26 de outubro de 2018

lição como caminhar com Cristo - Caminhada na Verdade

A verdade não é definida por preferência ou convicção pessoal: ela é definida pela palavra sagrada de Deus. Esta lição, ensinará às crianças que a verdade última não é determinada pela inteligência humana errônea. Pelo contrário, é criado pelo nosso Deus justo e onisciente. Podemos confiar que o alinhamento de nossas vidas à incrível verdade da Bíblia aumentará nossa fé e nos ajudará a identificar mentiras culturais e pecaminosas.
IDADE ALVO: 10-14
OBJETIVO: Obter a garantia da palavra de Deus de que podemos viver de acordo com a verdade e nos defender de mentiras pecaminosas.
PRINCIPAL IDÉIA: A Bíblia nos ajuda a reconhecer a verdade das mentiras. Quando aceitamos o que Deus diz sobre Jesus (que ele é o único caminho para Deus) e sobre nós (que somos amados, perdoados e dignos de sua afeição), então seremos capazes de andar na verdade em vez de dúvidas ou vergonha.
PASSAGENS DAS ESCRITURAS: Tiago 1: 5 (revisão), João 14: 6, João 8: 31-32, Salmo 28: 7, Deuteronômio 31: 8
MATERIAL (S): papel, utensílios de escrita
ORAÇÃO DE ABERTURA: “Deus, nós queremos viver de acordo com a sua verdade. Ajude-nos a levar a sério o que você tem a dizer sobre acreditar e agir de acordo com sua palavra. Amém."
ICEBREAKER: Exercício "Escolha a Verdade"
Diga: “Às vezes é difícil distinguir a verdade de uma mentira. Por exemplo, vou contar três coisas sobre mim, mas apenas uma delas é verdadeira. Veja se você pode escolher o caminho certo! ”Prossiga com seus exemplos e peça às crianças que votem em qual exemplo eles acham que é a verdade. Depois de revelar o exemplo correto, peça voluntários adicionais para participar. Pergunte: “Como você se sentiu ao escolher o exemplo errado (bobo, envergonhado, enganado etc.)? Como conhecemos a verdade (cada pessoa identificou a verdade)? ”Diga às crianças que Deus nos diz o que é verdade através de sua palavra, então saber o que a bíblia diz nos ajuda a reconhecer a verdade das mentiras.
Lição (20 minutos)
REVISÃO ANTERIOR DA LIÇÃO: Lembre as crianças da lição da semana passada sobre sabedoria. Pergunte: “O que significa ser sábio (ter bom senso e saber quando uma decisão ou atividade não é benéfica)? Conhecer a verdade nos ajudará a tomar decisões sábias. ”Leia Tiago 1: 5 e pergunte se alguém gostaria de dizer o versículo de memória. Reiterar que a sabedoria e a verdade trabalham juntas para nos tornar mais maduros como crentes.
  1. Declare a definição de “verdade”: aquela que é factual para todas as pessoas, em todos os lugares, em todos os momentos. Diga: “A verdade mais importante da Bíblia é encontrada em João 14: 6. Leia a escritura e enfatize que qualquer religião, ideia ou pessoa que diga que não precisamos que Jesus tenha um relacionamento com Deus está errada. Além disso, reconheçamos que podemos ter certeza no sacrifício de Jesus quando nos tornamos crentes. Em seguida, descreva como receber a salvação e dê tempo para as crianças fazerem perguntas sobre a crença em Jesus. Comente: “Acreditamos sinceramente que Jesus é o único caminho para Deus e que o único caminho para o céu é o primeiro passo no reconhecimento de mentiras pecaminosas”.
  2. Em seguida, leia João 8: 31-32 . Pergunte: “O que devemos fazer se quisermos conhecer a verdade (seja obediente a Deus / segure seus ensinamentos)? Qual é o resultado de conhecer a verdade (ela nos libertará)? ”Explique que conhecer a verdade“ nos liberta ”porque não seremos enganados por mentiras pecaminosas que nos afastam de Deus. Diga: "Obediência é a chave - devemos ativamente estar fazendo o que a palavra de Deus diz para andar na verdade".
  3. Vá em frente para discutir as verdades bíblicas adicionais lendo o Salmo 28: 7 e Deuteronômio 32: 8. Pergunte: “O que Deus nos promete nestes versículos (que ele nos protegerá, ajudará e nunca nos deixará)?” Esclareça que duvidar da presença de Deus é uma das maneiras pelas quais Satanás gosta de desencorajar os crentes. Além disso, diga à classe que insistir em erros ou fracassos do passado, em vez de aceitar o perdão e a orientação de Deus, nos impedirá de andar na verdade. Diga: "Quando conhecemos a palavra de Deus e ousadamente vivemos de acordo com a sua verdade, as mentiras de Satanás não têm a menor chance!"
Jogo: "Bíblia verdadeira ou falsa" (10 minutos)
Diga às crianças que elas vão jogar um jogo simples que mostra a importância de saber o que a bíblia diz. Distribua o papel e os utensílios de escrita e peça-lhes que escrevam os números de um a dez. Em seguida, peça-lhes que escrevam “verdadeiro” ou “falso” ao dizer cada afirmação:
  1. Marta era a mãe de Jesus. (F)
  2. Moisés construiu a arca. (F)
  3. Davi era um rei bíblico. (T)
  4. Jacó matou Golias. (F)
  5. Jonas foi engolido por uma baleia. (T)
  6. Caim matou seu irmão Abel. (T)
  7. Paulo foi um missionário. (T)
  8. Jacó não teve filhos. (F)
  9. Jesus morreu na cruz. (T)
  10. João traiu Jesus. (F)
Depois do jogo, repasse as respostas com a turma. Pergunte: “Foi fácil escolher as declarações falsas? Se não, o que podemos fazer para melhorar o reconhecimento da verdade (leia a bíblia com mais frequência)? ”Desafie as crianças a ler a Bíblia todos os dias para que possam aumentar seu conhecimento da verdade.
Conclusão (5 minutos)
RECAP: A palavra de Deus é nossa fonte de verdade. Quando lemos nossas bíblias e obedecemos a Deus, então estaremos prontos para andar na verdade.
ORAÇÃO FECHADORA: “Senhor, você é a única fonte confiável de verdade. Obrigado por seu amor e orientação. Amém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us