamado vale de Escol por causa do cacho de uvas que os israelitas cortaram ali.’’. Então aprofundei um pouquinho mais minha pesquisa e encontrei mais 3 passagens bíblicas sobre a videira no AT a primeira em Isaias 5 1-7 onde se retrata a seguinte ilustração, o seu amigo plantou uma vinha num terreno fértil, com todo esmero o agricultor limpou o terreno de toda pedra, escolheu as melhores mudas, colocou vigilantes atentos em torres para guardar sua plantação, na esperança de colher bons frutos construiu um tanque para produzir vinho de excelente qualidade, porém grande foi a frustração do agricultor ao provar o fruto de sua vinha, seu fruto era azedo e não doce, ele o agricultor fez tudo certo, no versículo 4 Ele diz ‘‘Que mais se poderia fazer por ela que eu não tenha feito? Então, por que só produziu uvas azedas, quando eu esperava uvas boas?’’ seu desgosto foi tanto que ele derrubou a cerca que a protegia, permitindo que ela fosse pisada, não capinou permitindo que espinhos e ervas daninhas crescesse em seu meio e ordenou que não chovesse mais sobre ela. No versículo 7 Ele declara que a vinha do Senhor é a nação de Israel e os homens de Judá são a plantação que Ele o Senhor amava.
Vemos aqui que o Senhor nosso Deus escolheu Israel para ser sua videira, mas a mesma não foi capaz de honrar o Senhor e viver de acordo com sua vontade assim não produziu frutos de justiça e retidão. (PARÁFRASE MINHA) Versículo 8. A segunda em Jeremias 2:21 Eu a plantei como uma videira seleta, de semente absolutamente pura. Como, então, contra mim você se tornou uma videira degenerada e selvagem? E a terceira em Oseias 10: 1 Israel era como videira viçosa; cobria-se de frutos. Quanto mais produzia, mais altares construía; Quanto mais sua terra prosperava, mais enfeitava suas colunas sagradas.
Jesus ao se declarar a videira verdadeira cumpre todos os requisitos que Israel não pode cumprir, e mais Ele afirma que Deus é o agricultor. E nós, que declaramos ser Ele o Cristo o Filho do Deus vivo, altor e consumador de nossa salvação, estamos ligados a Ele, somos os ramos dessa videira verdadeira saudável, plantada em solo fértil, livre de pedras, vigiada, onde não exite ervas daninhas nem espinhos, os passarinhos não roubam seus frutos, nem é pisoteada, Ele da chuva no tempo oportuno a mantêm viscosa e frutífera eternamente.
Fiz outra pesquisa, essa contemporânea. Pesquisei a respeito do cultivo da videira, me concentrei na poda e manejo pós poda. Esse detalharei explorando com os irmãos três pontos.
 
1- O RAMO CORTADO
Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; João 15 : 2A
O trabalho do agricultor é árduo para ter uma boa colheita e principalmente bons frutos, geralmente no fim do outono a videira começa a verter água, a esse fenômeno dace o nome de choro da videira, nesse momento se faz uma análise da planta identificando os ramos lenhosos (os sarmentos), os nódulos pelos quais antes saiam folhas e frutos começa a sair raízes, nesse momento é feito corte desses ramos pois mesmo que em estações passadas eles tenham sido frutíferos hoje são estéreis e rígidos não se deixam conduzir pelas mãos habilidosas do agricultor.

Quando Jesus declara que mesmo estando nele podemos não dá fruto, me deixa em alerta para saber se estou realmente nEle ou só aparento está, e na verdade tenho criado raízes em mim mesmo ou em algo que pratico? O Apostolo Paulo em sua carta aos Galatas 3.3 ‘‘Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?’’ Os irmão da igreja a época estavam sendo influenciados a viver pela LEI (não toque, não coma, se circunde, observe as festas…) a fim de serem aceitos por Deus e não pela fé em Cristo Jesus.


É uma linha muito fininha que separa a fé e dependência de Cristo para frutificar em toda boa obra, da autossuficiência, e nesse segundo estágio não produziremos fruto de justiça e retidão, ao contrário estaremos tão cheios de nos mesmos que em invés de brotar folhas e frutos brotarão raízes superficiais que sufocarão nossa fé.
É necessário uma autoanalise de minha vida com Cristo e em Cristo consiste apenas e rituais, e tradições como por exemplo: vir a casa do Senhor regularmente, minhas vestimentas, meu vocabulário, onde entro, com quem ando, até o momento devocional pode se tornar um ídolo um troféu a exibir se não for feito na dependência de Cristo, entre outros.
Todas essas coisas são boas e necessárias, mas não farão de mim um ramo cheio de vida e de bons frutos. Quem olhar de fora dirá olha a ‘‘CRENTE’’, mas o agricultor saberá que é só aparência, pois la no meu íntimo não permito que ele me corrija, conduza e transforme para louvor de sua glória, afinal meu espelho e os olhos do próximo já tem me dito que sou ‘‘EVANGÉLICA’’.
Não podemos esquecer em momento algum que o Senhor nosso Deus Pai do nosso Salvador Jesus Cristo é o agricultor de nossas vidas.

2- O RAMO PODADO
e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.’’ João 15 : 2 B
No campo tendo identificado e cortado o ramo (sarmento) lenhoso e histério, começa um novo processo. Corta-se a ponta de um ramo se o agricultor percebe que a videira esta chorando ou seja a seiva saindo do corte,( a videira retira água e nutrientes do solo esse liquido percorre todos seus ramos folhas e frutos) é o sinal que está na hora da poda. O agricultor experiente fara a poda correta, dando ao ramo o que ele necessita para produzir bons frutos.
o agricultor corta parte desse ramo principal deixando de duas a quatro gemas que são por onde crescerá um raminho com folhas e um cachinho de flores que após ser fecundada cada uma se tornará uma uva deliciosa. Mas desse gomo frutífero não sai apenas um raminho, o agricultor identifica o ramo principal e corta os desnecessários, pois os mesmos roubarão nutrientes e energia que deveria ir só para os frutos. Essa é uma tarefa extremamente delicada, que só as mãos delicadas e habilidosas podem fazer, para não quebrar o ramo principal. Após esse processo, não demora muito tempo e o agricultor volta ao parreiral dessa vez para conduzir esse ramo ele deve crescer para o lado certo e o mais reto possível afim do mesmo receber os nutrientes e a luz solar na proporção certa. Ou seja, o ramo que dá mais e melhores frutos não crescem como querem.
Nossa vida com Cristo é bem similar ao que acabei de descrever. Estamos ligados e arraigados em Cristo. E como ele mesmo falou no versículo primeiro de João 15, seu Pai é o agricultor. Por Ele somos podados.
Como o Senhor fará isso, como se dá esse processo? João 15: 3-5 ‘‘Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim."Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.’’
O Senhor Jesus afirmou que estamos limpos pela palavra que ele tem nos falado ela traz discernimento e coragem para guiados e capacitados pelo Espirito Santo retirarmos de nossa vidas coisas desnecessárias e contrárias a vontade de Deus.
Outra condicionante para frutificarmos é permanecer nEle, a palavra-chave aqui é DEPENDÊNCIA TOTAL. AT 3.16 ‘‘Pela fé no nome de Jesus, o Nome curou este homem que vocês vêem e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver.’’
AT 4:7-11 ‘‘Mandaram trazer Pedro e João diante deles e começaram a interrogá-los: "Com que poder ou em nome de quem vocês fizeram isso? "Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: "Autoridades e líderes do povo! Visto que hoje somos chamados para prestar contas de um ato de bondade em favor de um aleijado, sendo interrogados acerca de como ele foi curado, saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores. Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’’. Os discípulos sabiam disso e o fizeram conhecido de todos, por sua pregação não só o deficiente físico foi curado, como uma multidão de 5000 homens foram salvos, ‘‘ESSE MILAGRE FOI COM CERTEZA MAIOR DO QUE O PRIMEIRO’’ tudo isso aconteceu na dependência e por meio do Senhor Jesus.
Diferente de uma profissão na qual dedicamos anos de nossa vida a estudar e quando recebemos o diploma do cursinho ou da faculdade estamos capacitados para excelê-la sem o auxílio de professores, na faculdade de Cristo somos eternos alunos dependentes da instrução e capacitação do mestre. Temos que permanecer humildemente ligados a Cristo, totalmente dependentes dEle.
Contudo tanto limpeza quanto a dependência não será indolor, e sem choro. Diferentemente da videira (no campo) onde a poda é feita enquanto a mesma está dormente no inverno, sentiremos cada corte cada manejo, cada falha de caráter sendo exposta, cada tendência ao mau que existe em nossa vida ser confrontada pela palavra de vida e de verdade vindas da boca do nosso salvador, e seremos assim como os discípulos jugados e muitas vezes condenados injustamente, mas será gratificante vê o nome do Senhor ser glorificado através dos frutos advindos desse processo.

