26 de outubro de 2018

Lição como caminhar com Cristo - Caminhada no amor

Quando olhamos para qualquer outro lugar que não a palavra de Deus para definir o amor, uma visão extremamente pecaminosa e distorcida é o resultado. Nesta lição as crianças aprenderão que amar a Deus e aos outros deve influenciar nossas ações como crentes. Além disso, será entendido que “Andar em Amor” requer compartilhar o evangelho de Jesus Cristo para os outros e ajudar aqueles que se desviam do que é certo para ver a verdade. As crianças aprenderão que Deus se lembra de nossas ações de amor e nos recompensará pela obediência.
IDADE ALVO: 10-14
OBJETIVO: Aprender que andar em amor requer amar a Deus em primeiro lugar, amar os outros em segundo lugar e amar a nós mesmos por último.
PRINCIPAL IDÉIA: Não podemos verdadeiramente amar os outros se primeiro não amarmos a Deus com todo o nosso ser, e devemos agir de acordo com o nosso amor em obediência à sua palavra.
PASSAGENS DAS ESCRITURAS: 1 João 3:10, Lucas 10:27, Tiago 5: 19-20, Hebreus 6:10
MATERIAL (S): quadro branco, papel cartão, marcadores de ponta fina, tesoura, bastões de cola, acessório de artesanato
———————————————————————————————————————
Introdução (5 minutos)
ORAÇÃO DE ABERTURA: “Senhor, ensina-nos o que significa 'andar em amor' e nos dá o desejo e a força para agir em nosso amor por você e pelos outros. Amém
REVISÃO ANTERIOR DA LIÇÃO: Lembre as crianças da lição da semana passada sobre a verdade perguntando: “O que é a verdade (o que é factual para todas as pessoas, em todos os lugares, em todos os momentos)? Quem é a única fonte confiável de verdade (Deus)? ”Enfatize que as ideias pecaminosas do mundo sobre a verdade contradizem a Bíblia, por isso é importante que oremos e leiamos nossas Bíblias todos os dias. Além disso, trabalhe em Tiago 1: 5 como uma aula para continuar a memorização do versículo.
Lição (20 minutos)
 "Tipos de Amor"
Escreva os seguintes títulos no quadro: Piedoso, Vizinho e Família. Invente pelo menos quatro descrições de cada tipo de amor, escrevendo / digitando-as em grandes recortes de coração (sugestões incluídas abaixo).
Amor divino: perfeito, justo, eterno, imerecido
Amor à vizinhança: humilde, prestativo, sacrificial, intencional
Amor da família: protetora, dedicada, sacrificial, carinhosa
Divida os corações de papel entre os filhos e peça-lhes que primeiro escolham as quatro características que pertencem a Deus e cole-as sob o cabeçalho. Diga: “Agora vamos gravar os corações adicionais onde eles forem mais apropriados. Tenha em mente que a mesma característica pode ir em mais de um lugar. ”Ajude as crianças conforme necessário e depois discuta / altere as colocações do coração antes de prosseguir para a lição. Enfatize que cada uma dessas características requer ação para mostrar verdadeiramente amor.
  1. Diga: “Acabamos de identificar diferentes tipos de amor e suas características. Vamos ler 1 João 3:10 para ver o que diz sobre o amor ”. Leia o versículo e ajude as crianças a identificar que ele trata do amor à vizinhança. Peça-lhes que criem maneiras de “… amar o (s) irmão (es) e irmã (es).” Sugestões podem incluir deixar um amigo ir primeiro em um jogo, ajudar um amigo mesmo que seja inconveniente ou desistir de algo para fornecer para um amigo. Comente: “Muitas das maneiras pelas quais mostramos o amor à vizinhança também são maneiras de demonstrar amor às nossas famílias. O importante é lembrar que a bíblia nos diz que as pessoas que estão dispostas a amar os outros são verdadeiros filhos de Deus ”. Acrescente que“ andar em amor ”significa que buscaremos e estaremos cientes das oportunidades de amar os outros.
  2. Em seguida, leia Lucas 10:27. Pergunte: “Quem devemos amar primeiro ou mais do que qualquer outra coisa (Deus)? Como devemos amá-lo (com todo nosso coração, alma, força e mente)? Quem amamos em seguida (outros)? ”Reconheça que este verso não se refere a amar a nós mesmos, então“ andar em amor ”requer negar o egoísmo.Discuta mais sobre como somos sempre obrigados a mostrar que amamos a Deus primeiro, apegando-nos ao que é bom e odiando o que é mal. Diga: “O mundo tenta nos dizer que devemos aceitar o pecado dos outros se quisermos ser amorosos. No entanto, a bíblia nos diz que se amamos alguém, então encontraremos uma maneira apropriada de ajudá-los a sair do pecado. ”Leia Tiago 5: 19-20. Dê um exemplo de sua própria vida quando a repreensão amorosa de alguém o protegeu do perigo e aproximou-o de Deus. Discuta também como amar os outros significa que compartilharemos a mensagem salvadora de Jesus Cristo e conduziremos as crianças pelo processo de levar alguém à salvação.
  3. Por último, enfatize que Deus vê, lembra e nos recompensa quando “andamos em amor”. Leia Hebreus 6:10 . Pergunte: “Como mostramos a Deus que o amamos (ajudando os outros)?” Acrescente-se que nunca devemos fingir amar os outros simplesmente para ser notados ou para ganhar recompensas. Comente: "Deus conhece nossos motivos quando agimos em amor para com os outros, por isso precisamos ter certeza de que nosso objetivo é agradá-lo e não receber atenção ou elogios".
Embarcação “Ande Apaixonado” : (15 minutos) 
Imprima as duas folhas com a frase “Andar em amor” em papel cartão para cada criança. Usando marcadores de ponta fina, peça à classe que crie maneiras de demonstrar amor aos outros e escreva uma ação em cada coração em miniatura. Então as crianças cortarão, colarão e colorirão os corações (se o tempo permitir) para lembrá-los de maneiras de amar os outros.Diga: "Pratique essas ações para 'andar em amor' esta semana!"
Conclusão (5 minutos)
RECAP: “Andar em amor” requer um amor altruísta e sacrificial que é dado livremente a Deus e aos outros. Mostramos a Deus que o amamos amando os outros e ele nos recompensará por nossa obediência.
ORAÇÃO FECHADORA: “Deus, continue lembrando-nos de andar em sabedoria, verdade e amor. Sabemos que você se lembra da nossa obediência e damos a você todos os elogios pelas coisas boas que você está fazendo em nossas vidas. Amém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us