INTEGRAÇÃO E DOUTRINA
INTRODUÇÃO
Integração não é entregação. Doutrina não é mero costume. Conheceremos a definição destas duas palavras e estudaremos alguma coisa mais em relação ao título deste nosso singelo estudo.
Em primeiro lugar veremos a definição de integração e depois a da doutrina:
INTEGRAÇÃO — Definição: (Sociol.) Unificação social, processo que
assegura a inteireza de um grupo social ou de uma instituição. (Psicol.) Ato, processo ou resultado da unificação interna característica de um organismo; a combinação das sensações elementares em percepção é um processo de integração. (Fig.) O fato de estar ou sentir-se alguém integrado (num meio, numa instituição, em si mesmo, etc).
(Esta definição dispensou os conceitos da matemática e da teoria da evolução de Spencer.. .).
DOUTRINA — (Do lat.) 1 - Conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, etc; 2 -Catequese cristã, que é oconceito católico; 3 - Ensinamento, pregação; 4 - Opinião de autores; 5 - Texto de obras escritas. Regra, preceito, norma: Tal procedimento fez doutrina.
I - O PORQUE DA INTEGRAÇÃO
1. Porque sem integração não há participação e nem união...
2. Porque integrar-se é preparar-se para participar, colaborar, realizar e receber os frutos, os resultados, com os demais do grupo, dos demais membros integrantes.
3. Na integração está a conscientização dos deveres e privilégios de todos que compõem o grupo e/ou sociedade.
4. Na integração cria-se e vive-se a fraternidade.
5. Na integração sabe-se e vive-se a nova filosofia de vida.
6. É na integração que se respira o ar do novo ambiente.
7. É na integração que somamos esforços, forcas e recursos para a edificação e consolidação do corpo ou grupo social.
II - O PORQUE DA DOUTRINA E/OU ENSINO
1. Porque os discípulos primeiramente aprenderam e depois foram enviados
por Jesus. (Mt 28.19, 20; Mc 16.15, 16.2). Começando no dia de pentecoste e apóstolos ensinaram as doutrinas do evangelho (At. 2.40,42 e 3). O apóstolo Paulo ensinou a doutrina durante dois meses, na escola de Tirano, em Éfeso (At 19.9-10).
Disse ele que do que era útil, nada deixou de ensinar (At. 20.20).
III - A NECESSIDADE DA INTEGRAÇÃO
1. Para o desenvolvimento da Igreja na evangelização - 1 Pe 2.9;
2. Para que haja amor e comunhão entre os membros - Jo 13.35;17.21;
3. Para o crescimento em quantidade e em qualidade, isto é tanto numérico
quanto espiritual - Mt 16.18; 28.18-20; 2 Tm 2.2; Lc 10.1-12; Ef 4.15,15; Is 60.22;
4. Para que haja frutificação - Jo 15.8;
5. Para aumentar a visão no investir em pessoas - 2 Tm 2.2;
6. Para aplicação da disciplina - Mt 18.15-20;
7. Para dar certeza de salvação ao discipulando - Rm 10.13; Jo6.37;1 Jo
13;
8. Porque o discipulador conta suas experiências e bênção da salvação ao
discipulando;
— Como Cristo entrou em sua vida - C1 1.27; Ap 3.20;
— Como seus pecados foram perdoados - C1 1.14;
— Como tornou-se filho de Deus - C1 1.12;
— Como começou a viver a nova vida para a qual Deus o criou - Jo 10.10; 2
Co 5.15; 1 Ts 5.18; Is 43.7 e 21;
9. Para ajudar o novo convertido na sua vida devocional no cotidiano - Mt
6.6;
10. Para ajudá-lo a entender os princípios bíblicos e básicos da vida abundante
em Jesus Cristo - G1 5.22-26;
IV - A NECESSIDADE DA DOUTRINA E/OU ENSINAMENTO
1. Porque devemos obedecer a Jesus. Ele mandou fazer discípulos e fazer
discípulo é doutrinar - Mt 28.20;
2. Porque o ensino ou doutrina tem a propriedade de aperfeiçoar - Ef 4.12;
3. Porque a boa doutrina - bom ensino, tem resultados positivos e
maravilhosos - são muitos, mas vejamos três:
— Aprovação de Deus - 2 Tm 2.15
— Conhecimento da Verdade - 2 Tm 2.25
— Libertação do diabo - 2 Tm 2.26
V - A INTEGRAÇÃO, A DOUTRINA E O NOVO CRENTE
1. A integração e doutrina informam ao novo crente a necessidade da
santificação - Deus é santo e requer dos seus filhos, que sejam santos - 1 Pe 1.15,16; Hb 2.14;
2. A santidade na vida do cristão significa: a) Limpeza de todos a imundície
(2 Cr 29.5 e 15); b) Separação do pecado (1 Ts 4.3; 2 Co 6.17); c) Apartado ou consagrado a Deus (Nm 8.17);
3. Como se alcança a santificação e como é alcançada pelo novo crente: a)
Pela fé na palavra de Deus - Jo 17.17; b) Pela fé no sangue de Jesus Cristo - Hb 10.10 e 29; c) Pela obra do Espírito Santo no coração e na vida - 1 Pe 1. 2;G1 5.16 e 25;
INTEGRAÇÃO E DOUTRINA
ESBOÇO DE DOUTRINAS BÍBLICAS
1. EVIDÊNCIA DA SALVAÇÃO
- Podes provar teu nascimento espiritual?
