20 de outubro de 2015

7 razões pelas quais devemos memorizar a Escritura

Por Chuck Lawless
Ainda me lembro da minha primeira Bíblia e dos versos que eu memorizado, mesmo tendo memorizado a décadas atrás 
1 João 4: 8 - "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. "
João 3:16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
Eu era um jovem crente salvo fora de um lar cristão, e a Bíblia era novo, fresco e vivo para mim então. Eu seria desonesto, no entanto, de dizer que a memorização é tão fácil hoje. Muitas vezes eu preciso me lembrar de por que as questões de memorização.
  1. A Bíblia é a Palavra de Deus. Os líderes da Igreja sabe que este fato, mas que nem sempre tratam a Palavra com este nível de respeito. Estou particularmente sobrecarregado por esta realidade, porque eu estive com muitas pessoas do mundo que têm pouco acesso a esta Palavra. Não deve crentes norte-americanos - que muitas vezes têm mais Bíblias em nossas casas do que as pessoas - seja especialmente grato?Não deveríamos querer saber a Palavra de Deus tão bem que habita em nossos corações?
  1. . Jesus modelou para nós o poder de conhecer a Palavra  Três vezes no Monte da Tentação, Satanás tentou Jesus - e três vezes Jesus replicou-lhe com a Palavra. Na verdade, Ele citou o livro de Deuteronômio (sem, ao que parece, usando uma concordância ou uma pesquisa no Google)! Quantos de nós poderia facilmente citar que o livro, especialmente em um momento de tentação agonizante? Jesus mostrou-nos que a Palavra - tudo isso - tem poder sobre o diabo.
  1. Escondendo a Palavra em nosso coração ajuda-nos a evitar o pecado. Isso é o que o salmista disse-nos:
  • "Além disso, o seu servo é advertido por elas [as ordenanças do Senhor]; há grande recompensa em mantê-los. "(Salmo 19:11)
  • Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
    Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.
    Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
    Salmos 119:9-11
A Palavra de Deus nos ensina, nos repreende, corrige-nos, e nos treina na justiça (2 Tim 3,16). Somente quando nós valorizá-lo em nossos corações podemos mais poderosamente lutar contra o pecado que tão de perto nos rodeia (Heb. 12: 1).
  1. A Palavra tira o lixo de nossas mentes. Eu tenho mais de 50 anos de idade, mas eu ainda ocasionalmente me lembro de imagens que eu vi como um adolescente. Se eu permitir que essas imagens  fiquem, eu estou pedindo para ter problemas. Aqui é a boa notícia, no entanto: através da Espada do Espírito (a Palavra - Ef 6:17), podemos capturar cada pensamento para Cristo. Satanás não podem manter nossas mentes em cativeiro quando empunhar a espada.
  1. Memorizando a Palavra pode ajudar a preparar-nos para o campo missionário. Seja como um curto tempo ou como um missionário de carreira, você pode ir para um lugar onde ter cópias da Bíblia é arriscado. Esse perigo pode ser ainda maior para as pessoas que estão tentando alcançar. Se o seu conhecimento das Escrituras é limitada apenas ao que você pode ler no momento, você pode limitar suas oportunidades de divulgação.
  1. O dia pode vir quando temos pouco ou nenhum acesso à Bíblia.  Estou, é claro, falando mais para os norte-americanos aqui (ou no Brasil). Grande parte do mundo já enfrenta esta situação. Não podemos saber quando isso pode acontecer em nosso contexto, mas também não podemos assumir que não vai acontecer. Se isso ocorrer, o quanto da Palavra você saberia? Quanto do seu ensinamento seria afetado? Precisamos conhecer a Palavra tão bem que podemos ensiná-la sem um texto escrito na frente de nós.
  1. Avaliação memorização requer tempo diário com a Palavra. Essa é a natureza da memorização - se não fazê-lo todos os dias, esquecemos o que memorizamos. Mesmo alguns minutos por dia para rever os textos bíblicos podem fortalecer nossa caminhada com Deus.
Quais os obstáculos à memorização você se depara? Mais importante ainda, quais as estratégias que você encontrou eficaz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us