31 de março de 2010

DISCIPULADO -CRIANÇAS E ADOLESCENTES - INTEGRAÇÃO



-INTRODUÇÃO
"ENSINA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE AN-DAR E
AINDA QUANDO FOR VELHO NAO SE DESVIARA DELE" Pv 22.6. Apesar de a maioria de nossos obreiros pensarem que este versículo é enii: ' ;.?do somente aos pais, afirmamos que, pelo contrário, é endereçado à Igreja. Pouco se tem feito pela salvação dos pequeninos, mas esperamos que esta situação mude após meditarmos no assunto.
- UMA VISÃO DISTORCIDA SOBRE O ASSUNTO Constantemente se vê obreiros maltratando crianças, quando as mesmas não têm sequer lugar adequado para sentar; não têm uma retribuição de amor por parte da Igreja e nem um reconhecimento de que são filhos de Deus, assim como os adultos o são. A realidade é que nossas crianças estão sendo marginalizadas e suas almas se perdem por falta de alguém que se disponha em ajudá-las buscando sua amizade e fazendo-lhes uma programação adequada.
- CRIANÇAS, UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO
Nossa alma chora de amor por tantos coraçõezinhos que poderiam continuar com Cristo, mas não conseguimos fazê-lo. A maioria se perde por falta de apoio, amor e compreensão por parte dos líderes da Igreja. Muitas delas chegam na adolescência, encontram o mundo e nunca mais voltam para a Casa Paterna.
- QUEBRANDO O PRECONCEITO
Somente após quebrarmos esse gelo em relação às crianças, teremos condições de pensar em um trabalho de integração das mesmas; do contrário não haverá condições.
Os discípulos tentaram impedir as crianças de irem à Cristo (Lc 18.15,16), mas o Mestre por excelência chamou-lhes à atenção dizendo: ". . . Deixai vir a mim as criancinhas", trazendo várias delas para junto de si. Conclamo-vos, vamos amar nossas crianças fazendo com que tenham uma vida de comunhão com Deus.
- CONFIRMANDO PELA PALAVRA
A palavra de Deus vem de encontro com tudo o que já dissemos até agora,
confirmando. Vejamos o que Deus fez através das crianças:
- SL 8.2 - SUSCITA FORÇA. Até mesmo através do choro de uma criança
move-se o braço do poderoso de Israel.
- Mt 21.15,16 - LOUVAM COM PERFEIÇÃO - Enquanto muitos adultos
cantam para comércio e nome, a criança canta adorando a Deus.
- Jr. 1.6,7 - DEUS CONSTITUIU CRIANÇAS POR ATALAIAS - "... A
quem eu te enviar, irás, falarás.. .".
- Jr. 1.10 - PODEROSO "... Hoje te constituo sobre as nações. ..".
- Mc 9.33-37 - HUMILDADE - Homens sem humildade alguma, buscam as melhores posições. Crianças, uma lição de humildade.
- A INTEGRAÇÃO DA CRIANÇA
Nunca poderíamos falar em integração sem antes ter comentado sob, OS
grandes problemas existentes em nossas Igrejas que impedem a integração das crianças. Agora sim, entraremos no assunto para o qual fomos designados a discorrer.
Há muito que podemos fazer para integrar uma criança: 1. Conhecer as
características da criança.
— 1 Co 13.11 - "Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino". Não conseguíamos de maneira alguma integrar uma criança com nossas maneiras de adultos: sermões. Preleções, seminários. Temos que falar e pensar e agir co.i.o meninos para chegarmos até eles. Programando festinhas com balões, bombons e muita cor.
1a A CURIOSIDADE
Um dos meios mais importantes para se integrar a criança é a sua curiosidade. Sendo elas curiosas podemos usar atividades que mexam com sua curiosidade.
— Nunca deixar uma pergunta sem resposta.
— Despertar o interesse dos pais para esse fato.
— Usar brincadeiras curiosas. Ex. Uma caixa de segredo. Um sábio nunca
desprezará a curiosidade da criança.
1.b A ATIVIDADE
Uma criança é cheia de energia, e só com exercícios animados podemos
prender sua atenção. Elas gostam de muito barulho. Gostam muito de exercícios arriscados.
Procurando realizar um trabalho que explore bem estas áreas você estará
integrando a criança à salvação e à Igreja.
2. As Crianças dos Obreiros
É imperioso que aqueles que se dedicam a trabalhar com crianças conheçam pormenores pertinentes a esta área? Qual a maneira de integrar os filhos dos obreiros,
