8 de maio de 2017

SALVAÇÃO - LIÇÕES PARA CRIANÇAS LIÇÃO 3: O CUSTO DO PECADO

Uma série de lições em cinco partes projetada especificamente para aqueles alunos que estão prontos para receber Jesus em seus corações, ou que estão começando a fazer perguntas sobre ser batizado. O objetivo desta série é ajudar essas crianças a perceber que a decisão de aceitar Jesus é algo que eles precisam fazer por conta própria e que, ao fazê-lo, podem ter Nova Vida em Cristo.


Depois de completarem esta lição da escola dominical, as crianças perceberão que por causa do pecado elas estão separadas de Deus, e que, porque Deus é justo, Ele deve punir o pecado. No entanto, Ele também é misericordioso, e não quer nos punir.

TÓPICOS

Nascido de novo, Salvação, Graça, Justiça, Julgamento de Deus, Misericórdia, Ira

COMO CRIANÇAS CHEGAR (15 minutos)

Pastas de Trabalho: Tenha as pastas de trabalho das crianças disponíveis à medida que chegam.
ORAÇÃO DE ABERTURA E LOUVOR (5 minutos)
Mais informações? Clique aqui
Após a oração, pergunte à turma sobre sua tarefa de casa. Eles deveriam ler sobre o tempo Caim matou seu irmão Abel em Gênesis 4: 1-14.
Questões de discussão:
1. Quais foram as razões pelas quais Caín matou seu irmão Abel? (Orgulho, ciúme, falta de fé em um Deus santo.)
2. Como Caim foi punido por seu pecado? (Ele foi banido da presença de Deus.)
3. A punição dada a Caim foi dura demais, não dura? Explicar.

TRABALHO DE MEMÓRIA (12 minutos)

"A ira de Deus é revelada do céu contra toda a impiedade e maldade das pessoas, que suprimem a verdade pela sua maldade". Romanos 1:18 NVI 
Escreva o verso inteiro na tábua e peça às crianças para lê-lo juntos. Em seguida, comece apagando algumas das palavras, por exemplo, a palavra "o" ou todas as palavras com apenas três letras, etc Então, as crianças a ler o versículo novamente com as palavras faltando. Em seguida, apagar algumas palavras mais e tê-los lê-lo novamente. Apague alguns mais e lê-lo novamente. Continue até que todas as palavras sejam apagadas, e as crianças estão recitando o verso inteiro da memória.

EXERCÍCIO DE CLASSE (5 minutos)

LEITURA E DISCUSSÃO DAS ESCRITURAS (15 minutos)

Introdução: 
Hoje, estaremos lendo o livro de Josué, logo depois que os israelitas lutaram e venceram a batalha de Jericó. Jericho foi a primeira cidade conquistada pelos israelitas depois de entrar na terra prometida, por isso foi especialmente significativo. Toda coisa material tirada da cidade devia ser devotada a Deus. No entanto, um homem violou estas instruções.
Leia Josué 7: 1 
Questões de discussão: 
1. Quem violou as instruções sobre as coisas devotadas de Jericó? (Achan)
2. Quem foi afetado por causa de seu pecado? (Todo Israel)
Mais tarde, Israel foi para a batalha contra a cidade de Ai. Mas desta vez não foram bem sucedidos. Na verdade, cerca de 36 homens foram mortos e os demais foram forçados a retornar ao acampamento, com medo e tremor. Então o Senhor disse a Josué por que eles falharam. Foi porque Israel havia violado a aliança tomando algumas das coisas devotadas. Então Deus disse a Josué o que ele devia fazer.
Leia Josué 7: 14-26 (Punição por Acã) 
Questões de discussão:
1. Como Achan foi descoberto como aquele que violou a aliança de Deus? (Vindo tribo por tribo, clã por clã, então família por família, Deus foi capaz de mostrar a Josué quem era o pecador.) 
2. O que isso nos diz sobre nossos pecados? (Você não pode escondê-los de Deus.) 
3. Quais foram as consequências do pecado de Achan? (Sim, morte.)
4. O que merecemos pelos nossos próprios pecados? (Separação eterna de Deus.)
5. Por que a família de Achan foi morta junto com ele? (A família pode ter ajudado a esconder os itens, mas também porque Achan não temeu a Deus, essa atitude pode ter afetado sua família.) Para purificar Israel, toda a família precisava ser destruída.)
6. O que aconteceu quando Israel se purificou do pecado de Acã? (Deus se desviou da sua ira e ira).

EXERCÍCIO DE CLASSE (10 minutos)

Quem é Sem Pecado? (Atividade) Clique aqui

Closing EXERCÍCIO DE CLASSE (5 minutos)

Folha de trabalho do verso 1 
Peça às crianças que tomem a Folha 1 do versículo da pasta, e façam com que eles parafrasearem os dois últimos versículos (Isaías 59: 2 e Romanos 1:18). Quando terminar, peça dois ou mais voluntários para compartilhar suas paráfrases para os seis versículos. As Planilhas de Verso terminadas podem ser levadas para casa ou mantidas nas pastas.

APLICAÇÃO (5 minutos)

Até agora, aprendemos que o Céu é um dom gratuito, e não pode ser conquistado. Não importa quanto dinheiro alguém tem, ou quantas coisas boas eles fazem, eles não podem chegar ao Céu por conta própria. Na semana passada (ontem) aprendemos que ninguém é perfeito, e todo mundo é um pecador. Por causa desse pecado, estamos separados de Deus.
Hoje, aprendemos quão mortal esse pecado realmente é. Toda a família de Acão foi destruída por causa de seu pecado contra Deus. A Bíblia diz que Deus é justo e deve punir o pecado; Entretanto, Ele também é misericordioso e não quer nos punir. Você pode estar se perguntando como Deus poderia punir nossos pecados, mas não nós. Como podemos nos purificar de nossos pecados? Na próxima lição, veremos como Deus resolveu este dilema enviando Seu único filho, Jesus, para viver conosco.
Para trabalhos de casa esta semana, eu quero que todos leiam uma passagem curta. Romanos 5: 6-11. Leia-o várias vezes, e não se esqueça de procurar todas as palavras que você não está familiarizado. Quando nos encontrarmos novamente para a nossa próxima lição sobre Salvação, ter uma resposta para as seguintes perguntas:
1. Seria difícil dar a sua vida para salvar a vida de uma pessoa "ruim" real ou alguém que peca contra você? Por que ou por que não? 
2. Como Deus demonstrou Seu amor por nós?

SEMANA QUE VEM

Incentive todas as crianças a retornar na próxima semana. Há mais jogos, atividades e coisas divertidas para fazer, mas o mais importante é que todos aprenderão mais sobre a Salvação.

ORAÇÃO DE FECHAMENTO (2 minutos)

Mais informações? Clique aqui
Caixa de oração
Peça a cada criança que tire um cartão da caixa. (Se eles desenharem o seu próprio nome, peça-lhes que o coloquem de volta e tente novamente) Tenha alguns minutos de oração silenciosa, para que cada criança possa orar pela pessoa no seu cartão. Depois de orar, peça-lhes que escrevam seu nome na parte de trás do cartão. Feche a lição com oração.
Quando terminar, peça a cada criança que coloque o cartão de volta na caixa para a próxima semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us