16 de julho de 2009

QUER SER UM BOM PASTOR?

QUER SER UM BOM PASTOR?



Qual é o pastor que não deseja ser uma bênção para sua igreja? O que faz um pastor, ser um bom ministro de Deus?

Para muitos, para ser um bom pastor, basta somente fazer com que sua igreja cresça.

Na Bíblia encontramos, certamente, base bíblica para um pastor desejar o crescimento numérico da igreja, mas o que vemos hoje (muitas vezes) é um desejo exagerado nesse sentido. Muitos desejam um crescimento sem compromisso, por parte dos membros, com valores genuinamente cristãos.

Se estudarmos as cartas de Paulo iremos encontrar muitas recomendações para que um pastor seja um bom ministro de Deus.

Uma delas está em 1 Timóteo 4.6. Diz o texto: “Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo”.

Que instruções eram essas? A resposta está no verso 3. Diz o texto: “proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos que crêem e conhecem a verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado...”.

Paulo estava, neste texto, combatendo as heresias propagadas pelos gnósticos que ensinavam que todas as coisas ligadas ao espírito eram boas e as coisas ligadas à matéria eram totalmente más. Esse ensino estava levando os crentes a pensarem que todas as coisas ligadas ao corpo, sendo matéria, eram más, pecaminosas e deviam ser abandonadas.

Por isso Paulo recomendou que Timóteo deveria ensinar à igreja sobre a bênção do casamento (como do alimento) e que todas as coisas proporcionadas pelo próprio casamento, inclusive o sexo, deveriam ser pregadas pelo jovem pastor. Paulo diz então que se Timóteo ensinasse essas coisas seria um bom ministro.

Um bom pastor, então, não é aquele que somente faz sua igreja crescer ou que prega bem ou aquele que faz muitas visitas aos lares dos membros.

Um bom pastor é, também, aquele que ensina os casais viverem a vida conjugal e ensina que no contexto do casamento há a expressão sexual e que essa área, a sexualidade conjugal, deve ser recebida como um dom, presente de Deus pelos cônjuges, vivida intensamente, desfrutando todo o prazer que o sexo oferece tanto para o marido, como para a esposa.

Um bom pastor é aquele que trabalha com os casais ensinando-os a darem graças a Deus pelas bênçãos proporcionadas pelo casamento (filhos, companheirismo, intimidade) e que todas essas coisas, no contexto conjugal, devem ser santas pela Palavra e pela oração.

Como pastores devemos instruir os casais de nossas igrejas para que vivam felizes no casamento, inclusive na área sexual. Quando um homem e uma mulher, no contexto do casamento, se unem sexualmente, devem encarar essa relação com um presente de Deus, como algo bom, prazeroso e deve vivenciado sem a mancha do pecado (Hb 13.4).

Muitos casais cristãos estão vivendo a vida conjugal bem abaixo das expectativas de Deus e precisam ser ensinados, treinados, capacitados para viverem no casamento tudo aquilo que Deus deseja que vivam. E o pastor tem esse deve de ensinar tudo isso aos casais de sua igreja.

Se cumprir essa tarefa pastoral, com zelo, autoridade bíblica, amorosa e respeitosamente será considerado por Deus como um bom ministro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us