especialmente pastor, na Igreja? Existe alguma diferença entre estas e as demais crianças? O que queremos chamar a atenção é para o fato de muitos considerarem os filhos do pastor como os piores da Igreja. É um pesado estigma que as próprias crianças aprendem e põem em prática, hostilizando os filhos dos obreiros. E estes, os filhos, sentem o peso desta discriminação. Daí a necessidade de se conhecer esse fato
e lutarmos contra esta discriminação, para que os filhos dos obreiros não sejam os primeiros a saírem da Igreja, mas que sejam integrados e alicerçados na fé.
OS ADOLESCENTES
- INTRODUÇÃO
O termo adolescente vem do latim "adolesco", crescer, desenvolver-se para a idade varonil, É uma idade intermediária, de tanta transição entre criança e jovem.
1 - O ADOLESCENTE E SEU CONVÍVIO NA IGREJA
Ao chegar na adolescência, o indivíduo passa por sérias e fortes mudanças
físicas, mentais, sociais e espirituais. E na maioria dos casos a Igreja não está preparada para ajudar esse adolescente a enfrentar tal situação.
O que está ocorrendo é que, por falta de visão da Igreja, estamos perdendo
estes "pequenos jovens". Para podermos ajudá-los veremos a seguir, algumas características
relacionadas a eles.
II - CARACTERÍSTICAS DO ADOLESCENTE
a. Físico
O adolescente tem agora mais energia que antes. Suas glândulas sexuais já
amadureceram, seu físico (corpo) ainda em rápido crescimento torna o adolescente desajeitado e com isso ele se sente envergonhado.
b. Mental
O adolescente pensa que não precisa mais receber ordens, pois já se acha adulto o bastante para resolver tudo sozinho. Com isso ele se torna rebelde, responde os pais e líderes da Igreja.
c. Social
Nesta idade este "pequeno jovem" gosta de companhias que tenham as mesmas idéias, procura uma namorada; quer ser independente.
Os pais e líderes da Igreja devem orientá-los a que cultivem boas amizades
pois do contrário, no mundo existem muitas "amizades".
d. Espiritual Se bem orientados, nesta idade poderão fazer uma entrega de suas vidas ao Senhor. Caso contrário, dificilmente continuarão na Igreja.
III - COMO INTEGRAR O ADOLESCENTE
Após observar bem as características de um adolescente poderemos então
partir para a integração dos mesmos.
A integração do adolescente vai depender da dedicação de cada pai ou líder da Igreja, promovendo eventos e trabalhos específicos para os mesmos. Se já existem programações específicas para adolescentes em sua Igreja, parabéns. Se não, citaremos algumas que poderão ajudar.
A - DEPARTAMENTO DE ADOLESCENTES:
De — w criado na Igreja um departamento de adolescentes, com liderança
própria (se possível o líder não deverá ser adolescente).
Dentro deste trabalho eles irão evangelizar outros adolescentes, se sentirão bem e estarão se unindo para trabalhar. Com isso a integração automaticamente estará sendo feita.
B- ACEITAÇÃO
O adolescente não é jovem e não é mais criança, mas ainda tem alguma
brincadeira de criança. Devido a este fator, às vezes, ele não é aceito entre os jovens, visto que os jovens já não aceitam mais determinados tipos de brincadeiras.
Sendo assim, o adolescente não encontra ambiente na Igreja e é quando busca encontrar algo mais atraente lá no mundo.
Devemos conscientizar nossas Igrejas para este fato, e levá-las à dar mais apoio aos adolescentes, aceitando-os como eles são.
C- AMOR
Devemos demonstrar a nossa amizade aos adolescentes, conversar com eles, visitá-los, dar-lhes oportunidade para que testemunhem, distribuam folhetos, cantem, etc. Aproximemo-nos dos adolescentes, falemos com eles sobre a vida cristã, compartilhando com suas alegrias e dificuldades. Fazendo assim, estaremos integrando os adolescentes e os novos convertidos. Alcançando com isto o alvo que nos é proposto.
Que Deus nos ajude a proporcionar, praticar e incentivar a participação dos
nossos adolescentes.

Um comentário:

  1. Minha querida irmã Ana Rosa. Com certeza vc está ajudando e muito A Obra do Senhor com este blog abençoador. Meu desejo é q vc continue sendo usada poderosamente por Deus para trabalhar nesse poderoso meio de comunicação e que muitas pessoas venham a ser alcançadas por Jesus!
    Pra. Mara Cíntia Silva dos Santos.
    Ministério Reobote
    Aracaju-Se.

    ResponderExcluir

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us