3- O RAMO FRUTÍFERO
O agricultor (no campo) durante a poda preserva o que de melhor tem a videira, provem para ela um solo fértil, a livra das pragas que podem prejudicá-la, fornece espaço para suas ramas crescerem. Na esperança de ter uma excelente colheita.
João 15 6-8 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.
No versículo oito tem quarto afirmações
  1. Permanecer nEle
  2. Suas palavras permanecer em nós
  3. Pedir o que quisermos
  4. Nos será concedido.
Nossa mente humana e nosso sentimento 'egoico' foca nas duas últimas afirmações (pedir o que quiser e nos será concedido) passando por cima das duas primeiras (permanecer nEle e suas palavras permanecer em nós). Contudo O Senhor Jesus deixa claro que só produziremos fruto de justiça e retidão permanecendo nEle e em sua palavra. Mas como faremos isso? Visto que somos seres miseráveis e teimosos.
Porém se permitimos que o Senhor retire de nós o que vai atrapalhar e sugar a energia fornecida por Ele mesmo a colheita será abundante. 2 TM 2,4 ‘‘Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.’’ A leitura, meditação e prática das orientações contidas na palavra de Deus através da capacitação do seu Santo Espírito, o jejum, a oração, são alguns meios pelos quais o conhecimento e o amor podem crescer em nós. Desta feita seremos limpos, o fruto por nós produzidos será de justiça para glória de Deus Pai. Então finalmente seremos verdadeiros discípulos do Senhor Jesus.

Conclusão

No campo o agricultor colherá o fruto do seu trabalho que será doce ou azedo, abundante ou escasso, dependendo do manejo correto do seu parreiral e do clima apropriado e desse ele não tem o controle.

A videira verdadeira, Jesus Cristo tem como agricultor seu Pai, Ele a limpa, poda, nutre, sustenta, livra do mau, e colhe seus frutos. Nós somos suas ramas, e é impossível esta nEle e não da fruto. Ele não nos isentou da responsabilidade, de permanecer e nEle e suas palavras em nós. Se por um acaso não vemos fruto algum em nossa vida com Cristo, devemos examinar se uma dessas duas coisas tem faltado, apesar de eu crê que não tem como ter uma sem ter a outra. Lembrando que o fruto que Jesus se refere, não é material (casa, carro, roupas…) e sim de justiça e retidão. Mas Ele não deixará faltar coisa alguma ao nosso sustento cotidiano MT 6.33 ‘‘Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.’’ dEle provém tudo e se nos falta algo essencial a existência clamemos, pois, Ele é fiel e justo e não nos deixará necessitado ser nem nossa descendência mendigar o pão. SALMOS 37.25

Não podemos esquecer que todo sarmento já foi um ramo frutífero.

Paulo ora em sua carta aos Filipenses no cap 1: 9-11 Essa oração é por mim e por você meu irmão.

Que o senhor nos abençoe.

Ana Rosa Costa Lira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us