- Tua nova vida em Cristo?
1.1 EVIDÊNCIAS INTERNAS
A - O testemunho do E. Santo para com o nosso espírito (Rm8.16)
B - O testemunho da nossa consciência (1 Jo 3.19-21)
C - O testemunho da nossa aversão ao pecado (1 Jo 3.9)
1.2 EVIDÊNCIAS EXTERNAS DA NOSSA SALVAÇÃO
A - O testemunho da mudança ocorrida em nós (2 Co 5.17)
B - O testemunho dos frutos produzidos (Mt 3.8.5.16)
C - O testemunho da vitória sobre o mundo (1 Jo 5.4)
1.3 EVIDÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS DA SALVAÇÃO
A - O testemunho da abundância de amor (1 Jo 4.7)
1. O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
- A conversão deve ser logo seguida do batismo com Espírito Santo.
2.1 O QUE É BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO?
É um revestimento do poder do alto, pela instrumental idade do Espírito Santo (Lc 24.39)
2.2 PARA QUEM É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO? É para todos os salvos (At 2.39)
2.3 QUE É NECESSÁRIO PARA RECEBER O BATISMO COM ESPÍRITO SANTO?
A - É preciso ser salvo ( Jo 14.17)
B - Crer na promessa do batismo com Espírito Santo (Gl 3.14)
C - Obedecer a Deus, conforme a sua palavra (At 5.32)
D - Querer decididamente (Lc 11.9-13)
3. O BATISMO EM ÁGUA E A SANTA CEIA DO SENHOR
3.1 O QUE É O BATISMO EM ÁGUA?
É uma ordenança bíblica como também o é a ceia do Senhor.
3.2 PORQUE SÃO CHAMADOS DE ORDENANÇAS? Porque foram
ordenados por Jesus (Mt 26.26-28;28.19,20)
3.3 QUAL O SEU SIGNIFICADO?
Tem duplo significado:
— É um ato de obediência ao evangelho.
— É também um ato de identificação com Jesus como nosso salvador pessoal (Rm 6.4; C1 2.12).
O batismo em água é necessário para o novo crente torne-se membro da Igreja local. O batismo em água não salva ninguém, é para quem já é salvo.
4. A CEIA DO SENHOR
4.1 Foi instituída por Jesus com duas finalidades:
A - Relembrar sua morte em nosso lugar.
B - Anunciar a sua volta para os seus.
C - Os elementos usados para realização desse santo ato:
- Pão - simbolizando seu corpo
- Vinho - simbolizando seu sangue.
4.2 0 preceito bíblico para os membros da Igreja participarem desse ato santo: "Examinar-se a si mesmo" (1 Co 11.28).
5. A VIDA DE SANTIDADE
Deus opera a santificação do crente, mediante:
1. O precioso e poderoso sangue de Jesus Cristo.
A- Veja (Hb 13.12; 9.12,13)
B - Esta é chamada santificação judicial, que tem lugar norapte o Deus Pai.
2. O Espírito Santo
A- Veja (1 Pe1.2; Rm8.2)
B - O Espírito Santo livra da lei do pecado. Esta é a santificação interior,
afetando nossa natureza.
3. A palavra de Deus
A- Veja (Jo 17.17; Ef 5.26)
B - É a santificação interior, afetando nossa vida, costumes e práticas.
C - Se o crente continua fazendo as mesmas coisas que fazia antes de se
converter, isto é porque a santificação não está operando em sua vida.
Vivamos uma vida santificada, isto é, separada do mal para Deus e a Seu
serviço - (Hb 12.14).
Nenhum comentário:
Postar um comentário