O ensino da Bíblia tem de ser central. Neste aspecto, nosso alvo deve ser o de ajudar os membros da família a desenvolverem amor para com a Palavra de Deus, na esperança de que eles começarão a viver alicerçados em cada ensino das Escrituras (Mateus 4.4). Lembre que a Palavra de Deus tem de ser ensinada com reverência, criatividade e muito ânimo. Você deve esforçar-se para não tornar a Palavra monótona a seus filhos, pela maneira como a apresenta. Pense em maneiras de ilustrar os assuntos principais e de criar figuras para eles. Faça muitas perguntas fáceis aos seus filhos (mescladas com algumas difíceis, para que eles pensem com intensidade!). Você ficará surpreso em descobrir que os filhos são capazes de permanecer ali, enquanto os ensina. Mantenha o padrão elevado, e Deus trará seus filhos a este padrão. Empenhe-se por fazer do tempo de ensino uma lição que eles recordarão.
Existem várias maneiras pelas quais a Palavra de Deus pode ser transmitida à família:
1. a leitura direta da Bíblia, seguindo um plano de leitura;
2. a leitura de um bom livro de histórias bíblicas;
3. o uso de catecismo — um método bastante proveitoso de ensino da Bíblia, utilizando perguntas e respostas;
4. a memorização das Escrituras;
5. a leitura de um bom livro devocional;
6. a leitura de clássicos evangélicos como O Peregrino. (Tenha a sua Bíblia consigo, para examinar as verdades espirituais que saltarão de cada página do livro.);
7. a leitura de biografias de crentes, histórias fictícias ou novelas teológicas.
Alguns pais podem sentir-se inadequados nesta área, mas, naquilo em que Deus outorga a responsabilidade, Ele mesmo dá a capacidade de realizar. Para os pais que estão verdadeiramente comprometidos com Ele: onde há vontade, sempre há um meio de realizar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário