11 de maio de 2011

Jesus, reatando laços em família


Hoje, fala-se, ouve-se e participa-se das dificuldades enfrentadas pela família. Às vezes, são ressaltadas mais as coisas negativas que positivas da vida familiar, mas, na realidade, desde o princípio quando a família foi constituída, ela vem sofrendo com as investidas de Satanás. Iniciando pelos acontecimentos no lar de Adão e Eva onde tudo começou. A Bíblia diz que o diabo veio para roubar, matar e destruir, e essas coisas estão acontecendo hoje em muitas famílias. Elas se matam, roubam e destroem-se, quebram vínculos e se odeiam mutuamente. Mas Jesus veio e veio com a missão de salvar, de construir, de reatar laços. Vemos em cada característica de seus nomes uma realidade que cada família precisa para viver bem.
Maravilhoso Conselheiro
Isaías 9.6 nos mostra que cada nome atribuído a Jesus nesse texto, leva ao preenchimento de uma necessidade em família. Percebe-se que naquele momento, na estrebaria, existia o quadro da mais bela família constituída na face da terra. Maria, a mãe. José, pai. Jesus o Filho. Era a verdadeira família nuclear; o retrato da família no plano de Deus. O texto diz: "Um menino nos nasceu, um Filho se nos deu e o principado está sobre os seus ombros. E o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz!".
Jesus, além de Conselheiro é Maravilhoso. Vem com conselhos recheados de tudo o que é bom e belo. Se a família está sem norte, sem saber começar, como caminhar, está perdida, sem direção, precisa de um conselheiro. Nada melhor que buscar a Jesus. Somente Ele é capaz de nos dar a orientação precisa. Somente Ele é imbuído de amor para nos orientar, nos dizer para onde caminhar. Ele disse: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para vossas almas" (Mt. 11.28).
Hoje, a família está desesperada, assustada, precisa de um conselheiro que lhe ofereça calma e tranquilidade. Ele está pronto para dar o apoio necessário para o ajustamento familiar. Ele está sempre esperando que alguém diga: "Vem, Jesus, habitar comigo". Vem, Jesus, reatar os laços de minha família. Ele é o Maravilhoso Conselheiro. Convide-O para estar em seu lar, não somente no Natal, mas em todos os dias do ano.
Deus Forte
Quantas famílias com as forças enfraquecidas, laços rompidos pela fraqueza motivada pelo pecado. Pelo medo da violência, da insegurança, da incerteza em tudo que é belo e verdadeiro. São pessoas que se sentem fracas e impotentes diante das adversidades. Jesus veio como Deus Forte, em quem toda família pode confiar, buscar forças e ter a certeza de que Ele está pronto para sustentar, reatar e fortalecer os laços familiares. "Oh! Deus, tu és o meu Deus Forte, o Grande El Shadai". Toda família precisa estar certa e confiante de que Ele é a Rocha da nossa salvação. Busque a força de Deus, pois Jesus veio e trouxe consigo esse atributo para fortalecer a todos que desejarem. Filipenses 4.13 diz: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece".
A família que se sentir fraca, deve buscar a força de Deus para ter suas forças restabelecidas e os laços de sua família reatados. Não devemos esquecer que nossa força vem de Deus, porque desde aquele dia na humilde estrebaria em Belém nasceu o Deus Forte. Percebendo que algo está tentando enfraquecer os laços que une sua família, busque a Jesus, Ele é o Deus Forte que irá fortalecer as amarras.
Pai da Eternidade
Ter um pai já é bom, imagine ter um pai eterno, um pai que nunca morrerá, que estará conosco para sempre. Foi isso que aconteceu, daquele dia em diante, nenhuma família na terra, ficaria órfã, porque Jesus veio como Pai Eterno. Esse pai eterno está sempre demonstrando seu amor de pai, ninguém sozinho, ninguém abandonado, ninguém desprezado. O Pai eterno está sempre presente para reatar qualquer laço ou vínculo familiar que esteja se esfacelando.
Li no calendário Luz e Vida 2008, a seguinte história. "Ainda pequena perdi meus pais e fui para um orfanato perto de Londres. Era mais uma prisão. Trabalhávamos 14 horas por dia. Durante o ano inteiro havia apenas um dia de descanso no Natal, quando então cada um recebia uma tangerina de presente. Era tudo! Sem doces, guloseimas ou brinquedos. Mas só a recebiam aqueles que no decorrer do ano nada fizeram de culpável e foram obedientes. Assim, veio o Natal. Mas isso significava para meu coração de criança quase o fim do mundo. Enquanto os outros recebiam sua tangerina, eu devia ficar em um canto da sala e olhar... Esse era meu castigo porque tentei fugir do orfanato no verão. A distribuição acabou e as crianças foram ao pátio brincar. Mas eu deveria ir ao quarto e ficar o dia inteiro na cama. Profundamente triste e envergonhada, chorei e não queria mais viver. Após um tempo, ouvi passos. A mão de alguém puxou a coberta, sob o qual eu estava. Olhei. Um menino chamado William estava ali, com uma tangerina em sua mão, segurando-a para mim. Eu não sabia como conseguir uma tangerina extra. Algo acontecera àquela tangerina. Então me veio a consciência de que aquela tangerina já estava descascada. E quando olhei mais de perto, ficou claro. Lágrimas vieram aos meus olhos. Ao estender a mão para pegá-la soube que precisaria cuidar para que ela não desmontasse. O que aconteceu? Dez crianças se reuniram no pátio e decidiram que eu também deveria ter minha tangerina no Natal.Assim, cada uma descascou a sua e separou um gomo. Os dez gomos foram então cuidadosamente unidos em uma bela e nova tangerina. Esse foi o mais belo presente de Natal da minha vida. Ele me ensinou quão consoladora pode ser uma verdadeira amizade.
As crianças eram todas órfãs de seus pais biológicos mas elas tinham o cuidado do Pai Eterno. Esse pai não é privilégio apenas de órfãos, mas de todos aqueles que se sentindo sozinhos e desamparados queiram buscá-lo porque Ele é Pai de toda humanidade. "De quem toda família toma o nome" Se alguma família estiver se sentindo abandonada, lembre-se que existe um Pai Eterno que estará sempre pronto a socorrê-la e reatar os laços que por acaso hajam se desfeito. Porque como Pai Eterno, Ele dá segurança, confiança e amor eterno.
Príncipe da Paz
Interessante, todo príncipe é filho de rei. Lemos e ouvimos histórias mirabolantes sobre reis, príncipes e seus reinos. Mas existem tantos reinos sem paz. Tantos clãs sem paz. Tantas famílias sem paz. Naquele dia, em Belém, nasceu o Príncipe da Paz. As famílias, hoje, que não conhecem Jesus, que não conhecem o Príncipe da Paz, vivem em desarmonia, sem tranquilidade, perdidas, sem saberem onde descansar. Relacionamentos quebrados, ódio, mágoa, rancor, dor, solidão, descrenças, transtornos.. Jesus disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá, não se turbe o vosso coração nem se atemorize" (João 14.27).
Temos um exemplo de muita paz na família de Abraão. Quando os pastores abriam um poço, os pastores de Ló vinham e fechavam aquele poço. Ele abria outro, sem briga, sem guerra, sem nenhum transtorno.Para que a paz continuasse entre eles, Abraão chamou-o e mando-o escolher onde deveria firmar moradia e Ló escolheu aquela terra que para ele seria mais vantajosa. Em todas as situações, Abraão queria apenas manter a paz entre eles. Deus disse: "Abraão, em ti serão benditas todas as famílias da terra". Daí a família de Abraão tornar-se exemplo para todas as famílias da terra em todos os aspectos. Abraão ainda não conhecia o Príncipe da Paz, mas por ser obediente a Deus e viver segundo a sua vontade, mais tarde, com o nascimento de Jesus que veio da linhagem de Abraão, cumpre-se a promessa da bênção de todas as famílias da terra poderem buscar e terem em seus lares a presença constante do Príncipe da Paz.
Conclusão
Identificamos, nos diversos nomes atribuídos a Jesus, os requisitos necessários que cada família precisa para ter uma vida sossegada, ouvindo os conselhos do Maravilhoso Conselheiro, uma vida protegida pelo Deus Forte, confiante no Pai da Eternidade que nunca decepciona, e harmoniosa com o Príncipe da Paz. Seja qual for o laço que esteja se rompendo em sua família, você encontrará um amigo que pode reatá-lo: JESUS! Pois para isso foi que Ele nasceu.
Elizete Fragoso da Silva, PE
Representante na UFMBB na região nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us